M20 EHF Euro 2022: André Sousa antevê arranque da competição

PUB

Central e capitão da Seleção Nacional sub-20 considera que vencer o jogo de estreia, com a Polónia, tem uma importância especial e analisa o restante grupo, composto por duas seleções de alto nível: Espanha e Noruega.

A pouco mais de 24h do início do primeiro jogo de Portugal no M20 EHF Euro 2022 (19h45, vs Polónia, Pavilhão Desportivo Municipal de Vila Nova de Gaia), a motivação está em alta e o capitão, André Sousa, é a voz da confiança da equipa. O central de 20 anos começa por avaliar de forma positiva o trabalho realizado nas últimas semanas, de preparação para o Campeonato da Europa:

“Eu acho que estas semanas de preparação têm sido extremamente positivas. Tivemos a possibilidade de realizar quatro jogos-treino, três contra o Egito e um contra a Itália, saímos vitoriosos nos quatro. Aqui o que importa não foi tanto a vitória, mas sim, vermos que o que temos trabalhado nos treinos a nível de sistemas defensivos e conteúdos ofensivos tem resultado. Nesta última semana temos tentado limar algumas arestas, afinar alguns pormenores após a análise dos nossos jogos e penso que estamos prontos para iniciar a competição. Preparámo-nos também fisicamente ao longo destes estágios e agora é colocar isso tudo dentro de campo.”

Numa espécie de revisão do Grupo A, onde a Seleção Nacional sub-20 está inserida, André Sousa salienta o facto de haver menos informação acerca da Polónia, devido ao patamar que os polacos ocupam em relação às restantes, e destaca o poderio da “crónica” Espanha e da Noruega, seleção “com muita tradição no andebol”:

“A Polónia é a equipa que nós conhecemos menos. Nós não tivemos a oportunidade de os observar ao vivo, contrariamente à Noruega e à Espanha, por isso, é uma incógnita e sendo assim, nós temos que estar preparados para tudo. Sabemos que há boas equipas que estão a subir para a divisão A – chamemos-lhe assim – pelo que temos está sempre em alerta. Quanto ao resto, a Noruega é uma equipa com muita tradição no andebol, no ano passado não estiveram tão bem no Europeu da nossa categoria (U19), mas com uma escola destas, também temos que estar sempre expectantes. A Espanha, é um crónico modalidade, ficou em terceiro no Europeu passado e nós já fizemos muitos jogos-treino contra eles, sabemos do seu valor, mas também temos consciência do nosso, e tal como esses jogos mostraram, tudo pode acontecer e nós temos que estar preparados para isso.”

vs Polónia na estreia

Apesar da falta de conhecimento prático da congénere polaca, a equipa técnica de Portugal colocou à disposição dos jogadores, o máximo de informação possível referente a esta seleção do Leste Europeu, pelo que o trabalho de casa está concluído. André Sousa destaca os pontos fortes do primeiro adversário no M20 EHF Euro 2022 e diz que é decisivo entrar a vencer na competição, não pelo facto de decidir no imediato a passagem à próxima fase, mas para elevar os níveis anímicos da equipa:

“O que constatámos, através de alguns vídeos de jogos que analisámos, foi que a Polónia é uma equipa muito forte fisicamente, com muitos jogadores altos, não parecem ser tecnicamente ao mais alto nível, mas são intensos no que fazem, fortes, têm uma defesa 6:0 muito coesa, jogadores muito largos e agora cabe-nos explorar isso e adaptar o nosso jogo em função da maneira que eles defendem e das suas condições físicas. Creio que o primeiro jogo é fundamental para a questão do ânimo e da moral. Ganhando o primeiro jogo, dá-nos logo uma alavancagem a nível de pontos, mas também de confiança e penso que este jogo, não sendo decisivo na medida de nos colocar na próxima fase, é decisivo para que nós possamos continuarmos a crescer em termos concretos.”

O jogo de estreia de Portugal frente à Polónia irá decorrer esta quinta-feira, no Pavilhão Desportivo Municipal de Vila Nova de Gaia, às 19h45 e contará com transmissão em direto no Canal 11.

Agarre o seu bilhete!

Pode adquirir os seus bilhetes diários para a competição, que decorrerá em Portugal de 7 a 17 de julho de 2022. A Seleção Nacional tem ambições de se superar a cada dia e, em território nacional e diante dos seus adeptos, precisa do apoio de todos para que este seja um evento memorável para o andebol português. O preço unitário é de 5€ por dia de competição e abrange todos os pavilhões que vão acolher o evento.

Pode adquirir o seu ingresso através deste link: https://blueticket.meo.pt/Tags/ehfu20

O calendário completo está disponível no website da prova, aqui.

M20 EHF Euro 2022
Fase de Grupos – Grupo A
07.07.2022 – 19h45 – Portugal x Polónia, Canal 11 (Vila Nova de Gaia)
08.07.2022 – 19h30 – Noruega x Portugal, Canal 11 (Vila Nova de Gaia)
10.07.2022 – 19h30 – Espanha x Portugal, Canal 11 (Gondomar)

Patrocinadores Institucionais