Oran’2022: Portugal despede-se da competição no 4º lugar

PUB

Seleção Nacional falhou o bronze ao perder com a Sérvia por 22-26, no Olympic Complex Sports Hall, na Argélia.

Chegou ao fim a participação da Seleção Nacional A Feminina na 19ª edição dos Jogos do Mediterrâneo Oran’2022. Uma derrota diante da Sérvia no derradeiro jogo do torneio, impediu que a comitiva trouxesse para Portugal a tão ambicionada medalha de bronze, pela qual lutava nesta partida. A equipa lusa até se encontrava na frente do resultado ao intervalo (12-10) mas uma segunda parte de nível superior por parte da formação sérvia, sustentada numa defesa possante e com a preciosa ajuda da guardiã Jelena Durasinovic, sentenciaram o jogo a favor do adversário. Do lado luso, registaram-se algumas dificuldades ao nível da finalização e, na etapa complementar, um período com várias exclusões condicionaram a reação de Portugal. Carmen Figueiredo, Maria Duarte e Neide Duarte, todas com quatro golos, foram as melhores marcadoras da equipa lusa.

Resultado final: 22-26

O Selecionador Nacional resume a última partida de Portugal na Argélia e deixa um palavra de apreço às atletas pela entrega e atitude em campo: “Foi um jogo contra uma equipa com características antropométricas que dificultam muito a nossa tarefa. Fizemos um jogo em que revelámos muitas dificuldades na finalização e esse foi o fator decisivo. Defendemos bem durante largos períodos, mas uma ou outra situação de inferioridade acabou por permitir uma diferença no marcador que se veio a revelar decisiva. Apesar disso, lutámos até à exaustão e não conseguimos concretizar a recuperação porque voltámos a cometer alguns erros na finalização, talvez devido a algum cansaço. Desta feita não conseguimos fazer um jogo tão consistente ao longo dos 60 minutos e, perante uma equipa mais experiente, isso foi fatal. Apesar do resultado não ser o que desejávamos, há que felicitar as nossas atletas pela qualidade de jogo em muitos momentos e pela atitude extraordinária.”

O sentimento da equipa, no regresso a casa, é de frustração mas José António Silva retira notas positivas da participação lusa em terras argelinas, como o facto da Seleção Nacional estar a aproximar-se do máximo nível competitivo e do modelo de jogo estar a ser aprimorado de jogo para jogo:

“Num balanço final creio ser justo afirmar que, atendendo aos constrangimentos na constituição da equipa e na preparação, acabámos por alcançar uma performance acima das expetativas. De facto, fizemos jogos consistentes, contra equipas mais experientes e habituadas a um tipo de competição mais exigente, em relação ao que estamos habituados. Não podemos ainda esquecer que a nossa equipa (com uma média de idades de 21 anos) tinha muitas atletas jovens que, pela primeira vez, defrontavam oposição deste tipo. Para além da classificação, o mais importante é o aporte de experiência que proporcionámos a estas jogadoras mais jovens. Fizemos alguns progressos na nossa qualidade de jogo, mas temos de reconhecer que ainda há muitos outros a melhorar. Creio que com mais tempo de trabalho e com a ajuda dos clubes, em breve poderemos aspirar à obtenção de melhores resultados.”

Calendário:
Oran’2022
30.06.2022 – 14h15 – Sérvia x Portugal, 21:20 (13:12)
01.07.2022 – 10h00 – Turquia x Portugal, 26:30 (14:12)
02.07.2022 – 12h00 – Portugal x Macedónia do Norte, 19:17 (13:11)
Meias-Finais
04.07.2022 – 10h30 – Espanha x Portugal, 26:24 (12:13)
3º/4º
06.07.2022 – 09h00 – Portugal x Sérvia, 22:26 (12:10)

Pode encontrar mais informações no site oficial do Oran’2022.

Patrocinadores Institucionais