EHF European League: Águas Santas Milaneza na Finlândia para o início da campanha europeia

PUB

Equipa maiata vai defrontar o HC Cocks na primeira mão da Ronda 1 de Qualificação, este sábado, às 14h00.

O 5º lugar alcançado na época passada do Campeonato Placard Andebol 1 colocou o Águas Santas Milaneza na rota da competições europeias e a nova aventura começa já este sábado, na Finlândia, contra o HC Cocks, no primeiro de dois jogos, em que o objetivo final passa por atingir a Fase de Grupos da EHF European League 2022/2023. A meta ainda está distante, uma vez que, caso os maiatos ultrapassem os nórdicos nesta primeira ronda de qualificação, terão ainda que disputar uma segunda eliminatória, patamar onde já se encontram CF Os Belenenses e Sporting CP. Já o SL Benfica, atual detentor do troféu, tem lugar reservado na Fase de Grupos após a conquista da prova no ano passado.

Este será o segundo ano consecutivo em que o Águas Santas Milaneza vai disputar a Ronda 1 de Qualificação, e o conjunto maiato vai tentar dar uma melhor resposta face à eliminação aos pés dos espanhóis do BM Logroño La Rioja, na época passada. O adversário desta edição, HC Cocks, esteve presente na edição transata da EHF European League, tendo defrontado, por duas vezes o SL Benfica no Grupo B. Os finlandeses, que realizaram a pior época a nível interno dos últimos 10 anos, acabaram por ficar longe do título, vencido pelo BK-46. De salientar que o HC Cocks sagrou-se campeão da Finlândia por oitos vezes na última década, com exceção da época transata e da temporada 2019/2020, em que a competição foi interrompida.

Quer Águas Santas Milaneza, quer HC Cocks contam com muitas caras novas no plantel para a nova época: os maiatos contam com nove reforços e os finlandeses com oito, entre os quais o ponta-direita português, Nuno Santos, de 29 anos, proveniente do HT Tatran Prešov, da Eslováquia.

Com o perfil do adversário estudado, Ricardo Moreira, treinador da formação portuguesa, garante que existe um sentimento de confiança no seio da equipa que permite sonhar com a próxima fase da prova europeia: “A Associação Atlética de Águas Santas vai, pelo segundo ano consecutivo, disputar as eliminatórias para alcançar a fase de grupos da EHF European League. Desta vez, a sorte ditou que sejam os finlandeses do HC Cocks a equipa a ultrapassar e estamos entusiasmados com a possibilidade de eliminar uma equipa habituada a competições europeias. A equipa adversária tem um treinador novo e jogadores preponderantes em fase de integração, o que torna a análise dos seus comportamentos num desafio complexo que teremos de resolver nestes dois jogos. Nós próprios recebemos um grande número de novos jogadores, mas temos boas indicações dos jogos de preparação, o que nos deixa confiantes nas nossas capacidades de disputarmos a eliminatória e conseguirmos a passagem à segunda fase de qualificação.”

O primeiro jogo entre Águas Santa Milaneza e HC Cocks vai acontecer este sábado, às 14h00 (hora portuguesa), na Cocks Areena, na cidade de Riihimäki, Finlândia.

Ronda 1 Qualificação – EHF European League
1.ª Mão
27.08.2022 – 14h00 – HC Cocks x Águas Santa Milaneza
2.ª Mão
03.09.2022 – 18h00 – Águas Santa Milaneza x HC Cocks, andeboltv

Patrocinadores Institucionais