7 inicial: Francisco Oliveira, Pedro Oliveira, Martim Costa, André Sousa, Francisco Costa, Tiago Teixeira e Ricardo Brandão
O primeiro objetivo da Seleção Nacional sub-20 foi alcançado: vencer na estreia do M20 EHF Euro 2022 contra a Polónia. A equipa lusa realizou uma primeira parte sólida, apesar do início equilibrado, mas começou a construir uma margem confortável logo aos cinco minutos, altura em que Martim Costa assinou o 5-2, mesmo em inferioridade numérica. O jogo seguiu com golos de parte a parte com Portugal a assumir o rumo do jogo e aos 11 minutos a diferença foi dilatada para cinco golos (9-4), por Francisco Costa. A pior fase da equipa lusa na etapa inicial aconteceu perto dos 15 minutos, em que a Polónia aproveitou um período de desconcentrarão contrária para assinar um parcial de 3-0, encurtando os números para 11-9. Carlos Martingo parou o jogo de seguida, acalmou os ânimos e Portugal voltou à carga… de forma avassaladora. Oito golos contra apenas um fizeram com que Portugal, num ápice, chegasse a uma inédita e contundente vantagem de nove golos (19-10), que ainda foi dilatada até ao intervalo.
Intervalo: 21-11
A única opção que a Polónia tinha para voltar a entrar na discussão era entrar com força na segunda parte e foi isso que aconteceu: 11 minutos decorridos após o recomeço e os polacos conseguiam melhorar no ataque e assinar 10 golos contra apenas cinco da Seleção Nacional (26-21). Era necessária uma reação lusa e que os níveis de concentração voltassem ao máximo e, à semelhança daquilo que aconteceu na primeira parte, a resposta chegou em força. Portugal cresceu de novo, voltou a assumir por completo o controlo do jogo e carimbou um triunfo expressivo por 41-31.
MVP: Diogo Rêma – 10 defesas (33% de eficácia)
Top Scorer: Martim Costa – 10 golos
Carlos Martingo, Selecionador Nacional, revelou estar satisfeito com a prestação dos seus jogadores em grande parte dos 60 minutos e, apesar de alguns percalços impostos pela Polónia, considera o balanço é positivo:
“Acho que a primeira parte, principalmente a partir dos primeiros dez minutos, foi muito bem conseguida – fizemos muitos golos em transição, na primeira vaga ou na segunda vaga, tivemos bastante intensidade na defesa e conseguimos ir para o intervalo com uma vantagem confortável. No início da segunda parte penso que baixámos um pouco os níveis de intensidade e de concentração. Permitimos que a Polónia se aproximasse no marcador, mas depois voltámos a estabilizar o nosso jogo, voltámos a aumentar a intensidade defensiva e a cavar um fosso e acho que o resultado final poderia até ter sido mais alargado, mas, no geral, o balanço tem que ser extremamente positivo. Todos os jogadores tiveram tempo de jogo – e deram uma resposta positiva – e isso é o que temos a reter deste jogo.”
Portugal volta a entrar em campo esta sexta-feira, diante da Polónia, às 19h30, igualmente no Pavilhão Desportivo Municipal de Vila Nova de Gaia e contará com transmissão em direto no Canal 11. No lançamento do segundo duelo da equipa lusa no M20 EHF Euro 2022, diante da equipa nórdica, Martim Costa admite que a equipa está preparada para sentir dificuldades
“Sabemos que vai ser um jogo difícil, não há jogos fáceis. Temos que nos preparar ao máximo e de certeza que, se entrarmos com a mesma seriedade deste primeiro jogo, o próximo vai-nos correr bem. A Noruega é uma equipa bastante forte fisicamente, com muito poder de remate exterior, temos que colaborar bem com o guarda-redes, estar muito intensos e coesos na defesa, fazendo isso estamos mais próximos do que queremos que é vencer. Acho que em todos os jogos temos que estar muito sérios na defesa, porque penso que no ataque acabamos por resolver muito bem as coisas. Se estivermos bem na defesa, será muito difícil algum adversário nos ganhar.”
M20 EHF Euro 2022
Fase de Grupos – Grupo A
07.07.2022 – 19h45 – Portugal x Polónia, 41:31 (21:11)
08.07.2022 – 19h30 – Noruega x Portugal, Canal 11 (Vila Nova de Gaia)
10.07.2022 – 19h30 – Espanha x Portugal, Canal 11 (Gondomar)
Pode adquirir os seus bilhetes diários para a competição, que decorrerá em Portugal de 7 a 17 de julho de 2022. A Seleção Nacional tem ambições de se superar a cada dia e, em território nacional e diante dos seus adeptos, precisa do apoio de todos para que este seja um evento memorável para o andebol português. O preço unitário é de 5€ por dia de competição e abrange todos os pavilhões que vão acolher o evento.
Pode adquirir o seu ingresso através deste link: https://blueticket.meo.pt/Tags/ehfu20
O calendário completo está disponível no website da prova, aqui.