IHF Women’s U18 World Championship: Portugal sai derrotado frente ao Egito

PUB

Seleção Nacional sub-18 iniciou o Main Round num duelo com a congénere egípcia, onde acabou por averbar uma derrota por 24-22.

Em antevisão a esta partida Luís Santos, técnico da formação lusa, realçou que o duelo com o Egito seria um “duro teste” e a intensidade foi palavra de ordem na abertura do encontro, com o primeiro golo a surgir apenas à passagem do terceiro minuto, a favor das africanas perante uma defesa 6:0 muito consistente do lado português. A resposta lusa surgiu de imediato mas a seleção do Egito, com algum destaque para a sua capacidade de remate exterior chegou ao 3-1, perto dos cinco minutos. Mas com uma boa reação portuguesa, Luciana Rebelo assinou a primeira vantagem da seleção das quinas, com o 3-4, à passagem do minuto oito.

Depois do 4-5, as egípcias impuseram um parcial de 4-0 – impulsionado por alguma falta de eficácia ofensiva, que se traduziu em golos fáceis para o Egito – obrigando Luís Santos a utilizar o seu primeiro time out, sensivelmente a meio do primeiro tempo. Júlia Figueira abriu o ativo para a recuperação portuguesa, consumada por Carmen Figueiredo com o 8-8. Após a igualdade, e decorridos sete minutos sem qualquer golo egípcio, o técnico africano levou o cartão verde à mesa para tentar encontrar soluções para ultrapassar o 6:0 português. O jogo seguiu com alguma intensidade e com o equilíbrio a predominar.

Intervalo: 11-11

Luana Jesus abriu o ativo na segunda parte e devolveu a liderança a Portugal, que não acontecia desde o 4-5, no entanto, as egípcias regressaram ao comando do marcador e assumiram uma vantagem de duas bolas, 15-13 decorridos sete minutos do segundo tempo. Apesar de um período de superioridade numérica, Portugal acusava dificuldades em ultrapassar a defesa do Egito e, após o 16-13, Luís Santos deu uso ao seu tempo técnico à passagem dos quarenta minutos. Ao contrário do que havia acontecido no primeiro tempo, a reação à paragem técnica não conseguiu contrariar a falta de eficácia ofensiva e a formação egípcia chegou à maior vantagem registada até então, com o 18-14.

Portugal não virou a cara à luta e, apesar de um período em inferioridade numérica o parcial foi positivo e, a espaços, as lusas foram aproximando no marcador. Com nove minutos por jogar, Constança Sequeira assinalou o 20-18 da marca de 7 metros e obrigou o treinador adversário a utilizar o seu segundo time out para tentar quebrar os mais de cinco minutos sem qualquer golo assinalado. Naíde Gonçalves reduziu para a margem mínima, 21-20, mas as portuguesas não conseguiram chegar à igualdade e as adversárias voltaram aos dois golos à maior. Numa última chance, Luís Santos chamou as suas atletas com pouco mais de 60 segundos por jogar e com o 22-20 no placard. A lição vinha estudada e Sofia Ferreira não tremeu, recolocando a desvantagem na diferença mínima. A nível defensivo, Portugal apresentou algumas alterações – com maior profundidade – mas as egípcias conseguiram ultrapassar a defesa lusa e garantir a passagem aos quartos de final.

Resultado Final: 24-22

MVP: Matilde Rosa – 11 defesas (35% de eficácia)
Top Scorer: Luciana Rebelo – 7 golos

Luís Santos, Selecionador Nacional, mostrou o seu descontentamento com a derrota e com a falta de eficácia ofensiva, mas destacou também aspetos positivos e já pensa em conquistar o melhor lugar possível: “Estamos muito tristes com este resultado naturalmente, o que nos afasta dos oito primeiros lugares. No entanto, conforme tinha dito, a vitória era claramente possível. Não podemos cometer 21 falhas técnicas e falhar 14 remates aos 6 metros num jogo destes. As nossas jogadoras têm que perceber que temos que ser mais sérios e ponderados no contexto internacional. Eu sei que é muito difícil, porque a nível interno as falhas não se pagam desta maneira! Ainda por cima voltamos a ter guarda-redes a um nível de campeã e isso ainda torna mais frustrante a derrota. Apesar disso, tenho que dar os parabéns a todas pela luta. Temos que responder com trabalho duro e perceber que daqui a dois dias temos novo jogo, que nos leva para o próximo objetivo – a luta pelo 9º lugar. São as dores de crescimento… E estamos preparados para elas!”

Calendário
Grupo C
30.07.2022 – 12h30 – Portugal x Ilhas Faroé, 29:24 (15:13)
31.07.2022 – 19h30 – Portugal x Áustria, 33:27 (13:11)
02.08.2022 – 11h30 – Dinamarca x Portugal, 33:25 (16:13)
Main Round
03.08.2022 – 19h30 – Egito x Portugal, 24:22 (11:11)
05.08.2022 – 15h30 – Portugal x Croácia, YouTube IHF

Patrocinadores Institucionais