M18 EHF Euro 2022: Portugal garante presença no Main Round após vitória contundente

PUB

Seleção Nacional sub-18 conquistou a segunda vitória frente à congénere da Itália e segue para a fase principal; Próximo adversário será a Croácia a fechar o Grupo B.

Portugal alcançou, esta sexta-feira, a segunda vitória no Campeonato da Europa sub-18, a decorrer em Podgorica, Montenegro, diante da Itália, por uns expressivos 20 golos de diferença, bem como o respetivo bilhete dourado para o Main Round da competição.

Depois de quase seis minutos sem qualquer golo e em que as duas equipas demonstravam alguma falta de concentração, foi a Itália a inaugurar o marcador, antes de Vasco Costa responder de imediato com o golo do empate e primeiro de Portugal. Aos 10 minutos o marcador registava um empate a três golos, sem que a formação das Quinas tivesse estado na dianteira do marcador, algo que acabou por acontecer no minuto seguinte, quando Miguel Oliveira assinou o 3-4. Nesta altura do jogo, o central destacava-se como uma das figuras do encontro, somando já três dos quatro golos de Portugal. Foi nesse período que a seleção italiana começou a revelar uma falta de eficácia maior, aliada à boa prestação defensiva da equipa portuguesa, e aos 19 minutos a margem era de três golos, ao 4-7.

A sete minutos final da primeira parte, Portugal chegava pela primeira vez à diferença de cinco (6-11), com mais um golo de Miguel Oliveira, que reforçava o estatuto de candidato a MVP. As principais dificuldades no ataque luso prendiam-se com a finalização aos seis metros por parte dos pivôs, quer Ricardo Brandão, quer António Machado iam sendo anulados pelo guardião da Itália. No final dos primeiros 30 minutos, a seleção orientada por Nuno Santos beneficiava de uma vantagem relativamente tranquila.

Intervalo: 10-14

A etapa complementar abriu com um parcial de 0-4, com golos de Nuno Oliveira (2), Xavier Barbosa e Miguel Oliveira, com uma defesa de Diogo Rêma Marques pelo meio, o que colocava Portugal num patamar seguro de oito golos à maior (10-18), aos 35 minutos. O ímpeto português continuava a ser uma ‘dor de cabeça’ para os italianos, que viram a margem de 12 golos aparecer (12-24), com notas claras de melhoria em toda a linha da Seleção Nacional, em cima dos 40 minutos.

A superioridade lusa era cada vez mais evidente e o desfecho positivo era mais do que previsível, estando os portugueses apenas à espera do apito final, já que a 10 minutos do término, eram já 18 os golos que separavam as duas equipas (13-31). A segunda vitória no Europeu sub-18 foi confirmada após uma segunda-parte de alto nível, bem como a presença no Main Round da competição.

Resultado final: 18-38

MVP & Top Scorer: Vasco Costa – 7 golos

Nuno Santos diz que a todos estão felizes com este desfecho que era o primeiro objetivo para este Europeu: “A satisfação é óbvia. Esta era a primeira meta que nós pretendíamos alcançar e que era quase obrigatória porque nos garante os apuramentos para os Mundiais e Europeus das gerações futuras. Estamos todos muitos felizes, mas continuamos na luta e agora queremos mais. Vamos ver.”

O líder da Seleção Nacional salientou a melhoria do desempenho da equipa lusa na segunda metade: “Penso que na primeira parte já tínhamos conseguido uma boa prestação, simplesmente não conseguimos arrancar no marcador porque falhámos muitos golos. Mas na segunda parte, efetivamente, tivemos um desempenho defensivo bastante interessante, aos 20 minutos de jogo tínhamos sofrido apenas três golos. A defesa funcionou bem e isso fez também com que no contra ataque tivessemos sucesso e criámos esta décalage que se verificou no fim do jogo.” 

A Seleção Nacional sub-18 irá medir forças com a Croácia, este domingo às 19h00, no último duelo da Fase Preliminar, já com o apuramento para o Main Round garantido mas com o objetivo de conquistar mais dois pontos, que serão preciosos na próxima fase.

Calendário:
Grupo B
04.08.2022 – 17h00 – Portugal x Montenegro, 31:24 (16:13)
05.08.2022 – 19h00 – Itália x Portugal, 18:38 (10:14)
07.08.2022 – 19h00 – Croácia x Portugal, ehftv

Patrocinadores Institucionais