M18 EHF Euro: Derrota com a Hungria adia sonho das Meias Finais

PUB

Primeiro desaire da armada lusa na competição impediu a festa da passagem à próxima fase; Objetivo continua a ser possível e é necessário vencer a Alemanha.

Pela primeira vez neste M18 EHF Euro 2022, a Seleção Nacional sub-18 conheceu o sabor da derrota, falhando assim a passagem às Meias Finais, no imediato. A Hungria levou a melhor e garantiu o ambicionado bilhete dourado, enquanto que Portugal, para poder seguir o mesmo caminho, precisa agora de vencer a Alemanha, esta quarta-feira, no encerramento do Main Round.

Foi a seleção magiar a abrir o ativo, antes de uma resposta com critério de Portugal, com golos de Miguel Oliveira e Gabriel Cavalcanti, que trouxe a primeira vantagem no jogo (1-2). Aos seis minutos – e mesmo em inferioridade – a seleção das Quinas viu o adversário concretizar a reviravolta (4-3), confirmando o poderio da Hungria, que Nuno Santos mencionou na antevisão. No entanto, e com ajuda do guardião Diogo Rêma Marques, Portugal voltou à carga e assinou um parcial de 0-3, chegando a uma inédita vantagem de dois golos, aos 12 minutos (4-6), antes de novo empate a seis. Nesta fase do duelo, o central Kirstóf Csörgo – que figura no top-5 de melhores marcadores do M18 EHF Euro 2022 – assumia as despesas da equipa magiar, contabilizando quatro dos seis golos da equipa.

Digo Rêma Marques voltou a ser decisivo para que Portugal voltasse aos dois golos à maior, a sete minutos do intervalo (7-9) e, pouco depois, a boa coesão defensiva lusa fez com que a Hungria não conseguisse finalizar por diversas ocasiões consecutivas e o ataque luso correspondeu com um parcial contundente de 0-5, o que colocava o marcador em patamares inéditos (7-12). Após 10 minutos sem marcar, a Hungria respondeu e conseguiu encurtar ligeiramente a diferença até ao soar da buzina.

Intervalo: 9-12

Já na segunda metade, após cinco minutos de parada e resposta, a Hungria cresceu no jogo e alcançou de novo o empate, desta feita a 14 golos. A equipa lusa segurou a vantagem mínima até ao minuto 43, altura em que os húngaros tomaram as rédeas do jogo (17-16) e obrigaram Portugal a correr atrás do triunfo até final, que acabou por não acontecer, mas sempre com uma atitude aguerrida.

Só aos 52 minutos é que os magiares chegaram, de novo, aos dois golos de vantagem (23-21), pela mão do inevitável Kirstóf Csörgo – melhor marcador do jogo com uns expressivos 12 golos. A 30 segundos do fim, Tomás Texeira assinou o empate a 23 golos, o que ainda devolveu a esperança a Portugal, mas a Hungria sentenciou a partida ao cair do pano.

Resultado Final: 24-23

MVP & Top Scorer: Gabriel Cavalcanti – 7 golos

Nuno Santos, Selecionador Nacional, diz que a equipa foi competitiva mas que a Hungria foi a melhor equipa e admite que a equipa está tranquila para encarar o jogo decisivo desta quarta-feira: “Claro que não é bom perder, mas estamos tranquilos porque sabemos que o jogo de amanhã é que é decisivo. Hoje não conseguimos jogar bem, foi um jogo um pouco confuso em termos ofensivos, mas também procurámos gerir um pouco a equipa. A Hungria ganhou bem, foi a melhor equipa, nós podíamos, efetivamente, se tivéssemos um pouquinho mais calma, ganhar o jogo. Optámos por correr o risco de fazer uma rotação maior, sabíamos que íamos estar intermitentes nas diversas fases do jogo, e mesmo assim podíamos ter ganho contra uma boa equipa que joga muito bem. Fomos competitivos, tínhamos que aproveitar este jogo neste jogo e amanhã é que é o dia.”

Quanto ao próximo adversário, o líder da equipa lusa salienta aquele que Portugal vai encontrar mas garante que os jogadores vão estar preparados para um desafio intenso: “Vamos dar tudo por tudo para conseguir vencer, estamos na luta e acreditamos. Vamos encontrar uma equipa que pratica um andebol muito agressivo, seguramente vão defender 6:0, são atletas muito robustos, não sendo muito altos e vai ser um jogo de choque. Vamos ter que estar preparados para travar o remate exterior, é uma equipa bastante interessante que não começou bem este Europeu, mas tem vindo a crescer até aqui.”

O próximo duelo de Portugal será frente à Alemanha, já esta quarta-feira e só a vitória interessa para que os lusos possam festejar a passagem às Meias Finais do Campeonato da Europa. Todos os jogos podem ser acompanhados em direto em EHFTV.com.

Calendário:
Grupo B
04.08.2022 – 17h00 – Portugal x Montenegro, 31:24 (16:13)
05.08.2022 – 19h00 – Itália x Portugal18:38 (10:14)
07.08.2022 – 19h00 – Croácia x Portugal24:25 (16:15)
Main Round
09.08.2022 – 19h00 – Hungria x Portugal, 24:23 (9:12)
10.08.2022 – 19h00 – Portugal x Alemanha, ehftv

Patrocinadores Institucionais