M18 EHF Euro 2022: Portugal estreia-se frente a Montenegro

PUB

Equipa orientada por Nuno Santos inicia a participação no Campeonato da Europa sub-18, esta quinta-feira, e vai defrontar a seleção da casa no jogo inaugural do Grupo B.

Faltam cerca de 24 horas para o início da caminhada da Seleção Nacional sub-18 no M18 EHF Euro 2022, em Podgorica. O jogo inaugural da turma lusa está agendado para esta quinta-feira, às 19h00, frente a Montenegro, que parte com uma motivação extra por jogar em casa, diante dos seus adeptos. Em termos históricos, no que ao escalão sub-18 diz respeito, Portugal tem um registo superior, tendo marcado presença nos dois últimos Europeus (2018 e 2016), enquanto que Montenegro esteve fora das mesmas, tendo participado apenas em competições de menor importância. A última vez que as duas seleções se defrontaram, neste escalão, foi – curiosamente – na fase de grupos do Europeu de 2010, em que Portugal venceu por 26-28.

Nuno Santos, Selecionador Nacional sub-18, garante que este duelo inicial tem uma importância extrema mas que a equipa está preparada: “A motivação está em alta, nós temos conversado bastante com os jogadores, em Setúbal, antes da viagem, estivemos a conversar e eles mantêm o objetivo a que se propuseram, que é um objetivo alto. Eu penso que, por esse lado, está tudo bem. A nossa maior preocupação está mesmo relacionada com a recuperação dos atletas, estamos a fazer tudo para o conseguir, hoje realizámos um treino curto mas bom e já estamos a preparar o jogo com Montenegro.”

O fator casa pode constituir uma vantagem para o adversário, mas isso – garante – não irá influenciar a preparação: “Nós não vamos preparar este jogo de forma diferente, só pelo facto de ser contra a equipa da casa. Vamos sim, preparar os atletas para um ambiente que, eventualmente, possa acontecer e penso que nesse aspeto também vamos estar preparados. Sabemos que é um jogo muito importante, até em termos anímicos e todos podem ter a certeza de uma coisa: vamos fazer tudo por tudo para conseguir ganhar este primeiro jogo. O corpo pode estar cansado, mas é importante ter a cabeça limpa também e estamos a precisar de ganhar um jogo.”

Sobre a seleção de Montenegro, Nuno Santos salienta o poder de fogo dos atletas que compõe a primeira linha: “É uma equipa que tem uma primeira linha de atiradores, em teoria é uma equipa que está ao nosso alcance, mas isso não chega, é preciso darmos as respostas adequadas em jogo para que possamos vencer. Se o ambiente for propício para eles, que eu estou convencido que sim, não é por acaso que eles se candidatam à organização, provavelmente consideram que têm uma boa geração, vamos preparar o melhor possível para conseguirmos vencer este primeiro jogo.”

O jogo de estreia de Portugal no M18 EHF Euro 2022, bem como todos os jogos da prova, contarão com transmissão em direto em EHFTV.com

Calendário:
Grupo B
04.08.2022 – 17h00 – Portugal x Montenegro, ehftv
05.08.2022 – 19h00 – Itália x Portugal, ehftv
06.08.2022 – 19h00 – Croácia x Portugal, ehftv

Patrocinadores Institucionais