SL Benfica é o grande vencedor da Taça de Portugal

PUB

Objetivo da dobradinha foi conquistado e emblema da Luz volta a erguer o troféu 30 anos depois, ao vencer o Colégio de Gaia Toyota por 38-31.

7 Inicial SL Benfica: Ana Ursu, Alina Molkova, Mihaela Minciuna, Nádia Rodrigues, Débora Moreno, Maria Unjanque e Denise Fernandes
7 Inicial Colégio de Gaia Toyota: Ana Catarina Ferreira, Filipa Abreu, Maria João Santos, Daniela Mendes, Bebiana Sabino, Mariana Neves e Nair Pinho

O Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso recebeu a Final da Taça de Portugal, que opôs SL Benfica e Colégio de Gaia Toyota, numa partida em que o primeiro golo ficou do lado azul e branco, quando Bebiana Sabino, internacional portuguesa, converteu um livre de 7 metros. Após diversos erros técnicos, Daniela Mendes conseguiu desbloquear o ataque, novamente, colocando a vantagem em dois golos para o Colégio de Gaia Toyota. Só aos três minutos é que surgiu o primeiro golo para as encarnadas, pela mão de Mihaela Minciuna, que também acabou por causar a inferiodidade das gaienses, com a exclusão por dois minutos de Bebiana Sabino.

A igualdade a dois golos acabou por surgir, através de Alina Molkova, internacional da Estónia, à passagem dos cinco minutos e Viktoriya Borshchenko deu a liderança às encarnadas, pela primeira vez no encontro. O ritmo de jogo seguiu em parada e resposta mas com um roubo de bola e finalização, Maria Unjanque, voltou a colocar o Benfica em vantagem – a pivô Helena Soares acabou por desfazer a mesma – mas Alina Molkova respondeu na mesma moeda e, com um chapéu, deu a liderança às encarnadas, por três ocasiões (8-5) levando Paula Marisa Castro a pedir desconto de tempo. Apesar de algumas falhas técnicas durante largos minutos, com uma exclusão do lado do Benfica – Débora Moreno – novamente, Bebiana Sabino aproximou o resultado e Maria Santos voltou a reduzir (9-7). Com a chegada dos 20 minutos do encontro, Mihaela Minciuna voltou a fazer com que o Benfica disparasse para mais um golo de diferença mas o Colégio de Gaia, galvanizado por Ana Catarina Ferreira entre os postes, acabou por reduzir para a margem mínima (11-10), o que obrigou João Florêncio a levar o cartão verde à mesa, com 22 minutos decorridos.

O time-out acabou por surtir efeito e o emblema lisboeta voltou a ampliar o diferencial para seis golos (16-10), este último assinado por Débora Moreno. O Colégio de Gaia Toyota acusou grandes dificuldades na reta final do primeiro tempo e, quando marcador assinalava 18-11, Paula Marisa Castro colocou o seu segundo time-out, para conseguir reduzir a diferença até ao descanso, o que acabou por não acontecer.

Intervalo: 20-14

Na entrada para o segundo tempo, a formação azul e branca entrou determinada em reverter o resultado registado até então mas a aproximação acabou por não surgir, pelo menos nos minutos iniciais, com o SL Benfica a chegar aos oito golos à maior (24-16). As encarnadas causaram grandes dificuldades à defesa gaiense e, no ataque, Audilia Carlos mostrava-se bastante eficaz parando diversos remates das adversárias. Quando o marcador assinalava 29-20, Paula Marisa Castro leva o seu último time-out à mesa, para tentar reorganizar os processos defensivos mas o encontro mantave o mesmo ritmo, com as águias bastante distanciadas no marcador, 32-25 à passagem dos 45 minutos. Instantes mais tarde, o Colégio de Gaia conseguiu reduzir mas Ana Maria Ursu mostrou-se presente e parou o contra-ataque de Rita Rodrigues que permitia lançar o encontro para seis golos mantendo o resultado a 35-28 quando João Florêncio gasta o seu último time-out. O encontro seguiu no mesmo ritmo e o SL Benfica acabou por conquistar a Dobradinha ao erguer a Taça de Portugal na edição de 2021/2022, quatro anos depois do regresso da modalidade ao clube.

Pode consultar aqui a estatística do encontro.

Resultado Final: 38-31

MVP: Alina Molkova – 9 golos (100% de eficácia)
Top Scorer: Bebiana Sabino – 11 golos (100% de eficácia)

Numa época de sonho, o Campeão Nacional, SL Benfica, conquistou assim a 7ª Taça de Portugal na sua história, três décadas depois, sendo que a última vez tinha sido em 1991/1992. Já o emblema de Vila Nova de Gaia, que terminou o Campeonato 1ª Divisão Feminina no 5º lugar, acabou por falhar o objetivo e continua com quatro Taças de Portugal no currículo (1989/1990, 1997/1998, 2016/2017 e 2018/2019).

Protocolo entre Federação de Andebol de Portugal e CM de Santo Tirso

A Final da Taça de Portugal foi antecedida de uma assinatura do protocolo entre a Federação de Andebol de Portugal e a autarquia de Santo Tirso, válido para os próximos quatro anos, reforçando a cooperação entre as duas entidades em prol do crescimento e consolidação do andebol no município. A organização da presente edição da Final Four da prova rainha revelou-se um sucesso e o objetivo deste protocolo é possibilitar a realização de novos eventos em Santo Tirso no futuro. Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal e Alberto Costa, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, celebraram a assinatura formal do protocolo na antecâmara do derradeiro jogo da Taça de Portugal.

Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, referiu que “Já tivemos, no passado, várias iniciativas aqui em Santo Tirso, como foi o Encontro Nacional de Minis – para além das instalações magníficas que oferece, é numa região que tem bastante tradição na nossa modalidade. E tem havido por parte do comissário esta abertura ao apoio e à coorganização, neste caso, a Final Four da Taça de Portugal Feminina. É com todo o prazer que regressamos aqui. Este é o momento mais importante, em termos do que é o andebol feminino, hoje é o dia da final e, portanto, espero que seja um incentivo para o desenvolvimento do andebol na região”.

Alberto Costa, Presidente do Município de Santo Tirso, destacou: “Isto é uma aposta estratégica para o município, na área do desporto, queria dar uma palavra de felicitação e agradecimento à Federação de Andebol de Portugal por fazer esta aposta em Santo Tirso. Esta aposta vai-nos permitir pôr o andebol no centro das atenções nos próximos quatro anos. Este ano, com a Final Four da Taça de Portugal Feminina, mas no próximo ano com a Final Four da Supertaça masculina e no ano seguinte, com a Final Four da Supertaça Feminina e, depois, a Taça de Portugal Masculina, em 2025. Isto quer dizer que a Federação de Andebol de Portugal, se revê também na estratégia do município e na aposta forte dos clubes.”

Calendário:
04.06.2022 – 15h00 – Alavarium Love Tiles x SL Benfica, 26:28 (14:14)
04.06.2022 – 17h30 – Colégio de Gaia Toyota x CA Leça, 28:23 (14:10)
05.06.2022 – 16h00 – SL Benfica x Colégio de Gaia Toyota, 38:31 (20:14)

Patrocinadores Institucionais