Oran’2022: Seleção Nacional A Feminina participa nos Jogos do Mediterrâneo

PUB

Formação lusa vai participar no Oran’2022, 18ª edição dos Jogos do Mediterrâneo, entre os dias 26 e 30 de junho em Oran, na Argélia.

26 nações, em 24 disciplinas e 204 provas, participarão na competição que envolverá cerca de 4 500 atletas, entre 25 de junho e 6 de julho. A vertente do andebol vai decorrer entre os dias 26 e 30 de junho e Portugal estará representado pela Seleção Nacional A Feminina.

José António Silva, selecionador nacional, encara esta participação como algo “importante para a evolução da equipa em termos futuros” e que esse será o principal objetivo da presença no Oran’2022: “É sempre importante nós estarmos presentes nestes momentos de Competição Internacional, que nos permitem dar mais competição às nossas atletas, mais contacto a este nível e vemos isto como um passo importante para a evolução da equipa em termos futuros. Este é o objetivo fundamental. A equipa que nós vamos apresentar é uma equipa muito jovem, com atletas que estão agora a aparecer, na maior parte dos casos e aquilo que se pretende é de facto dar-lhes experiência internacional, com adversários de bom nível e, fundamentalmente, com experiências diferentes daquelas que elas habitualmente são confrontadas.”

Quanto à futura convocatória, o selecionador refere algumas ausências do leque habitual, o que, no entanto, se reflete em novas oportunidades para as atletas mais jovens: “Temos algumas limitações neste momento para formar a equipa, desde logo por compromissos anteriormente assumidos pelas nossas atletas e muitas delas como têm a época a começar muito próximo do final da competição. Não estavam disponíveis para participar e portanto não serão convocadas. Outras participarão ainda no Campeonato do Mundo de Andebol de Praia e também não serão opção para esta competição. Temos ainda, neste momento, alguns casos de lesão, que impedem que a equipa se apresente mais próxima daquilo que temos vindo a fazer nos últimos tempos. Aliás, essa tem sido uma das limitações que nós temos sentido, temos tido variadíssimas lesões que nos têm impedido de estabilizar a equipa. Com este quadro, a opção foi tentar dar a oportunidade a algumas jovens atletas que, no nosso entendimento, têm potencial, fornecer-lhes esta experiência e enquadrá-las com algumas das jogadoras mais experientes, para que a equipa possa apresentar um bom nível competitivo.”

Na 18ª edição dos Jogos do Mediterrâneo, as portuguesas já conhecem os seus adversários. Portugal ficou inserido no Grupo B, onde vai defrontar a Macedónia, a Sérvia e a Turquia. O Grupo A é constituído pela Espanha, Tunísia, Croácia e, a anfitriã, Argélia.

Sobre o que ditou o sorteio, realizado no passado dia 30 de maio, José António Silva, destaca algumas características das adversárias, mas refere que, tal como Portugal, outras seleções podem apresentar grupos mais jovens, o que trará sempre alguma incerteza sobre o que vão encontrar. Além disso, o foco do técnico está em proporcionar novas experiências às mais jovens e, com isso, introduzi-las, cada vez mais, no modelo de jogo português: “Nós sabemos que é um grupo necessariamente difícil, vamos cumprir aquilo que é o nosso principal objetivo, que é colocar as nossas atletas perante um tipo de andebol com que habitualmente não são confrontadas. Macedónia e Sérvia, no meu entendimento, ou pelo menos é a nossa expectativa, apresentam um jogo muito semelhante, típico das equipas do leste, um jogo muito físico, com muito contacto, baseado numa defesa muito alta e muito forte. Enquanto que a Turquia, apesar de não conhecermos tão bem, será eventualmente um jogo mais semelhante àquilo que são as nossas ideias, e típico das equipas mais desta zona mediterrânea, mais próximo de nós. Vamos ver, até porque há muitas dúvidas relativamente às equipas que cada país vai apresentar, eu sei que há pelo menos mais um país que fez uma opção semelhante à nossa, de apresentar uma equipa com muitas jovens e tudo dependerá também disso. Também por essa razão, o foco é obrigatoriamente consolidar o nosso modelo de jogo e fornecer esta oportunidade às nossas jovens para que elas possam continuar a evoluir.”

Grupo A
Espanha
Tunísia
Croácia
Argélia

Grupo B
Macedónia
Sérvia
Portugal
Turquia

Portugal competirá pela segunda vez nos Jogos do Mediterrâneo, depois da estreia, há quatro anos, em Tarragona (Espanha), onde se apresentou com 221 atletas, de 29 modalidades, um recorde no número de atletas envolvidos numa Missão portuguesa a um evento multidesportivo organizado sob a égide do Comité Olímpico Internacional. Em 2022, na 18ª edição – Oran’2022, Portugal será representado por 164 atletas, de 21 modalidades e contará, pela primeira vez, com a Seleção Nacional A Feminina de Andebol, que irá ter a sua participação de 26 a 30 de junho.

Patrocinadores Institucionais