VI Taça do Desporto Escolar UNICEF contou com 400 participantes em Melgaço

PUB

Entre os dias 3 e 5 de junho, Melgaço recebeu cerca de 400 alunos na Fase Final da competição, que juntou Andebol, Atletismo, Basquetebol e Ténis de Mesa.

A Taça do Desporto Escolar UNICEF, uma competição diferenciadora, permitiu a promoção da prática desportiva, num clima de companheirismo, destacando-se o facto de cada equipa competir nas quatro modalidades, obtendo a classificação final mediante o conjunto dos resultados conseguidos em cada uma das provas, das diferentes modalidades, o que gera entreajuda e sentido de compromisso.

No primeiro dia da competição, assistiu-se a uma cerimónia de abertura, que contou com várias intervenções, nomeadamente de José Vítor Pedroso, Diretor Geral da Educação, que deixou a sua palavra de agradecimento aos professores e técnicos envolvidos, pelo seu empenho; à autarquia o apoio e à UNICEF Portugal, por se associar ao Ministério da Educação neste projeto, na partilha de valores comuns e na importância dada à educação dos mais jovens.

No mesmo sentido, João Gonçalves, Diretor Geral dos Estabelecimentos Escolares, corroborou o sentimento de agradecimento às autarquias de Melgaço e de Monção e destacou a alegria por estar de volta aos eventos organizados pelo Desporto Escolar.

Por sua vez, Francisca Magano, Diretora de Políticas de Infância e Juventude na UNICEF Portugal, começou por felicitar “todos os que chegaram a esta fase final”, enaltecendo que “já são vencedores”. Destacou ainda a importância do desporto na promoção do bem-estar e da felicidade de crianças e jovens e centrou o papel da UNICEF na defesa dos direitos das crianças.

Por último, o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, afirmou que “é um gosto receber esta final! Melgaço recebe o maior clube de Portugal”. Desejou também que esta “família do Desporto Escolar” se afirme cada vez mais, como um instrumento sério de trabalho, em prol de todos os jovens e que “todos façam do desporto, aqui e em qualquer lugar, uma arma de construção da paz”.

No final, foi o Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora, de Matosinhos, a conquistar o primeiro lugar, seguidos da Escola Secundária São Pedro, de Vila Real, e do Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, de Loulé.

O projeto do Desporto Escolar contou com o apoio da UNICEF Portugal, do IPDJ, da Câmara Municipal de Melgaço, do CNID (Associação dos Jornalistas de Desporto) e das Federações que tutelam o desenvolvimento do Andebol, Atletismo, Basquetebol e Ténis de Mesa.

Patrocinadores Institucionais