W16 European Open: Dia negativo coloca Portugal na rota do 9º lugar

PUB

Seleção Nacional sub-16 perdeu os dois jogos que realizou esta quarta-feira, frente a Chéquia e Espanha; Suíça será o último adversário do Main Round.

A estreia no Main Round do Women’s 16 European Open, em Gotemburgo, na Suécia, não foi positivo para a Seleção Nacional sub-16, com um registo de duas derrotas, na manhã e tarde desta quinta-feira, frente a Chéquia e Espanha, respetivamente. A derrota mais dura aconteceu com a Espanha, no segundo jogo do dia, em que as dificuldades foram evidentes, principalmente na primeira parte, em que Portugal conseguiu marcar apenas três golos. Ao intervalo, a seleção do país vizinho vencia por 3-10. No segundo tempo, ainda que se tenha notado melhorias do ponto de vista defensivo, a desvantagem trazida dos primeiros 25 minutos acabou por condicionar o resultado final (8-19). Quanto ao primeiro duelo do dia, houve mais equilíbrio, principalmente no primeiro tempo, e após 25 minutos, Portugal recolheu aos balneários com uma desvantagem de dois golos (7-9). Mas na etapa complementar, a seleção da Chéquia cresceu no jogo, revelou mais eficácia e triunfou por 14-19.

Artur Rodrigues, Selecionador Nacional, assumiu que Portugal pecou pela baixa eficácia e pelo elevado número de falhas técnicas, mas garante que a bagagem internacional que estas atletas estão a agarrar será importante para o crescimento futuro: “Contra a Espanha, tal como prevíamos, foi um jogo complicado. Sinal disso foi mesmo os escassos três golos que marcámos na primeira parte. Começámos também a acusar algum cansaço físico, algo que temos de trabalhar no próximo ano, juntamente com os clubes, na condição física destas atletas, no trabalho de força e na preparação que elas têm ao longo da época. É verdade que fizemos o quinto jogo em poucos dias, mas depois notámos que perdemos muitos duelos individuais e não temos capacidade de choque e de aguentar estas atletas quando aparecem em velocidade. Portanto, o dia de hoje não foi nada fácil, com 25 falhas técnicas é difícil nós não sermos de facto, capazes de lutar de igual para igual com qualquer que seja a seleção. O dado que fica é a capacidade que nós temos que ter para dar a volta e trabalhar em conjunto, clubes e federação, para que de facto estas atletas continuem a evoluir e possam, na próxima época, chegar ao Europeu com a melhor preparação possível. Claro que isto serve tudo de aprendizagem, a bagagem destes jogos internacionais já ninguém tira a estas atletas e faltam mais momentos como este e oportunidades.”

Segue-se a Suíça e o duelo com as helvéticas revela-se fundamental para que a Seleção Nacional possa ter a possibilidade de lutar por um lugar no top-10: “É o jogo mais importante, porque é o próximo, é verdade, mas uma vitória amanhã coloca-nos em posição de disputar o 9º lugar. Para este duelo com a Suíça, primeiro temos que corrigir esta questão de resolvermos os duelos individuais, tanto ofensivos como defensivos, principalmente, e sermos capazes de ter bons momentos no jogo durante mais tempo. Nós somos capazes de fazer coisas boas e logo a seguir fazemos coisas menos boas e somos muito oscilantes durante o jogo todo, o que é algo que temos que corrigir. Temos cumprido com o que tínhamos previsto, de dar muito tempo de jogo a cada atleta e o objetivo para amanhã é ganhar para garantirmos o 9º lugar.”

Calendário
W16 European Open
04.07.2022 – 11h00 – Portugal x Polónia15:19 (4:9)
04.07.2022 – 17h00 – Islândia x Portugal16:19 (9:10)
05.07.2022 – 11h30 – Noruega x Portugal, 24:18 (13:6)
Main Round – Grupo II
06.07.2022 – 09h30 – Portugal x Chéquia14:19 (7:9)
06.07.2022 – 19h00 – Portugal x Espanha8:19 (3:10)
07.07.2022 – 08h00 – Portugal x Suiça, ehftv

Patrocinadores Institucionais