IHF World Championship 2023: Azerbaijão no caminho de Portugal

PUB

Seleção Nacional A Feminina vai defrontar a congénere Azeri na Fase 1 da Qualificação Europeia para o Campeonato do Mundo do próximo ano.

Esta quarta-feira, a Seleção Nacional A Feminina conheceu o primeiro adversário na caminhada rumo ao Mundial de 2023, que terá lugar na Noruega, Suécia e Dinamarca. O sorteio, que decorreu na sede da Federação Europeia de Andebol (EHF), em Viena, Áustria, ditou que Portugal vai medir forças com o Azerbaijão, na Fase 1 da Qualificação Europeia, a duas mãos, na primeira semana de novembro. As duas seleções foram as primeiras a conhecer o seu destino, num total de 18 nações que não conseguiram garantir presença no Women’s EHF EURO 2022. A primeira mão irá jogar-se a 2/3 de novembro e a segunda, a 5/6 do mesmo mês.

IHF World Championship 2023
Qualificação Europeia – Fase 1
Azerbaijão x Portugal
Ilhas Faroé x Kosovo
Eslováquia x Letónia
Islândia x Israel
Grécia x Bósnia Herzegovina
Ucrânia x Luxemburgo
Bulgária x Itália
Áustria x Finlândia
Grã-Bretanha x Turquia

As nove seleções que ultrapassarem esta eliminatória seguirão para a Fase 2 da Qualificação Europeia, onde se juntarão a 10 das 16 equipas que participaram no Europeu de 2022, mais a Chéquia. No total, o IHF World Championship 2023 contará com a participação de 16 equipas europeias: os co-anfitriões Noruega (atual campeã em título), Suécia e Dinamarca; as três melhores equipas do EHF EURO 2022 e as 10 vencedoras da Fase 2 da Qualificação Europeia.

O Selecionador Nacional, José António Silva, comentou o desfecho do sorteio: “Numa primeira análise, creio que podemos afirmar que nos calhou um dos piores adversários possíveis. De facto, se analisarmos os adversários que nos poderiam calhar, o Azerbaijão é uma equipa com tradição no andebol e para além dessa questão ainda temos que considerar uma viagem longa e um jogo em condições difíceis. Agora que que sabemos quem é o nosso adversário vamos analisá-lo de forma profunda e tentar encontrar as melhores soluções para o levarmos de vencida e consolidar o nosso lugar no panorama Internacional, bem como confirmar que o nosso andebol atravessa uma boa fase. Como tenho afirmado, temos neste momento, um lote de atletas, entre experientes e mais jovens, com elevado potencial, pelo que necessitamos de lhes criar condições de trabalho para que continuem a evoluir. Este é o nosso problema fundamental e precisamos de mais tempo de trabalho e de mais tempo de trabalho de qualidade para continuar a evoluir.”

Comitiva já trabalha na Argélia

A Seleção Nacional já está instalada em terras africanas e, esta terça-feira, realizou não só o primeiro treino em Oran, Argélia, como também um encontro particular com a seleção da casa, em que o resultado final foi um empate a 22 golos. A equipa argelina fez-se valer da experiência para equilibrar o jogo, frente a uma jovem formação lusa, que, segundo José António Silva, mostrou “boas indicações para o futuro”. Nota ainda para a estreia de sete atletas com a camisola da equipa sénior de Portugal: Matilde Rosa, Joana Pires, Maria Duarte, Luciana Rebelo, Mariana Costa, Mariana Brito e Margarida Morais.

Portugal estreia-se esta quinta-feira nos Jogos do Mediterrâneo com um embate frente à Sérvia.

Portugal competirá pela segunda vez nos Jogos do Mediterrâneo, depois da estreia, há quatro anos, em Tarragona (Espanha), onde se apresentou com 221 atletas, de 29 modalidades, um recorde no número de atletas envolvidos numa Missão portuguesa a um evento multidesportivo organizado sob a égide do Comité Olímpico Internacional. Em Espanha, Portugal conquistou 24 medalhas: três de ouro, oito de prata e 13 de bronze.

Pode encontrar mais informações no site oficial do Oran’2022.

Patrocinadores Institucionais