Oran’2022: Portugal perde com a Espanha e vai lutar pelo bronze

PUB

Seleção do país vizinho levou a melhor em mais um jogo equilibrado e garantiu um lugar na final; Equipa lusa tem ainda hipótese de conquistar uma medalha e vai defrontar a Sérvia.

Portugal falhou o acesso à final da 19ª edição dos Jogos do Mediterrâneo, ao perder com a vizinha Espanha, por 26-24, nas Meias Finais da competição. À semelhança do último embate entre as duas seleções, na 2ª jornada do Women’s EHF Euro 2022 Qualifiers, em Paredes, este revelou-se mais um duelo bem disputado e intenso, em que qualquer um dos conjuntos poderia ter agarrado o bilhete para a Final e em que Portugal não se deixou intimidar pelo estatuo da equipa espanhola, que é vice-campeã do Mundo. A primeira parte foi mais positiva para a formação lusa, que conseguiu recolher aos balneários em vantagem (12-13), mas no segundo tempo, as hispânicas responderam à altura e foram mais felizes. Carmen Costa, foi a principal dor de cabeça para a defensiva lusa e melhor marcadora do encontro com 10 golos, tendo sido a segunda jogadora espanhola com mais tempo de jogo; enquanto que, do lado de Portugal, a central Mihaela Minciuna apontou seis golos, com destaque também para a elevada percentagem lusa de remates concretizados com sucesso aos 6 metros.

José António Silva realçou aquele que considera ter sido mais um jogo bem conseguido por parte das atletas lusas e ainda a forma resiliente como a Seleção Nacional conseguiu manter a incerteza quanto ao desfecho, até ao final: “Fizemos um excelente jogo contra uma equipa que é do top Mundial, como toda a gente reconhecerá e, apesar de ambas as equipas não estarem com as seleções mais representativas, assistiu-se a um jogo de alto nível entre duas boas equipas. Naturalmente que gostaríamos de ter ganho, mas só temos razões para estar satisfeitos com o nosso comportamento e a nossa prestação desportiva. Em alguns momentos tivemos muita dificuldade, perante a pressão da defesa espanhola, tivemos alguns momentos que não conseguimos resolver os nossos problemas como pretendíamos, mas, globalmente, fizemos um jogo verdadeiramente fantástico. Caiu para a equipa espanhola, como poderia ter caído para nós. Depois há dois ou três detalhes que, às vezes vistos de forma isolada, não têm muita importância, mas acabaram por se tornar decisivos. Deste jogo, levamos a convicção de que estamos no caminho certo, levamos a convicção de que temos jogadoras com talento, de que se continuarmos a trabalhar, se aumentarmos o nosso trabalho, quer em termos de qualidade, quer em termos de quantidade, podemos chegar a um nível de prestação desportiva diferente daquele que temos neste momento e podemos começar a aspirar ganhar às seleções mais fortes.”

O líder da equipa das Quinas fez ainda questão de destacar o patamar de experiência competitiva em que a Espanha está inserida, há vários anos, onde Portugal tem ambições de chegar: “Um outro aspecto que pesou, de certeza absoluta, foi o ritmo e experiência competitiva que as nossas adversárias demonstraram e que nós ainda não temos. Isto é consequência da competitividade que existe, por exemplo, no Campeonato Espanhol e de alguma alguma falta de competitividade, em alguns momentos, que nós temos habitualmente. É algo em que temos de trabalhar todos no sentido de os clubes conseguirem criar melhores condições para as atletas e, se assim conseguirem – e provavelmente será uma tarefa difícil – nós começaremos a ter uma competição mais equilibrada e que permita a evolução das atletas de forma mais sustentada.”

Portugal vai tentar garantir a medalha de bronze, esta quarta-feira, e vai medir forças com a Sérvia, que perdeu com a Croácia no jogo de acesso à Final.

Calendário:
Oran’2022
30.06.2022 – 14h15 – Sérvia x Portugal, 21:20 (13:12)
01.07.2022 – 10h00 – Turquia x Portugal, 26:30 (14:12)
02.07.2022 – 12h00 – Portugal x Macedónia do Norte, 19:17 (13:11)
Meias-Finais
04.07.2022 – 10h30 – Espanha x Portugal, 26:24 (12:13)
3º/4º
06.07.2022 – 09h00 – Portugal x Sérvia

Pode encontrar mais informações no site oficial do Oran’2022.

Patrocinadores Institucionais