M20 EHF Euro: Portugal vence último teste de preparação

PUB

Equipa de Carlos Martingo venceu a Itália, no último embate antes do arranque do Campeonato da Europa 2022.

7 inicial: Diogo Marques, Gabriel Viana, Vasco Costa, André Sousa, João Gomes, Duarte Pereira e Ricardo Brandão.

Portugal encontrou a formação de Itália – inserida no grupo D, juntamente com Alemanha, Islândia e Sérvia – no último jogo de preparação para o M20 EHF Euro, que decorre em Gondomar, Matosinhos e Vila Nova de Gaia de 7 a 17 de julho.

Tommaso Romei inaugurou o marcador e Giacomo Hrovatin colocou a formação italiana com dois golos de vantagem ainda no primeiro minuto de jogo, mas Vasco Costa assistiu Ricardo Brandão para a reviravolta portuguesa, consumada por Gabriel Viana (3-2) com apenas três minutos decorridos.

Um início de jogo marcado pela velocidade, alguns erros que promoveram minutos iniciais com muitos golos. André Sousa, capitão da equipa das quinas, deu a primeira vantagem por dois, com o 6-4 à passagem do minuto sete. A Itália aproveitou um momento de superioridade numérica – dada a exclusão de Ricardo Brandão – e chegou à igualdade a sete, decorridos 11 minutos.

A vantagem dos italianos acabou por surgir, com o 7-8, mas nova investida lusa recolocou o marcador com dois golos de diferença. A relação italiana com a segunda linha continuava a causar problemas aos portugueses que, a espaços, foram limando os processos defensivos para tentar quebrar os golos de pivô. No entanto, o técnico italiano colocou a sua equipa a atacar em 7×6 – para tentar ultrapassar não só os homens da frente como Diogo Rema, com uma exibição consistente entre os postes – e voltou a criar alguns problemas à defensiva lusa, que se foi adaptando.

Apesar das investidas de Boris Popovic, os lusos seguiram superiores e acabaram por sair para o intervalo com dois golos à maior.

Intervalo: 19-17

Portugal apresentou algumas mudanças na segunda parte, enquanto que os italianos seguiram com o 7×6, Carlos Martingo subiu Nilton Melo na defesa, apresentando um 5:1. A nível ofensivo, a estrear-se na partida, Martim Costa deu a primeira vantagem de três, com o 20-17. Para se adaptar às mudanças apresentadas por Portugal, Boris Popovic utilizou o seu segundo time out com apenas dois minutos decorridos no segundo tempo, mas sem grande sucesso – André Sousa colocou a diferença em cinco. A vantagem de seis acabou por surgir, com Bernardo Pegas a fazer o 25-19, mas a espaços, os italianos foram reagindo e, novamente, a ligação com o pivô veio ao de cima. Após o 25-22 de Tommaso Romei, Carlos Martingo levou o cartão verde à mesa. Os lusos reagiram e Martim Costa recolocou a difereça em quatro.

À passagem dos 15 minutos e, apesar de uma dupla inferioridade numéria, os comandados de Carlos Martingo conseguiram ser superiores e Pedro Oliveira voltou a registar a maior diferença na partida, com o 29-23. Boris Popovic voltou a apostar no 7×6, mas os lusos conseguiram gerir a vantagem conquistada e, a sete minutos do fim do encontro o marcador assinalava 32-27. No entanto, uma reação italiana, refletida num parcial de 0-4, recolocou o resultado em discussão com o 32-31 a três minutos do apito final. Martim Costa acabou por selar o resultado final em 35-33 e garantir o triunfo na última prova de fogo dos lusos antes do arranque do M20 EHF Euro.

Ricardo Candeias, treinador adjunto da seleção das quinas, destacou a qualidade da relação com a segunda linha por parte da Itália, mas afirma que o jogo foi um bom teste para a turma portuguesa: “Primeiro de tudo, foi um jogo positivo e um bom teste agora, antes de começarmos. Na seleção italiana acho que há qualidade, principalmente no jogo 2×2, muito fortes, com um bom pivô, acabaram também por marcar alguns golos em transição. No 7×6 acho que conseguimos resolver bem, quando metemos o 5:1 e um bocado mais de pressão. Depois, é normal no jogo termos altos e baixos, não vamos estar sempre, sempre à frente e sempre a jogar bem. Perdemos algumas bolas, criámos situações e falhámos algumas. Faz parte.”

A contagem decrescente para o arranque oficial do Campeonato da Europa sub-20 já está em marcha e pode adquirir os seus bilhetes diários para a competição, que decorrerá em Portugal de 7 a 17 de julho de 2022. A Seleção Nacional tem ambições de se superar a cada dia e, em território nacional e diante dos seus adeptos, precisa do apoio de todos para que este seja um evento memorável para o andebol português. O preço unitário é de 5€ por dia de competição e abrange todos os pavilhões que vão acolher o evento.

Pode adquirir o seu ingresso através deste link: https://blueticket.meo.pt/Tags/ehfu20

De relembrar que a armada lusa comandada por Carlos Martingo está inserida no Grupo A e vai defrontar Espanha, Noruega e Polónia.

O calendário já está disponível no website da prova, aqui.

03.07.2022 – Portugal x Itália, 35-33 (19-17)

Patrocinadores Institucionais