Liguilha de Acesso ao Campeonato 1ª Divisão Feminina 2022/2023 começa com triunfo do CA Leça

PUB

Equipa verde e cinza superiorizou-se ao ND Santa Joana Maia, vice-Campeão Nacional da II Divisão e está mais perto da manutenção.

Em Coimbra, o CA Leça começou da melhor forma a corrida pela permanência no Campeonato 1ª Divisão Feminina, ao vencer o primeiro jogo da Liguilha diante do ND Santa Joana Maia, vice-Campeão Nacional da II Divisão, por 20-28.

O encontro começou com a equipa de Leça da Palmeira a abrir o ativo e com as maiatas a responderem com dois golos consecutivos, chegando, também, à primeira liderança (2-1). O ND Santa Joana Maia, que conta no plantel com várias atletas que já passaram pelo CA Leça, segurou a dianteira até aos 10 minutos, altura em que a ponta-esquerda Madalena Barbosa assinou o 3-4. Nos cinco minutos que se seguiram, a equipa verde e cinza implementou velocidade no jogo e melhorou no capítulo defensivo, o que fez com que a margem entre as duas equipas se dilatasse para cinco golos (3-8), levando a treinadora Ana Carvalho a pedir o primeiro time-out da noite. Face à vantagem, o CA Leça passou a encarar o jogo de forma mais tranquila mas o ND Santa Joana Maia foi conseguindo encontrar formas de manter a esperança viva e no final dos primeiros 30 minutos perdia por quatro golos de diferença.

Intervalo: 10-14

No decorrer da segunda metade, e apesar de a equipa da cidade da Maia ter mostrado uma defesa coesa e móvel, a primeira linha do CA Leça continuava a superar-se, tirando o melhor partido de lances de 1×1 rápidos. 10 minutos após o recomeço, o marcador registava 12-18 e à medida que o cronómetro se aproximava do final, as soluções do ND Santa Joana Maia começaram a ser escassas, até que o triunfo do emblema de Leça da Palmeira estava praticamente sentenciado. No final, oito golos separaram as duas equipas (20-28), com o CA Leça a festejar um passo grande rumo à manutenção. Beatriz Barros e Francinete Carneiro, em conjunto, apontaram metade dos golos da equipa vencedora, o que traduz a influência das duas atletas no resultado.

A Liguilha de Acesso ao Campeonato 1ª Divisão Feminina 2022/2023 prossegue este sábado com o duelo entre SIM Porto Salvo e ND Santa Joana Maia e encerra no domingo, com CA Leça e SIM Porto Salvo a medirem forças.

Calendário:
1ª Jornada
17.06.2022 – 21h00 – ND Santa Joana Maia x CA Leça, 20:28 (10:14)
2ª Jornada
18.06.2022 – 18h30 – SIM Porto Salvo x ND Santa Joana Maia, andeboltv
3ª Jornada
19.06.2022 – 18h00 – CA Leça x SIM Porto Salvo, andeboltv

Patrocinadores Institucionais