IHF Women’s U18 World Championship: Portugal tem estreia marcada frente às Ilhas Faroé

PUB

Comitiva portuguesa liderada por Luís Santos já se encontra em Skopje, na Macedónia do Norte, onde disputará o Mundial de Sub-18, de 30 de julho a 10 de agosto.

Portugal terminou ontem a sua última fase de preparação em solo luso, tendo viajado para os balcãs esta quarta-feira, já com um leque de 16 atletas – registando a saída de Bárbara Mendes, do Maiastars e de Mariana Silva, do Madeira SAD – que irão representar as Quinas na 8ª edição do IHF Women’s U18 World Championship 2022, que vai decorrer entre os dias 30 de julho e 10 de agosto, em Skopje, capital e maior cidade da Macedónia do Norte. As comandadas de Luís Santos ainda terão três momentos de treino antes do arranque oficial da prova, marcado para este sábado, às 12h30 portuguesas, frente às Ilhas Faroé.

Recorde-se que Portugal garantiu uma vaga no Campeonato do Mundo após derrotar a Chéquia no último Women’s EHF Euro U7, prova na qual terminou na 10ª posição. 

Luís Santos fez a análise aos momentos de preparação que antecederam esta prova, mostrando-se bastante otimista em relação ao futuro: “Terminamos o estágio em Gaia com sensações muito positivas, termos o grupo de trabalho completo até ao momento, a dinâmica coletiva e a concentração necessárias é extremamente positivo e deixa-nos confiantes para o que ainda falta de preparação. Naturalmente, pelo que representa jogar um Mundial, todo o grupo está consciente das dificuldades que encontraremos, mas também certos das nossas qualidades. Não posso esquecer uma palavra de especial apreço pelas atletas que estiveram no processo a trabalhar e a ajudar em prol de Portugal, mesmo sabendo que estavam como suplentes e que não viajariam connosco, bem como à restante equipa técnica que tem trabalhado e vai continuar a trabalhar à distância para que nada falte na abordagem a esta competição. Ainda teremos três treinos para preparar o início da competição, porque sabemos que entrar bem é sempre um fator benéfico para alcançar o Main Round.”

Portugal tem a sua estreia marcada para este sábado, frente às Ilhas Faroé, pelas 12h30 portuguesas e Luís Santos abordou este primeiro adversário do Grupo C, onde as lusas também encontrarão as congéneres dinamarquesas e austríacas.

Sobre este primeiro adversário o técnico português realçou a rapidez e intensidade do adversário: “O primeiro jogo de um Mundial é sempre um jogo intenso, pois para além da adaptação inicial existe um conjunto de informações sobre o adversário que carece de confirmação nestas gerações. Pelos jogos que conseguimos analisar até ao momento as Ilhas Faroé apresentam um jogo rápido e intenso, com recurso a muitas ações de 1×1 no ataque. Dominar os duelos individuais e evitar um elevado número de exclusões poderá ser chave nesta fase do jogo. Do ponto de vista defensivo apresentam algumas dificuldades que procuraremos explorar, mas também teremos que jogar muito sem bola, pois alcançam uma profundidade interessante quando não têm pivô na zona. Não podemos esquecer que são atletas da escola dinamarquesa, portanto, com alguma qualidade do ponto de vista individual. Mesmo assim, estamos convencidos que poderemos entrar bem, garantindo uma vitória com um jogo de qualidade. Esta geração tem muita qualidade e agora chega a hora de o demonstrar.” – terminou.

Portugal começa por defrontar as Ilhas Faroé, no dia 30, às 12h30, seguindo-se o encontro com a Áustria, dia 31 (19h30) e a partida com a Dinamarca dia 2 de agosto (15h30), que fecha a fase de grupos.

Calendário
Grupo C
30.07.2022 – 12h30 – Portugal x Ilhas Faroé
31.07.2022 – 19h30 – Portugal x Áustria
02.08.2022 – 11h30 – Dinamarca x Portugal

Pode clicar aqui para obter mais informações sobre o IHF Women’s U18 World Championship.

Patrocinadores Institucionais