GC Santo Tirso arruma concorrência e regressa ao Campeonato Placard Andebol 1

PUB

Vice-Campeões da II Divisão conquistaram a segunda vitória na Liguilha de Acesso, diante do SC Horta e festejaram o regresso ao topo, oito anos depois; AD Sanjoanense Delba e SC Horta rumam ao segundo escalão.

O Campeonato Placard Andebol 1 vai ter um novo emblema na edição 2022/2023: o GC Santo Tirso. O vice-Campeão Nacional da II Divisão chegou à Liguilha, em Coimbra, e não se deixou intimidar pelo estatuto, quer de AD Sanjoanense Delba quer de SC Horta, arrumando a questão ao segundo dia de competição com duas vitórias que premiaram o espírito resiliente da equipa nortenha. O triunfo diante do conjunto açoriano ficou fechado em 33-35 e após o apito final, a festa fez-se entre abraços e lágrimas, e a confirmação de que, oito anos depois, o GC Santo Tirso está de volta à elite do andebol nacional, acompanhando o Campeão Nacional da II Divisão, Académico de Viseu FC. Em sentido inverso, AD Sanjoanense Delba e SC Horta despedem-se do topo e juntam-se aos já despromovidos Boa Hora FC Inetum e CD Xico Andebol, rumo ao escalão inferior.

O jogo começou com o SC Horta a chegar a uns inédito dois golos de vantagem, ainda antes dos cinco minutos (4-2) e pouco depois, foi a vez do GC Santo Tirso responder com o golo do empate (6-6), pela mão de João Barbosa, que viria a ser a figura da partida e melhor marcador, com uns expressivos 11 golos apontados. No decorrer da primeira metade, os açorianos não só recuperaram a vantagem de dois golos, como alcançaram o 13-10, revelando mais concentração e uma boa entre-ajuda defensiva. No entanto, em mais um momento de resiliência, os tirsenses voltaram à carga, com um parcial de 0-3, colocando tudo empatado novamente (13-13), à entrada para os últimos 10 minutos. O jogo seguiu equilibrado e o GC Santo Tirso até conseguiu estar durante alguns minutos na liderança (16-17), mas ao intervalo era o SC Horta quem detinha a vantagem mínima.

Intervalo: 19-18

Sete minutos após o recomeço e o emblema insular deixava fugir a liderança, quando José Vieira apontou o 21-22, mas a mesma foi devolvida e reforça à passagem pelos 45 minutos. Nessa altura, o GC Santo Tirso enfrentava o pior período na partida, com uma dupla exclusão, que permitiu ao SC Horta regressar ao patamar dos três golos de vantagem (29-26), largos minutos depois. Os últimos 15 minutos do jogo trouxeram a derradeira reação do emblema nortenho, embalado pelo apoio vindo das bancadas do Pavilhão Engenheiro Jorge Anjinho. Os três golos de diferença foram anulados a sete minutos do fim, com o empate a 30 golos a aparecer, levando o treinador do SC Horta a colocar o cartão verde na mesa. Poucos minutos depois, o GC Santo Tirso já vencia por 31-33 e teve o discernimento necessário para segurar a vantagem até ao final.

Calendário:
1ª Jornada
17.06.2022 – 18h30 – GC Santo Tirso x AD Sanjoanense Delba, 28:25 (9:10)
2ª Jornada
18.06.2022 – 16h00 – SC Horta x GC Santo Tirso33:35 (19:18)
3ª Jornada
19.06.2022 – 15h30 – AD Sanjoanense Delba x SC Horta, andeboltv

Patrocinadores Institucionais