GC Santo Tirso entra a vencer na Liguilha de Acesso ao Campeonato Placard Andebol 1 2022/2023

PUB

Vice-Campeões Nacionais da II Divisão derrotaram a AD Sanjoanense Delba por 28-25, na jornada inaugural da prova e estão mais perto de garantir o regresso ao patamar mais alto do andebol em Portugal.

No jogo inaugural da Liguilha de Acesso à edição 2022/2023 do Campeonato Placard Andebol 1, o GC Santo Tirso, vice-Campeão Nacional da II Divisão deu um passo importante rumo ao objetivo de regressar ao principal escalão, ao derrotar a AD Sanjoanense Delba, em Coimbra.

A equipa tirsense abriu o ativo, no Pavilhão Engenheiro Jorge Anjinho, pela mão de Tiago Pereira, antes de Leonardo Abrahão, central da AD Sanjoananese Delba e melhor marcador do Campeonato Placard Andebol 1 (187 golos em 30 jogos), responder com o golo do empate. Após vários remates falhados de parte a parte, a equipa de São João da Madeira chegou, primeiro, à liderança inédita ao 2-3 (12 minutos) e, a meio da primeira parte, à vantagem de dois golos (3-5), ambos os momentos com um protagonista: Francisco Silva, central de 22 anos. Apesar da exibição sólida do guarda-redes João Esteves (GC Santo Tirso) no primeiro tempo, a equipa tirsense não conseguiu regressar ao comando do marcador até ao apito para o intervalo e recolheu mesmo aos balneários em desvantagem, com tudo em aberto para a etapa complementar.

Intervalo: 9-10

A segunda metade começou de feição à equipa orientada por Danilo Ventura, que com oito minutos após o recomeço, já estava de novo na dianteira (12-11) e aos 40 minutos, a margem passou a ser de dois golos, ao 14-12. No entanto, a formação primodivisionária tinha ainda uma palavra a dizer e conseguiu voltar à discussão do jogo à entrada para os últimos 10 minutos (20-20), mas nessa altura o jogo ganhou apenas uma direção, com o GC Santo Tirso a assumir total controlo, sem que o adversário pudesse retaliar. No final, a vitória dos tirsenses ficou fechada em 28-25. Francisco Silva (ADS), com 9 golos e Rodrigo Gomes (GCST), com oito, foram os melhores marcadores.

Na segunda ronda, que decorrerá este sábado, o GC Santo Tirso volta a entrar em campo, desta vez para defrontar o SC Horta, equipa que terminou na 14ª e antepenúltima posição da mais recente edição do Campeonato Placard Andebol 1. No domingo, último dia da competição, haverá um duelo entre equipas que estão mais familiarizadas entre si: AD Sanjoanense Delba e SC Horta.

Calendário:
1ª Jornada
17.06.2022 – 18h30 – GC Santo Tirso x AD Sanjoanense Delba, 28:25 (9:10)
2ª Jornada
18.06.2022 – 16h00 – SC Horta x GC Santo Tirso, andeboltv
3ª Jornada
19.06.2022 – 15h30 – AD Sanjoanense Delba x SC Horta, andeboltv

Foto: João Ávila

Patrocinadores Institucionais