M20 EHF Euro 2022: Portugal vence e assegura lugar nas Meias Finais

PUB

Conjugação do triunfo diante da Dinamarca no primeiro jogo do Main Round e da vitória da Espanha frente à Hungria, garante matematicamente a presença da Seleção Nacional na próxima fase da competição.

7 inicial: Diogo Rêma, Gabriel Viana, Martim Costa, André Sousa, Francisco Costa, Tiago Teixeira e Nuno Queirós.

O início de jogo foi pautado pela intensidade e velocidade dos ataques de parte a parte, com a Dinamarca a liderar o marcador durante cerca de oito minutos. Carlos Martingo alterou sistema defensivo, de 6:0 para 5:1 – com Nilton Melo à frente -, e Portugal cresceu na partida de forma gritante: um parcial de 7-1, finalizado aos 18 minutos por Ricardo Brandão, fez com que a Seleção Nacional se colocasse na dianteira do marcador pela primeira vez (7-6) e, mais tarde, chegasse a uma margem confortável de cinco golos (12-7), com a preciosa contribuição do guarda-redes Diogo Rêma. A equipa nórdica continuava a demonstrar dificuldades ofensivas e Portugal conseguiu, não só reforçar a superioridade no jogo, como também dilatar ainda mais a vantagem até ao final dos primeiros 30 minutos.

Intervalo: 17-10

Já no segundo tempo, quer Portugal, quer Dinamarca, demonstraram uma quebra de intensidade e, particularmente a seleção nórdica, continuou com uma baixa eficácia no ataque, o que ajudou a que Portugal mantivesse na frente com uma vantagem que nunca baixou dos seis golos, em 13 minutos. Daí em diante o guarda-redes Diogo Rêma assinou uma das melhores prestações individuais desde o início do Campeonato da Europa e teve um papel decisivo na conquista do triunfo seguro de Portugal, por 26-20, que teve direto a festa especial pela passagem às Meias Finais, devido à vitória da Espanha frente à Hungria.

MVP: Diogo Rêma – 12 defesas (41,4% de eficácia)
Top Scorer: Francisco Costa – 10 golos

Diogo Rêma, Best Player of the Match, fez um balanço à boa prestação portuguesa no primeiro encontro do Main Round que garantiu presença nas Meias Finais do Campeonato da Europa: “Neste jogo atácamos muito bem, defendemos muito bem, a nossa primeira linha deu-nos muita consistência no ataque, conseguimos concretizar muitos golos. Eu acabei por ajudar nalguns momentos e acabámos por fazer um excelente jogo e agora é descansar para estarmos no nosso melhor para o próximo jogo.”

Próximo jogo, esse, que será frente à congénere húngara, que continua à procura de somar os primeiros pontos no Main Round depois de, esta terça-feira, ter saído derrotada no duelo com a Espanha. O guardião luso, afirmou a vontade de vencer o jogo com a Hungria, esta quarta-feira pelas 19h30 em Vila Nova de Gaia, apesar de o apuramento para as Meias Finais já estar garantido, os portugueses querem vencer: “Vamos querer ganhar de qualquer maneira e jogar como se fosse um jogo decisivo. A Hungria tem um excelente central [Péter Lukács – atleta do Telekom Veszprém] com muita experiência e penso que o jogo passa muito por ele, por isso, vamos ter que o travar. Jogo após jogo sinto uma melhoria na defesa e estou muito contente com eles, pessoalmente.”

Assim como Portugal, também a Sérvia já carimbou a sua presença nas Meias Finais, ao vencer a Suécia, restando duas vagas por completar esta quarta-feira.

M20 EHF Euro 2022
Fase de Grupos – Grupo A
07.07.2022 – 19h45 – Portugal x Polónia, 41:31 (21:11)
08.07.2022 – 19h30 – Noruega x Portugal26:35 (13:16)
10.07.2022 – 19h30 – Espanha x Portugal35:36 (16:15)
Main Round
12.07.2022 – 19h30 – Portugal x Dinamarca, 26:20 (17:10)
13.07.2022 – 19h30 – Hungria x Portugal, Canal 11 (Vila Nova de Gaia)

Agarre o seu bilhete!

Pode adquirir os seus bilhetes diários para a competição, que está a decorrer em Portugal desde dia 7 até 17 de julho de 2022. A Seleção Nacional tem ambições de se superar a cada dia e, em território nacional e diante dos seus adeptos, precisa do apoio de todos para que este seja um evento memorável para o andebol português. O preço unitário é de 5€ por dia de competição e abrange todos os pavilhões que vão acolher o evento.

Pode adquirir o seu ingresso através deste link: https://blueticket.meo.pt/Tags/ehfu20

O calendário completo está disponível no website da prova, aqui.

Patrocinadores Institucionais