IHF Women’s U18 World Championship: Portugal sofre primeira derrota

PUB

Seleção Nacional sub-18 não conseguiu fazer frente à Dinamarca e terminou a Fase Preliminar na segunda posição do Grupo C; Egito e Croácia serão os adversários no Main Round.

Portugal partia em busca da terceira vitória consecutiva no Campeonato do Mundo da categoria sub-18, diante de um adversário cujo estatuto e poderio obrigavam a que os níveis de concentração estivessem no máximo: a Dinamarca. Com um 5:1 defensivo, com Carmen Figueiredo a assumir o papel de defensora avançada, Portugal sofreu o primeiro golo bem cedo e, desde então, a Dinamarca nunca mais abandonou a dianteira até ao final. Depois de nove golos alternados, foi a vez da equipa nórdica chegar aos dois golos de vantagem pela primeira vez (6-4), aos 11 minutos, aproveitando um período em que Portugal se encontrava em inferioridade numérica. A equipa lusa foi sendo castigada com várias exclusões, o que dificultava a boa organização e execução do plano de jogo e, em cima dos 20 minutos, apareceu uma inédita vantagem dinamarquesa de quatro golos (11-7). Nos últimos 10 minutos brilharam a, recém entrada, guarda-redes Matilde Rosa e a lateral Luciana Rebelo, e ajudaram a que Portugal ganhasse forças para tentar recuperar, tendo mesmo conseguido encurtar a margem até ao mínimo (14-13), a quatro minutos do intervalo. No restante período, a Dinamarca voltou a crescer no jogo.

Intervalo: 16-13

Nos primeiros sete minutos da segunda metade, e depois de um primeiro momento de reação lusa, a equipa adversário assinou um parcial de 3-0, o que fez com que a diferença voltasse a conhecer um patamar novo, de cinco golos, ao 21-16. Luís Santos foi mexendo na equipa e nos sistemas táticos, como é o caso da utilização do 7×6 e de algumas marcações individuais às principais figuras da Dinamarca, mas a tarefa foi-se tornando cada vez mais difícil à medida que o encontro se aproximava do fim, com alguma falta de eficácia a penalizar as ações lusas. Aos 50 minutos as nórdicas lideravam por sete golos de diferença (29-22) e o resultado final ficou fechado em 33-25.

Resultado Final: 33-25

MVP: Matilde Rosa – 13 defesas (45% de eficácia)
Top Scorer: Luciana Rebelo – 8 golos

Luís Santos, Selecionador Nacional, salientou a luta das atletas na busca por um resultado positivo e afirmou que é necessário melhorar alguns aspetos como a finalização: “Jogar contra potências do andebol obriga-nos a ter todas as jogadoras a alto nível e, também, a ter a sorte de não haver fatores externos ao jogo. Não conseguimos esta combinação e percebemos que nos faltam horas e horas de contacto com esta adversidade. Mesmo assim, pressionámos a Dinamarca e fomos capazes de demonstrar que temos muito valor. Melhorar a eficácia na finalização amanhã [quarta-feira] e voltar a entrar para outra final, com a convicção necessária para colocarmos em prática aquilo que sabemos fazer bem. Parabéns às jogadoras pela luta até ao final.”

Portugal termina assim a Fase Preliminar do IHF Women’s U18 World Championship no 2º lugar do Grupo C e vai agora defrontar as congéneres do Egito e da Croácia, 1º e 2º classificados do Grupo D, respetivamente, no Main Round.

Em antevisão ao primeiro duelo da próxima fase da competição (já esta quarta-feira, às 19h30), o líder da equipa lusa garante que será mais um duelo difícil mas garante que Portugal tem possibilidades de vencer: “O jogo com o Egito será mais um duro teste neste Mundial. Sabemos que o adversário tem um jogo muito individualizado e teremos, novamente, que ser competentes no 1×1. As atletas contrárias estão motivadas pelos dois pontos com que entram nesta fase, mas nós temos boas possibilidades de vencer, se mantivermos a nossa qualidade de jogo.”

Calendário
Grupo C
30.07.2022 – 12h30 – Portugal x Ilhas Faroé, 29:24 (15:13)
31.07.2022 – 19h30 – Portugal x Áustria, 33:27 (13:11)
02.08.2022 – 11h30 – Dinamarca x Portugal, 33:25 (16:13)
Main Round
03.08.2022 – 19h30 – Egito x Portugal, YouTube IHF
05.08.2022 – 15h30 – Portugal x Croácia, YouTube IHF

Patrocinadores Institucionais