M18 EHF Euro: Quatro portugueses no programa Respect Your Talent com o croata Ivano Balić

PUB

Diogo Rêma Marques, Vasco Costa, Gabriel Cavalcanti e José Ferreira integraram a iniciativa da Federação Europeia de Andebol que teve como mentor o antigo central e duas vezes eleito Melhor Jogador do Mundo pela IHF.

Desde a estreia em 2019, na altura apenas destinado à vertente feminina, o programa Respect Your Talent, levado a cabo pela Federação Europeia de Andebol (EHF), tem vindo a ganhar cada vez mais força. A mais recente edição aconteceu esta quinta-feira, em Podgorica, Montenegro, inserida no M18 EHF Euro 2022 – em que Portugal está a lutar pelo 5º lugar – e mais de 60 atletas, entre os quais os portugueses Diogo Rêma Marques, Vasco Costa, Gabriel Cavalcanti e José Ferreira, tiveram a oportunidade de ouvir de perto a voz da experiência de uma das maiores referências de sempre da modalidade: o croata Ivano Balić.

O antigo central, que terminou a carreira em 2014/2015 e realizou quase 200 jogos ao serviço da seleção dos Balcãs, tem um currículo que dispensa qualquer tipo de apresentações (Campeão do Mundo, Campeão Olímpico, vencedor de dois troféus IHF World Player of the Year, entre outros) e esteve durante a manhã a partilhar histórias e a dar conselhos às próximas estrelas do futuro do andebol internacional. Os atletas presentes foram aqueles que já receberam o prémio “Player of the Match” neste Campeonato da Europa sub-18.

O formato deste evento foi idêntico ao que decorreu no passado M20 EHF Euro 2022, realizado no nosso país e que coroou Portugal com a medalha de prata, em que o mentor havia sido o antigo ponta-direita espanhol do FC Barcelona, Víctor Tomàs, e que contou com a presença dos lusos Diogo Rêma Marques, João Gomes, Francisco Costa e Martim Costa.

Patrocinadores Institucionais