M20 EHF Euro 2022: Último obstáculo antes da Final chama-se Suécia

PUB

Seleção Nacional sub-20 mede forças com a congénere nórdica nas Meias Finais, esta sexta-feira, às 19h30, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. Bilhetes à venda!

A caminhada de Portugal no M20 EHF Euro 2022 apenas viu uma derrota, que em nada alterou as contas, no último jogo do Main Round, contra a Hungria, mas as ambições mantêm-se intactas e a equipa lusa tem pela frente um último obstáculo antes da grande Final, a Suécia. Ambas as seleções realizaram uma Fase Preliminar imaculada, com 100% de vitórias e já perderam um jogo, no Main Round, mas agora a importância é outra. Em causa está um lugar no derradeiro encontro do Europeu, aquele em que todos os atletas e treinadores sonham alcançar e em que todos os pormenores podem fazer a diferença. As duas equipas entram em campo esta sexta-feira, às 19h30, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. Sérvia e Espanha compõe a outra Meia Final.

Pedro Oliveira, atleta que representou as cores da Artística de Avanca Bioria esta temporada, garante que para atingir a Final é necessário dar tudo em campo para derrotar o rival nórdico, a quem reconhece qualidades em todos os setores: “É um adversário complicado. Agora todos os jogos vão ser assim, com bom andebol e com adversários de alto nível. A Suécia também tem bons guarda-redes, que ajudam a sua defesa e são uma equipa consistente. Temos que fazer o nosso melhor, mas qualquer que fosse o adversário nas Meias Finais, também seria, certamente, um jogo complicado. Temos que dar tudo do início até ao fim e vamos fazê-lo.”

O ponta-esquerda, garante que a Seleção Nacional tem vindo a cumprir com rigor as metas propostas para esta grande competição: “O objetivo principal era sempre chegar o mais longe possível. O primeiro objetivo, que passava por garantir um lugar no Main Round, foi logo cumprido, ainda por cima passámos com dois pontos, o que nos ajudou e o segundo objetivo era alcançar as Meias Finais e ser uma das quatro melhores seleções da Europa.”

As armas que Portugal tem vindo a demonstrar neste M20 EHF Euro 2022 terão que estar, igualmente, afinadas para este duelo de titãs, segundo Pedro Oliveira: “Temos um bom ataque e acho que também estamos a melhorar na defesa. Exemplo disso, são os – apenas – 20 golos que sofremos contra a Dinamarca. Somos uma equipa forte, uma equipa unida e acho que isso é o nosso ponto mais forte.”

Carlos Martingo salientou aquilo que de melhor caracteriza o jogo dos suecos e o que têm feito neste Europeu, mas acredita que a Final pode ser uma certeza: “Sabíamos que, chegando a este ponto do Europeu, uma meia final, qualquer adversário que fôssemos encontrar, seria sempre de alto nível. A Suécia, como é óbvio, não foge à regra. É uma equipa que se caracteriza por um excelente jogo coletivo e no ataque tem um bom rematador [Kasper Palmer, lateral direito], todos os outros jogadores são excelentes executantes e com uma excelente qualidade de passe, como é característico da escola nórdica. Vamos tentar explorar os pontos fracos que eles têm e se estivermos ao nosso melhor nível, estamos convencidos de que podemos ultrapassar a Suécia.”

Quanto àquilo que a equipa lusa terá que produzir para sair vitoriosa, o treinador de 43 anos revela: “A chave será ter uma defesa forte, com índices de agressividade altos. A Suécia apresenta uma defesa bastante compacta, principalmente na zona central, teremos que iniciar os ataques deixando-os um pouco desconfortáveis, com mais espaço entre os defesas e, se conseguirmos fazer isso com a qualidade individual dos nossos atletas, conseguiremos causar mossa na Suécia. Se concretizarmos os nossos ataques e diminuirmos o número de falhas técnicas, também conseguiremos travar outra das armas que a Suécia tem, que é o desenvolvimento do ataque rápido.”

Carlos Martingo, quando questionado sobre a preparação física e mental dos seus atletas, para aguentar o ritmo de um jogo desta magnitude, demonstrou total confiança no grupo: “Felizmente temos um grupo em que todos os atletas conseguem acrescentar ao coletivo. Os 16 atletas que vão ser escolhidos para jogar amanhã estão preparados para jogar, por isso, com certeza que iremos conseguir manter um ritmo forte durante todo o jogo.”

M20 EHF Euro 2022
Fase de Grupos – Grupo A
07.07.2022 – 19h45 – Portugal x Polónia, 41:31 (21:11)
08.07.2022 – 19h30 – Noruega x Portugal26:35 (13:16)
10.07.2022 – 19h30 – Espanha x Portugal35:36 (16:15)
Main Round
12.07.2022 – 19h30 – Portugal x Dinamarca, 26:20 (17:10)
13.07.2022 – 19h30 – Hungria x Portugal, 33:30 (17:13)
Meias Finais
15.07.2022 – 19h30 – Portugal x Suécia, Canal 11

Agarre o seu bilhete!

Pode adquirir os seus bilhetes diários para a competição, que está a decorrer em Portugal desde dia 7 até 17 de julho de 2022. A Seleção Nacional tem ambições de se superar a cada dia e, em território nacional e diante dos seus adeptos, precisa do apoio de todos para que este seja um evento memorável para o andebol português. O preço unitário é de 5€ por dia de competição e abrange todos os pavilhões que vão acolher o evento.

Pode adquirir o seu ingresso através deste link: https://blueticket.meo.pt/Tags/ehfu20

O calendário completo está disponível no website da prova, aqui.

Patrocinadores Institucionais