IHF Women’s U18 World Championship: Duelo com a Dinamarca para definir 1º lugar do Grupo C

PUB

Seleção Nacional sub-18 tem encontro marcado com a congénere nórdica, esta terça-feira, para o último jogo da Fase Preliminar da competição; Presença no Main Round está assegurada, resta apenas definir a classificação.

Desde o início do Campeonato do Mundo sub-18 que Portugal tem sido uma das seleções em destaque, somando duas vitórias em outros tantos jogos (frente a Ilhas Faroé e Áustria), que garantiram a ambicionada presença no Main Round da prova. Agora, no encerramento da Fase Preliminar, a equipa orientada por Luís Santos tem um último desafio frente à poderosa Dinamarca, naquele que será, na teoria, o duelo mais complicado dos três, que irá definir se Portugal termina na 1ª ou na 2ª posição do grupo. O duelo acontece esta terça-feira, no Sport Centre Boris Trajkovski, em Skopje, às 11h30 (hora portuguesa).

Neste momento, a formação lusa ocupa o 2º lugar do Grupo C, com os mesmos quatro pontos do que a seleção dinamarquesa, enquanto que Ilhas Faroé e Áustria estão na 3ª e 4ª posição, respetivamente, sem qualquer ponto conquistado. No que aos golos marcados diz respeito, no somatório dos dois jogos já realizados até ao momento, Portugal tem 62 remates certeiros, enquanto que a Dinamarca tem apenas mais um, no entanto, no capítulo dos golos sofridos, a diferença é maior: as nórdicas somam 41, contra os 51 de Portugal.

Dinamarca = um historial de sucesso

A nota de boas vindas no próximo adversário de Portugal não deixa dúvidas quanto ao seu poderio: nenhuma equipa ganhou mais medalhas em Campeonatos do Mundo da categoria sub-18 do que a Dinamarca: cinco (duas de ouro, duas de prata e uma de bronze, entre 2006 e 2016). No entanto, a pior classificação alguma vez obtida pela Dinamarca foi – imagine-se – um 6º lugar, em 2010 e 2018.

O indiscutível sucesso no andebol de formação e na construção de gerações vencedoras é já uma imagem de marca dos dinamarqueses, quer na vertente masculina, quer na feminina. Nesta competição, a Dinamarca agarrou o ouro em 2006 e, mais recentemente, em 2012.

A formação nórdica garantiu uma vaga nesta competição, após alcançar o 4º lugar no W17 EHF EURO 2021, prova na qual Portugal não foi além do 10º lugar.

Luís Santos atribui uma importância extrema a este terceiro desafio de Portugal no Mundial e salientou o poderio do adversário: “O jogo com a Dinamarca é fundamental para a próxima fase e, naturalmente, encarado por nós como se de uma final se tratasse. Sempre assumimos que queremos tentar jogar de igual para igual com as melhores seleções europeias e, portanto, este jogo serve para testar como nos encontramos, jogando contra uma seleção candidata a ganhar medalhas nesta competição. Estamos conscientes do poder do adversário, mas confiantes naquilo que também sabemos fazer muito bem, pelo que continuaremos a sonhar, com muito trabalho e ambição à mistura. Acreditamos no potencial das nossas atletas e, agora, é jogar esta final com emoção e controlo do ritmo de jogo sem deixar o adversário tranquilo.”

Calendário
Grupo C
30.07.2022 – 12h30 – Portugal x Ilhas Faroé, 29:24 (15:13)
31.07.2022 – 19h30 – Portugal x Áustria, 33:27 (13:11)
02.08.2022 – 11h30 – Dinamarca x Portugal

Patrocinadores Institucionais