M20 EHF Euro 2022: Portugal está no Main Round

PUB

Vitória no segundo jogo, diante da Noruega, por 26-35 e triunfo da Espanha frente à Polónia colocam as duas seleções vizinhas na próxima fase da competição.

7 inicial: Diogo Rêma, Gabriel Viana, Martim Costa, André Sousa, Francisco Costa, Bernardo Pegas e Nuno Queirós

A Seleção Nacional sub-20 brindou os adeptos lusos, em Vila Nova de Gaia, com uma vitória importante frente à Noruega, a segunda desde o início do M20 EHF Euro 2022, que garante o bilhete dourado para o Main Round da competição, juntamente com a Espanha, que também venceu pela segunda vez esta sexta-feira.

O jogo começou com as duas equipas a demonstrarem alguma desconcentração e a cometerem várias falhas técnicas e Portugal, após uma falta ataque e um remate falhado, viu a Noruega abrir o ativo. A equipa lusa cresceu no jogo e aos cinco minutos já vencia por 2-4, mas, com a ajuda do guarda-redes norueguês – Hans Gran – a equipa nórdica voltou a chegar ao empate em cima dos 10 minutos (5-5). Seguiu-se novo período de superioridade de Portugal, transformado num parcial de 2-5, colocando a equipa orientada por Carlos Martingo a vencer por 7-10, perto dos 10 minutos finais. No entanto, a Noruega respondeu com critério e reduziu a margem para o mínimo (9-10), dois minutos mais tarde, o que levou a um pedido de time-out por parte do Selecionador Nacional. A paragem teve o efeito pretendido e Portugal voltou à carga com mais um parcial de 5-2 (11-15), antes de recolher aos balneários com uma vantagem de três golos.

Intervalo: 13-16

Os primeiros 10 minutos da etapa complementar ficaram marcados por algumas precipitações ofensivas de Portugal mas com uma grande contribuição do guardião Diogo Rêma (MVP do primeiro jogo), que ajudou a que a turma lusa continuasse na dianteira do marcador. Com 15 minutos decorridos, o placar assinalava 19-24, com destaque para uma melhoria significativa da Seleção Nacional, quer defensiva, quer ofensivamente. Até ao final a vitória já não fugiu e a equipa mostrou uns orgulhosos sorrisos pelo objetivo cumprido. Segue-se a Espanha a fechar a Fase de Grupos.

MVP: André Sousa – 8 golos
Top Scorer: Francisco Costa – 9 golos

Carlos Martingo admitiu que o segredo da vitória passou pelo bom desempenho defensivo e salientou a forma como os atletas reagiram aos momentos menos positivos: “Julgo que hoje não fizemos o nosso melhor jogo a nível ofensivo, a defesa acabou por ser a chave. Defendemos muito bem em alguns momentos e tivemos a ajuda do nosso guarda-redes (Diogo Rêma) que fez muitas defesas e manteve-nos dentro do jogo. Quando não jogamos bem e ganhamos, como aconteceu hoje, é um bom sinal e demonstra o espírito combativo do grupo. Foi uma boa vitória.”

M20 EHF Euro 2022
Fase de Grupos – Grupo A
07.07.2022 – 19h45 – Portugal x Polónia, 41:31 (21:11)
08.07.2022 – 19h30 – Noruega x Portugal26:35 (13:16)
10.07.2022 – 19h30 – Espanha x Portugal, Canal 11 (Gondomar)

Agarre o seu bilhete!

Pode adquirir os seus bilhetes diários para a competição, que decorrerá em Portugal de 7 a 17 de julho de 2022. A Seleção Nacional tem ambições de se superar a cada dia e, em território nacional e diante dos seus adeptos, precisa do apoio de todos para que este seja um evento memorável para o andebol português. O preço unitário é de 5€ por dia de competição e abrange todos os pavilhões que vão acolher o evento.

Pode adquirir o seu ingresso através deste link: https://blueticket.meo.pt/Tags/ehfu20

O calendário completo está disponível no website da prova, aqui.

Patrocinadores Institucionais