Seleção Nacional Sub-16 Feminina: Convocatória para participação no European Open na Suécia

PUB

Formação lusa irá marcar presença no European Open, que terá lugar na Suécia, de 4 a 8 de julho.

A Seleção Nacional Sub-16 Feminina entra em estágio no próximo dia 29 de junho e irá participar no European Open, na Suécia, torneio que decorre entre os dias 4 e 8 do mês de julho, que é visto como um bom desafio para as atletas lusas. A comitiva prepara-se para iniciar uma semana intensa de trabalho, no estágio que irá acontecer em Lamego, a partir do próximo dia 29 de junho e, posteriormente, culminará com a participação portuguesa no European Open. O Selecionador Nacional divulgou, esta segunda-feira, a lista de convocadas, que conta com 16 atletas.

Artur Rodrigues abordou este sexto estágio realizado ao longo da época desportiva com esta geração: “Todos [os estágios] são fundamentais, embora este conte com a realização de jogos internacionais daí ter uma importância acrescida. Relembro que a primeira experiência internacional deste grupo aconteceu em Novembro de 2021, quando jogámos contra a Hungria e a Espanha. O estágio será dividido em duas partes distintas com a primeira a ser realizada em solo nacional (Lamego) do dia 29 de junho a 2 de julho. Para estes dias estão previstas as habituais avaliações e testes físicos e sessões bi-diárias de treino, bem como dois jogos de treino para aperfeiçoarmos todos os nossos princípios de jogo e estarmos preparados da melhor forma possível para o torneio.”

Em relação à participação no European Open, o técnico revela os objetivos do mesmo: “A segunda parte terá início no dia 3 com a viagem para a Suécia, começando o European Open no dia 4 e logo com dois jogos contra a Polónia e a Islândia. No dia seguinte será a vez de medirmos forças com a Noruega. Após os jogos da fase de grupos ficaremos a conhecer o resto do nosso calendário na competição. Os nossos objetivos passam por darmos continuidade ao trabalho realizado ao longo da época e dar tempo de jogo a todas as atletas, sem nunca descurar o facto de querermos ser o mais competitivos possivel, discutindo os jogos com qualquer seleção. Como referi inicialmente o torneio será fundamental para percebermos a evolução das atletas desde os últimos jogos internacionais e delinearmos estratégias para o futuro. Relembro que esta geração terá a sua participação no Europeu U17 no verão do próximo ano. Essa competição é muito importante para o andebol feminino nacional. Por um lado irá definir se esta geração vai ser qualificada para o próximo mundial, por outro decidirá o futuro da geração abaixo, manutenção na 1a divisão ou descida para a 2a. Por fim, gostaria de agradecer aos clubes e associações o trabalho realizado ao longo de toda a época desportiva e pelo constante contacto.” – terminou.

Convocatória – Seleção Nacional Sub-16 Feminina – Estágio e European Open – 29/06 a 09/07/2022

Calendário
European Open W16
04/07/2022 – 11h00 – Islândia x Portugal
04/07/2022 – 17h00 – Portugal x Polónia
05/07/2022 – 17h00 – Noruega x Portugal

Patrocinadores Institucionais