M18 EHF Euro: Portugal defronta Hungria no arranque do Main Round

PUB

Após o inédito pleno de vitórias na Fase Preliminar do Europeu da categoria, a Seleção Nacional sub-18 quer somar o quarto triunfo diante dos magiares para garantir um lugar Meias Finais.

Este domingo marcou o fim da Fase Preliminar do Campeonato da Europa sub-18, a decorrer em Podgorica, Montenegro, que contou com um marco histórico: a média de golos por jogo foi de 61.1, a maior de sempre registada na competição. Um dado relevante para antever o próximo desafio de Portugal, contra a Hungria, no arranque do Main Round, isto porque os magiares, à semelhança da equipa lusa, venceram os três jogos da primeira fase – e seguiram para a fase principal com dois pontos -, mas com um registo superior a 30 golos marcados em todos eles. Em caso de vitória, a turma nacional garante presença nas Meias Finais do Europeu e esse é o próximo objetivo a alcançar.

O poder de fogo da seleção húngara é mesmo a principal arma neste M18 EHF Euro 2022 e há dois jogadores que se destacam e que figuram no top-5 de melhores marcadores da prova até ao momento: Tamás Kovács (26) e Kirstóf Csörgo (21). Nuno Santos salienta a qualidade “acima da média” deste jogadores em particular e da equipa húngara no seu todo:

“A Hungria tem dois jogadores de grande nível, o lateral esquerdo (Tamás Kovács) e o central (Kirstóf Csörgo). É uma equipa que está muito bem articulada, tem vindo a trabalhar junta já há bastante tempo e eu penso que o ataque da Hungria será, seguramente, o ponto mais forte deles, com muita variabilidade de ações, jogadores muito criativos, com muito improviso, o que nos vai obrigar a ter o dobro da atenção. Neste momento, a Hungria e a Espanha são as equipas que estão a jogar melhor neste Campeonato da Europa.”

Sem poder contar com Vasco Costa, lateral que foi desqualificado no último duelo com a Croácia, o Selecionador Nacional diz que o segredo para o triunfo poderá passar pela defesa:

“Vai ser um jogo muito difícil. Se quisermos ganhar, vamos ter que defender muito bem, e estávamo-nos a preparar com a maior conveniência possível, de forma a conseguirmos esse objetivo que é vencer. Vamos ter alguns problemas em termos defensivos, a ausência do Vasco [Costa] vai ter impacto para nós, mas vamos procurar a melhor forma de contrariar os húngaros.”

Com habitual, todos os jogos podem ser acompanhados em direto em EHFTV.com.

Calendário:
Grupo B
04.08.2022 – 17h00 – Portugal x Montenegro, 31:24 (16:13)
05.08.2022 – 19h00 – Itália x Portugal18:38 (10:14)
07.08.2022 – 19h00 – Croácia x Portugal24:25 (16:15)
Main Round
09.08.2022 – 19h00 – Hungria x Portugal, ehftv
10.08.2022 – 19h00 – Portugal x Alemanha, ehftv

Patrocinadores Institucionais