IHF Women’s Youth World Championship 2022: Seleção Nacional sub-18 já conhece adversários

PUB

Portugal vai disputar Grupo C com Dinamarca, Áustria e Ilhas Faroé; Campeonato do Mundo vai decorrer de 30 de julho a 10 de agosto, na Macedónia do Norte.

Realizou-se, esta quinta-feira, o sorteio do IHF Women’s Youth (U18) World Championship e a Seleção Nacional sub-18 Feminina ficou a saber que vai disputar o Grupo C, juntamente com as homónimas da Dinamarca, Áustria e Ilhas Faroé. A competição conta com um novo formato e esta será a primeira edição a contar com 32 equipas divididas em oito grupos de quatro: 20 seleções da Europa, cinco da Ásia, quatro de África e três da América do Sul. Esta será a 9ª edição da prova, depois da edição de 2020 ter sido cancelada devido à pandemia, e a organização ficará a cargo da Macedónia do Norte, entre os dias 30 de julho e 10 de agosto de 2022.

Portugal estava colocado no Pote 2 do sorteio, que decorreu na sede da Federação Internacional de Andebol (IHF) em Basileia, Suíça, e foi a penúltima seleção a conhecer o seu destino, das 32 envolvidas. Os adversários serão a Dinamarca, que saiu do Pote 1, e que é a seleção mais condecorada da história da competição, com cinco medalhas conquistadas nas sete edições anteriores; e ainda a Áustria e as Ilhas Faroé, uma das quatro seleções convidadas como substitutas/Wild Card, devido à retirada de algumas seleções, entre as quais a Rússia, vencedora da última edição do Mundial sub-18 (Polónia, 2018).

Confira os grupos em baixo:

Grupo A:
Montenegro
Suécia
Áustria
Islândia

Grupo B:
Irão
Macedónia do Norte
Uzbequistão
Senegal

Grupo C:
Dinamarca
Portugal
Áustria
Ilhas Faroé

Grupo D:
Croácia
Cazaquistão
Egito
Índia

Grupo E:
Roménia
Países Baixos
Guiné
Eslovénia

Grupo F:
Alemanha
Suíça
Eslováquia
Coreia do Sul

Grupo G:
Noruega
Chéquia
Brasil
Uruguai

Grupo H:
Hungria
França
Argentina
Espanha

Luís Santos, Selecionador Nacional sub-18, acredita que é possível alcançar o Main Round e salienta que o objetivo é demonstrar o valor desta geração em prol do crescimento do andebol dentro e fora de portas: “A participação neste Mundial é fundamental para o crescimento das atletas desta geração que se viram privadas de muitos estágios e jogos de carácter internacional. Poder competir após o europeu, agora com as atletas um ano mais velhas e com maior experiência, é um privilégio que pretendemos aproveitar. O grupo é interessante e permite-nos aspirar a passar ao Main Round. Contudo, a nossa abordagem será igual à do último Europeu: jogar contra todos os adversários para tentar ganhar e demonstrar o valor desta geração para o futuro do Andebol português e internacional. Queremos perceber se haverá afastamento ou aproximação em relação às melhores seleções jovens, sabendo que nestas idades, poderemos encontrar seleções muito fortes que não tenham expressão ao nível sénior. Última nota para todas as atletas que estão com foco na participação que estes dois meses são decisivos e exigem grande responsabilidade individual uma vez que praticamente estão a acabar as competições.”

Recorde-se que Portugal garantiu uma vaga no Campeonato do Mundo após derrotar a Chéquia no último Europeu sub-17, prova na qual terminou na 10ª posição. O calendário será revelado pela IHF posteriormente.

Patrocinadores Institucionais