M18 EHF Euro: Croácia é o próximo adversário de Portugal

PUB

Seleção Nacional sub-18 masculina enfrenta croatas no último jogo da Ronda Preliminar, que vale dois pontos para o Main Round.

A seleção das quinas garantiu a passagem ao Main Round esta sexta-feira, depois de vencer a Itália por uns expressivos 18-38 e resta apenas o duelo com a Croácia – que também já garantiu lugar no Main Round – para fechar a Ronda Preliminar. O frente a frente com a seleção dos Balcãs decide quem leva dois pontos na bagagem, partindo em vantagem para a próxima fase.

O próximo adversário de Portugal soma, igualmente, duas vitórias e por números expressivos, nomeadamente no embate com os anfitriões – Montenegro – onde conquistou os dois pontos, ao triunfar por o 21-46; já no duelo com a Itália a margem foi mais curta, mas o triunfo ficou fechado a favor dos croatas por 35-31. Dada a diferença de golos ser maior para a Croácia (+29) do que para Portugal (+27), são os croatas a liderar o Grupo B, à entrada para o último encontro da Ronda Preliminar.

Tendo em conta a boa prestação da Croácia neste Europeu, Nuno Santos – Selecionador Nacional – antevê um “bom jogo” onde ambas as equipas querem vencer: “Penso que vai ser um jogo equilibrado, que vai ser um bom jogo, há um interesse mútuo de ganhar. Nesta altura, seguramente, as duas equipas vão-se preparar com a maior conveniência possível. Nós já estivemos a trabalhar no vídeo e vamos treinar hoje [sábado] a pensar neste jogo. Vamos também procurar descansar e prepararmo-nos o melhor possível, sabendo de antemão que é um jogo importante – se o vencermos damos margem de erro na fase seguinte e todos estamos cientes da importância do mesmo.”

O técnico luso já conhece os pontos fortes e debilidades da Croácia e descreveu o típico jogo Balcã, que Portugal vai enfrentar este domingo: “Atendendo à nossa defesa, normalmente quando os croatas atacam defesas 6:0 privilegiam o remate exterior, são atletas muito altos e é a escola croata – preparam o jogo para o remate exterior e nós vamos conseguir contrariar isso. Quanto ao nosso ataque, eles normalmente apresentam uma defesa bastante profunda e pensamos que as zonas mais vulneráveis são as zonas exteriores do campo. Temos que dar um bocadinho mais de continuidade ao nosso jogo, para que a bola consiga chegar a essa zona do campo, para termos sucesso; uma vez que eles são atletas de grande envergadura e na zona central iremos ter seguramente alguma dificuldade. Estamos a ver a melhor forma de os contrariar e de conseguirmos ter sucesso.”

O jogo entre Croácia e Portugal está agendado para as 19h00 deste domingo e tem transmissão em direto na EHF TV.

Calendário:
Grupo B
04.08.2022 – 17h00 – Portugal x Montenegro, 31:24 (16:13)
05.08.2022 – 19h00 – Itália x Portugal18:38 (10:14)
07.08.2022 – 19h00 – Croácia x Portugal, ehftv

Patrocinadores Institucionais