M18 EHF Euro: Lusos garantem 2 pontos na reta final

PUB

Seleção Nacional sub-18 venceu a Croácia por 24-25 no último encontro da Fase de Grupos, somando os primeiros pontos do Main Round.

Na entrada para o último jogo da Fase de Grupos diante da congénere da Croácia, Diogo Rêma Marques impediu que Nikola Ivankovic, da marca de 7 metros, inaugurasse o marcador e deu oportunidade a Portugal de assumir a primeira liderança, o que acabou por se verificar após o 0-1 de José Ferreira. A Croácia respondeu de imediato mas, após o empate a dois, os portugueses imprimiram um parcial de 0-3, fechado por Vasco Costa. Durante um período de superioridade numérica, os comandados de Nuno Santos aproveitaram para ampliar a vantagem, chegando aos quatro golos à maior, 4-8 com 12 minutos decorridos.

A defesa típica da seleção dos Balcãs – bastante profunda, como Nuno Santos referiu aquando da antevisão – começou a causar alguns problemas ao ataque luso, que viram os croatas igualar o resultado com o 10-10 de Petar Krupic à passagem do minuto 18, levando o técnico português a pedir o seu primeiro time out. No regresso aos 40×20, Ricardo Brandão acertou em cheio no poste e viu Aleksandar Capric dar a primeira vantagem aos croatas, na resposta o pivô luso não tremeu e Miguel Oliveira devolveu a liderança a Portugal (11-12).

Os portugueses aproveitaram um período de superioridade numérica para fazer o 11-14 com pouco mais de seis minutos por jogar e, após o 12-14, foi a vez do técnico croata dar uso ao cartão verde. A seleção dos Balcãs saiu bem do tempo técnico e conseguiu regressar à liderança do marcador, saindo para os balneários na frente, pela margem mínima.

Intervalo: 16-15

Os segundos 30 minutos não começaram de feição para os portugueses, Vasco Costa viu o cartão vermelho e Toni Zivkovic deu a primeira vantagem de dois à Croácia, 17-15. Apesar das adversidades, Miguel Oliveira e Tiago Sousa colocaram novamente tudo empatado. À entrada dos últimos 20 minutos, Gabriel Cavalcanti devolveu a liderança a Portugal ao fazer o vigésimo golo. Seguiram-se sete minutos com apenas três golos, novamente tudo empatado – agora a 21 – e o técnico croata pediu novo tempo técnico.

A seleção dos Balcãs acabou por assumir novamente a dianteira do marcador e os portugueses acusavam dificuldades em encontrar os caminhos para a baliza defendida por Marko Prpic, com oito minutos por jogar e o resultado em 23-22, Nuno Santos solicitou um time out. O jogo seguiu com um ritmo lento, com ataques muito pausados, até que à passagem do minuto 56 Diogo Rêma Marques disse presente, ao negar o golo da marca de 7 metros à Croácia – que lhes conferia uma vantagem de dois golos. No ataque Portugal respondeu de forma positiva, com Miguel Oliveira e Tiago Sousa a devolver a liderança aos lusos, 24-25. A 17 segundos do apito final, o técnico croata levou o cartão verde à mesa para preparar o último ataque. A Croácia acabou por não conseguir ultrapassar a defesa lusa e Portugal terminou assim a Fase de Grupos na primeira posição.

Resultado Final: 24-25

MVP: José Ferreira – 5 golos (100% eficácia) e 2 assistências
Top Scorer: José Ferreira & Gabriel Cavalcanti – 5 golos

Nuno Santos salientou o jogo mais difícil que Portugal enfrentou neste Europeu, como já perspetivava, mas onde felizmente os lusos conseguiram sorrir. O Selecionador Nacional destacou alguns aspetos a melhorar, no entanto realça a vontade de ganhar a que se assistiu esta tarde: “Foi o jogo com maior grau de dificuldade, contra uma equipa que defende de forma profunda, ao qual nós não estamos habituados, mas conseguimos fazer coisas boas entre também algumas asneiras normais mediante o contexto. Falhámos muitos golos, já na primeira parte fomos a perder por um ao intervalo, mas falhámos muitas bolas aos seis metros, temos que melhorar esse aspeto. Precisamos de ter mais calma a finalizar porque as oportunidades estão lá, construímos bem o ataque muitas vezes, mas depois não conseguimos finalizar. De qualquer maneira, apesar do sofrimento houve uma parte que veio ao de cima, que foi a vontade de ganhar e no meio disto tudo também acabámos por ter um bocado de sorte, mas tudo faz parte do jogo.”

Sobre o pleno de vitórias e a passagem ao Main Round com dois pontos, o técnico português salienta que era esse o principal objetivo: “Era isso que ambicionávamos. Foi isso que conseguimos e agora sabemos que temos margem de erro. Foi isso que ganhámos, mas a intenção será sempre vencer os dois jogos. Continuamos na luta, estamos motivados e depois de amanhã é outro dia. Vai ser outro jogo muito difícil e queremos ganhar, obviamente.”

A Seleção Nacional sub-18 terá pela frente a seleção da Hungria, terça-feira, e no dia seguinte o adversário será a formação da Alemanha. Todos os jogos podem ser acompanhados em direto na EHF TV.

Calendário:
Grupo B
04.08.2022 – 17h00 – Portugal x Montenegro, 31:24 (16:13)
05.08.2022 – 19h00 – Itália x Portugal18:38 (10:14)
07.08.2022 – 19h00 – Croácia x Portugal, 24:25 (16:15)
Main Round
09.08.2022 – 19h00 – Hungria x Portugal, ehftv
10.08.2022 – 19h00 – Portugal x Alemanha, ehftv

Patrocinadores Institucionais