Oran’2022: Portugal perde com a Sérvia no jogo inaugural

PUB

Duelo equilibrado entre lusas e sérvias terminou com o triunfo do adversário pela margem mínima, alcançado nos instantes finais; Segue-se a Turquia já esta sexta-feira, na 2ª jornada.

A Seleção Nacional A Feminina estreou-se, esta quinta-feira, nos Jogos do Mediterrâneo Oran’2022, na Argélia, com uma derrota diante da Sérvia. O jogo ficou marcado por um forte equilíbrio, na sua maioria, e o triunfo da equipa dos Balcãs foi alcançado apenas na reta final, com as lusas a darem uma excelente réplica no jogo inaugural, apesar do resultado não ter sido o desejado. José António Silva considerou que Portugal fez “um excelente jogo”.

A formação lusa começou a partida de forma estável mas os primeiros 30 minutos não se revelaram fáceis para Portugal, com várias exclusões a limitarem aquilo que havia sido planeado, previamente, em termos táticos, um fator em que a Sérvia não foi tão afetada. Apesar das contrariedades, as comandadas de José António Silva acabaram por conseguir manter a organização e discutir o jogo de igual para igual e, ao intervalo, a vantagem era mínima, favorável às adversárias (13-12). O início da segunda parte não correu de feição para Portugal mas, uma vez mais, o espírito combativo face às adversidades prevaleceu, o que permitiu que a Seleção Nacional discutisse o resultado até aos últimos segundos. À entrada dos últimos cinco minutos, Portugal não conseguiu dilatar uma curta vantagem que dispôs e uma exclusão no último minuto acabou por ser fatal para as aspirações lusas. No total, a Sérvia beneficiou de 10 livres de 7 metros, enquanto que Portugal dispôs apenas de dois, o que ajudou a que, no final, a festa fosse das sérvias e os números finais foram 21-20. A lateral Jovana Jovovic, assumiu o protagonismo ao apontar 11 golos, enquanto que do lado português, a pivô e capitã, Bebiana Sabino, foi a melhor marcadora com seis golos marcados.

No final da partida, o Selecionador Nacional falou na diferença entre as duas equipas no que toca à experiência e realçou que Portugal realizou um “excelente jogo”, individual e coletivamente e que a equipa “merecia um resultado positivo”: “Sabíamos que íamos ter uma tarefa muito difícil pela frente, a equipa sérvia, à imagem daquilo que é habitual nas equipas destes países, é uma equipa muito forte do ponto de vista físico. E nós, com as limitações com que nos deparamos, quer na constituição da equipa, quer na preparação, antevíamos um jogo muito complicado. Acabámos por fazer um belíssimo jogo, na minha opinião, dando muito tempo de jogo a jovens atletas que estão a ser confrontadas pela primeira vez com este nível de competição e a equipa no seu todo, e as jogadoras individualmente, estiveram bastante bem.”

Segue-se a Turquia já esta sexta-feira

O segundo jogo de Portugal nesta edição dos Jogos do Mediterrâneo será imediatamente a seguir ao duelo com a Sérvia, com a equipa lusa a dispôs de pouco tempo de descanso e preparação. O adversário será a Turquia e José António Silva antevê novo duelo complicado, mas salientou outro tipo de valências que a formação turca possuiu, que irão dificultar a tarefa das lusas:

“Dificuldades um pouco diferentes daquelas que experimentámos hoje, certamente. Vamos jogar contra uma equipa turca que me parece ainda mais experiente, com jogadoras já com muitos jogos internacionais, com um tipo de andebol diferente e com um sistema defensivo diferente. Os nossos problemas serão, creio eu, fundamentalmente na abordagem aos duelos individuais e à competição, porque as outras atletas são, de facto, atletas com muita experiência. Não tanto como hoje, em que a grande dificuldade foi a diferença do ponto de vista físico. Vamos agora tentar descansar, recuperar um ou outro pequeno toque, mas continuamos a fazer o nosso trabalho, com aquilo que está planeado, que é dar experiência internacional a estas jovens atletas, que têm sido muito bem enquadradas por algumas das mais experientes que lhes têm dado o suporte que elas necessitam para continuar a evoluir.”

Calendário:
Oran’2022
30.06.2022 – 14h15 – Sérvia x Portugal, 21:20 (13:12)
01.07.2022 – 10h00 – Turquia x Portugal
02.07.2022 – 12h00 – Portugal x Macedónia do Norte

Pode encontrar mais informações no site oficial do Oran’2022.

Patrocinadores Institucionais