Beach Handball YAC 16 Euro 2022: Seleções Nacionais sub-16 divulgam convocatórias para o Europeu

PUB

Campeonato da Europa vai decorrer em Praga, Chéquia, entre 7 e 10 de julho.

A armada lusa que vai representar Portugal no Campeonato da Europa sub-16 de Andebol de Praia nas areias de Praga, capital da Chéquia, já é conhecida. No total serão 24 atletas, distribuídos pelas duas equipas (masculina e feminina) que vão competir no Sportovní areál Beachklub Ládví, com vista à melhor classificação possível. Paulo Félix e Agustín Rodriguez, vão orientar um curto estágio na Nazaré, habitual casa-forte das Seleções Nacionais de Andebol de Praia, antes da viagem rumo ao centro da Europa.

Agustín Rodriguez, líder da equipa feminina, quer colocar Portugal entre as melhores seleções europeias e mostra-se satisfeito com o trabalho que tem vindo a ser realizado: “Este Europeu sub-16 será o regresso à competição destas gerações. Não temos referência, mas sabemos que as jovens atletas dos países europeus estão a um nível elevado. Estamos satisfeitos com o trabalho realizado, mas agora falta ver como nos encontramos em competição. O objetivo é lutar por estar entre as melhores da Europa, mas ainda é uma incógnita. Estamos no grupo B com grandes referências europeias como a Espanha, a Polónia e a Suécia, e cabe-nos tirar o máximo proveito para ir dando passos em frente na prova.”

Convocatória – Seleção Nacional sub-16 Feminina de Andebol de Praia – Estágio e Europeu (05 a 11/07/2022)

No que toca à equipa masculina, Paulo Félix, Selecionador Nacional, garante que as ambições são altas mas salienta o facto de não haver um estudo prévio dos adversários: “Vamos para este Europeu de sub-16 com a expectativa de lutar pelos melhores lugares. Tradicionalmente, nas competições jovens, Portugal é uma seleção forte, no entanto – e sendo uma geração que inicia a sua competição internacional-, não temos referências das outras seleções para compararmos o nível.”

Convocatória – Seleção Nacional sub-16 Masculina de Andebol de Praia – Estágio e Europeu (05 a 11/07/2022)

YAC 16 Euro 2022 – Women’s Groups

Grupo A – Hungria, Croácia, Ucrânia, Lituânia, República Checa
Grupo B – Espanha, Polónia, Portugal, Roménia, Suécia
Grupo C – Países Baixos, Alemanha, França, Noruega, Bulgária

YAC 16 Euro 2022 – Men’s Groups

Grupo A – Croácia, França, Ucrânia, Países Baixos, Bulgária
Grupo B – Espanha, Alemanha, Portugal, Roménia, República Checa
Grupo C – Hungria, Polónia, Noruega, Suécia

View this post on Instagram

A post shared by Home of Handball (@thehomeofhandball)

Inicialmente atribuída a Moscovo, capital da Rússia, a organização do Campeonato da Europa passará a estar a cargo da Chéquia, por decisão da Federação Europeia de Andebol (EHF) apesar das datas se manterem. A grande competição, masculina e feminina, decorrerá entre os dias 7 e 10 de julho, em Praga. Na semana seguinte, no mesmo local, irá disputar-se a Qualificação para o Europeu do escalão de sénior, em que Portugal não vai participar, uma vez que já garantiu um lugar nessa competição. Esta será a primeira vez que a Chéquia irá receber um evento internacional de Andebol de Praia desta dimensão.

Patrocinadores Institucionais