W16 European Open: Portugal soma uma vitória e uma derrota na estreia

PUB

Seleção Nacional sub-16 estreou-se na competição com uma derrota frente à Polónia e venceu a Islândia no segundo duelo do dia, em Gotemburgo, na Suécia.

Esta segunda-feira marcou o arranque oficial do Women’s 16 European Open 2022 e a Seleção Nacional sub-16 realizou os dois primeiros jogos na competição, que está a decorrer na cidade de Gotemburgo, Suécia, em simultâneo com o emblemático torneio Partille Cup. A equipa lusa, orientada por Artur Rodrigues, iniciou a participação com um embate frente à Polónia, em que perdeu por 15-19 e concluiu o primeiro dia de prova com um triunfo frente à Islândia, por 16-19.

No jogo inaugural com a equipa polaca, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, Portugal sentiu algumas dificuldades, praticamente em todo o encontro e acabou por permitir que o adversário construísse uma vantagem de cinco golos na primeira parte, com que saiu para o intervalo (4-9). A etapa complementar revelou-se ligeiramente mais positiva, mas mais de duas dezenas de remates desperdiçados tiveram um papel determinante no resultado final. A inexperiência internacional da maior parte da atletas portuguesas foi igualmente um dos fatores que ditou o desaire frente às polacas, por três golos de diferença. Miriam Martins foi a melhor marcadora do jogo, com sete remates certeiros.

O segundo duelo de Portugal no W16 European Open realizou-se seis horas mais tarde, frente à Islândia, também no Vallhala Sporthall, em Gotemburgo. O duelo com a turma nórdica revelou-se mais equilibrado do que o primeiro e a incerteza quanto ao desfecho da partida foi uma constante até ao perto do apito final. Portugal melhorou consideravelmente no capítulo defensivo, tendo mesmo experimentado vários sistemas como o 6:0 ou o 3:2:1, e revelou boa eficácia no ataque, o que permitiu estar na dianteira do marcador por diversas ocasiões. Quer a Islândia, quer Portugal, foram tendo momentos de crescimento ao longo dos 50 minutos e as trocas no comando do resultado foram, igualmente, uma constante. Ao intervalo, a turma lusa vencia pela margem mínima (9-10) e teve a resiliência necessária para chegar aos três golos à maior, na reta final do jogo e confirmar o triunfo (16-19).

Artur Rodrigues, Selecionador Nacional sub-16, faz um balanço positivo do primeiro dia de competição e salienta o crescimento que a equipa demonstrou do jogo com as polacas para o duelo com a equipa nórdica: “Contra a Polónia, tivemos muita dificuldade em entrar no jogo, sinal de pouca experiência destas atletas a nível internacional. Para algumas, foi o terceiro jogo internacional, para outras foi o primeiro. Falhamos muitas situações ofensivas, inúmeros remates aos seis metros, tivemos muitas situações de ponta para finalizar e não fomos eficazes. Isso traduziu-se no resultado final. Também cometemos alguns erros defensivos e procurámos resolver esses problemas para o jogo da tarde. Contra a Islândia, melhorámos imenso na defesa, sabíamos os erros que tínhamos cometido de manhã e procurámos ser mais eficazes defensivamente e com maior responsabilidade nos duelos individuais. Essa foi a chave da vitória, acabámos por ganhar por três golos de diferença. Demos muito tempo de jogo a todas as atletas, infelizmente nem todas poderam jogar, mas vão poder jogar ainda até o final da competição, portanto, o balanço acaba por ser positivo, apesar da má prestação que tivemos no primeiro jogo. Agora é tempo de recuperar, não temos muito tempo até ao próximo jogo. Amanhã [terça-feira] jogamos às 11h30 – hora portuguesa – contra a Noruega. Vamos descansar agora um pouco, depois preparar o terceiro jogo e queremos ainda melhorar alguns aspetos defensivos. Penso que fomos crescendo de um jogo para o outro e esse é um indicador muito importante e que fica para continuarmos a evoluir e a trabalhar.”

Com este desfecho do Dia 1 de competição, Portugal mantém viva a ambição de chegar ao Main Round e vai encerrar a Fase de Grupos esta terça-feira, com um embate frente à Noruega, às 11h30. O Grupo C, onde Portugal está inserido, é composto por quarto equipas, em que as três primeiras seguem para o Main Round e os líderes dos grupos avançam diretamente para as finais. O evento conta com transmissão em ehftv.com

Calendário
European Open W16
04/07/2022 – 11h00 – Portugal x Polónia, 15:19 (4:9)
04/07/2022 – 17h00 – Islândia x Portugal, 16:19 (9:10)
05/07/2022 – 11h30 – Noruega x Portugal

Patrocinadores Institucionais