IHF Women’s U18 World Championship: Estreia de Portugal com sabor a vitória

PUB

Seleção Nacional de Sub-18 Feminina venceu o primeiro encontro do Campeonato do Mundo, que tem lugar na Macedónia, frente às Ilhas Faroé.

Neste primeiro encontro da fase de grupos, foram as faroesas a adiantarem-se no marcador, com um parcial de 2-0 mas, as lusas, com oito minutos volvidos, já tinham conseguido estabelecer o empate a 5 golos. À passagem dos 11 minutos, Carmen Figueiredo colocava Portugal a vencer por 9-8, seguiram-se empates sucessivos, no entanto, na reta final do primeiro tempo, Portugal superiorizou-se e conquistou dois golos à maior, os mesmos levados para o descanso.

Intervalo: 15-13

Na segunda metade, Portugal não concedeu qualquer hipótese às Ilhas Faroé de reverterem o resultado e assumiu a liderança do encontro de forma clara durante os 30 minutos finais. As comandadas de Luís Santos assumiram uma vitória por 29-24, tendo no seu maior ativo, Constança Sequeira, com 8 golos marcados. Matilde Rosa foi considerada a MVP deste encontro, com 43% de eficácia.

Resultado Final: 29-24

MVP: Matilde Rosa – 43% de eficácia
Top Scorer: Constança Sequeira – 8 golos (89% de eficácia)

Luís Santos, timoneiro desta formação, fez a análise à estreia portuguesa em competição: “Conforme tinha previsto, sabíamos que ia ser um jogo duro para as nossas defensoras nas ações 1×1. O número elevado de exclusões com 9 livres de 7m cometidos por nós é demonstrativo desta dificuldade. No entanto, soubemos ser competentes no ataque, pacientes com o jogo e apesar de algumas jogadoras terem estado ainda abaixo das suas potencialidades estamos muito contentes por entrar a vencer. Estou orgulhoso destas mulheres que cresceram muito desde o ano passado, especiamente na abordagem mental à competição. Recuperar e trabalhar amanhã no treino para corrigir alguns detalhes e poder encarar o jogo com a Áustria com a mesma confiança nas nossas capacidades!”

Embate com Áustria este domingo

Portugal volta a entrar em campo, este domingo, dia 31 (19h30), para enfrentar a Áustria, e terá a partida com a Dinamarca dia 2 de agosto (15h30), que fecha a fase de grupos. Luís Santos lançou ainda o encontro com a congénere austríaca: “A Áustria é uma equipa com maior dimensão em relação às ilhas Faroé. Poderão utilizar uma defesa 5:1 e isso irá certamente colocar-nos outros problemas do ponto de vista ofensivo. Mesmo assim, estamos confiantes nas nossas capacidades e a nossa estratégia terá que passar também por um ritmo de jogo alto, já que temos mais soluções de banco. Ganhar garante desde logo o nosso primeiro objetivo para esta competição e não queremos perder essa oportunidade já amanhã.”

Calendário
Grupo C
30.07.2022 – 12h30 – Portugal x Ilhas Faroé, 29:24 (15:13)
31.07.2022 – 19h30 – Portugal x Áustria
02.08.2022 – 11h30 – Dinamarca x Portugal

Pode clicar aqui para obter mais informações sobre o IHF Women’s U18 World Championship.

Patrocinadores Institucionais