IHF Beach Handball World Championship 2022: Conhecidas as convocatórias para a competição

PUB

Paulo Félix e Agustin Rodriguez divulgaram as listas de atletas que irão representar Portugal pela primeira vez, nas vertentes masculina e feminina, no Mundial de Andebol de Praia deste ano.

Este sábado, os Selecionadores Nacionais Masculino e Feminino de Andebol de Praia divulgaram as respetivas listas de atletas convocados para a estreia de Portugal no Campeonato do Mundo da modalidade, que vai decorrer em Heraklion, Ilha de Creta, Grécia, de 21 a 26 de junho. Cada seleção só poderá levar 10 atletas.

Paulo Félix, treinador da equipa masculina, faz um balanço do último estágio e lamenta não poder contar com mais atletas na participação no Mundial, mas salienta o objetivo de chegar à fase das eliminatórias: “Foram quatro dias de preparação em que tentámos aproveitar ao máximo para procurar as melhores soluções para abordar o Mundial. O grupo esteve muito focado e deu uma excelente resposta. Vamos levar somente 10 atletas, o que neste momento considero curto para uma competição deste género. O ideal e mais justo seria levar os 12 atletas que estiveram neste estágio mas, infelizmente, as regras da competição não o permitem. Vamos com a expetativa de chegar aos jogos a eliminar e aí tudo pode acontecer.”

Na vertente masculina, Portugal está inserido no Grupo D e vai defrontar as congéneres do Brasil – atual Campeã do Mundo, do Catar, 9ª classificada na edição de 2018 do Mundial da modalidade, e da Nova Zelândia, 16ª na referida competição.

Já o Selecionador Nacional Feminino, Agustin Rodriguez revela a mesma ambição nesta estreia no Campeonato do Mundo, de chegar aos jogos do ‘mata-mata’ e diz ainda que, face ao compromisso que as atletas demonstraram ao longo do último estágio, a decisão de escolher o lote final não foi fácil: “Foi um estágio muito importante e proveitoso para nós. Tinhamos muitos princípios a trabalhar e conteúdo por consolidar. As 16 atletas que fizeram parte do grupo nestes dias, realizaram um excelente trabalho, tornando difícil a escolha final. Vamos com as 10 atletas que achamos que podem equilibrar a equipa, para poder lutar até as eliminatórias finais.”

Na vertente feminina, Portugal vais disputar o Grupo A, juntamente com a anfitriã e atual detentora do troféu, Grécia, e ainda México e Tailândia, 11º e 15º classificados no Mundial de 2018, respetivamente.

Antes da viagem para a Grécia, as duas Seleções Nacionais foram recebidas na Câmara Municipal da Batalha.

Convocatória – Seleção Nacional Masculina de Andebol de Praia – Mundial 2022
Convocatória – Seleção Nacional Feminina de Andebol de Praia – Mundial 2022

Heraklion 2022 – nome que apelida a prova – será o primeiro Campeonato do Mundo de Andebol de Praia, desde 2018 em Kazan, Rússia – e a Grécia é o primeiro país anfitrião a organizar os Mundiais de Andebol de Praia Jovem e Sénior no mesmo ano. A competição jovem termina este domingo.

Patrocinadores Institucionais