27.º Congresso Anual ECSS 2022: Andebol em destaque em estudo com base nas Seleções Nacionais Femininas

PUB

Trabalho intitulado “Anthropometric and performance characterization of U16 and U18 Female Handball Portuguese National teams” foi apresentado pela treinadora Ana Carvalho, em Sevilha, com o apoio da Federação de Andebol de Portugal e da Universidade da Maia.

Realizou-se, entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, o Congresso Anual do European College of Sport Science (ECSS) 2022 e o andebol foi um temas abordados. A Federação de Andebol de Portugal e a Universidade da Maia (ISMAI) apoiaram a candidatura de Ana Carvalho, Treinadora Master Coach e Docente de Andebol na Licenciatura de Educação Física do ISMAI, que teve a oportunidade de apresentar um trabalho intitulado “Anthropometric and performance characterization of U16 and U18 Female Handball Portuguese National teams”, nesta 27.ª edição que decorreu no centro de congressos FIBES, na cidade espanhola de Sevilha, organizado pela Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade Pablo de Olavide.

O trabalho de Ana Carvalho foi aceite para apresentação oral no painel designado “Female Team Sports” e foram apresentados resultados preliminares sobre o perfil físico das atletas jovens das Seleções Nacionais. A amostra foram 36 atletas sub-16 e sub-18, presentes no estágio de Outubro de 2021 e as avaliações foram realizadas no laboratório de avaliações físicas da Universidade da Maia ISMAI.

“O interesse deste trabalho baseia-se na necessidade de encontrar valores de referência sobre o perfil fisiológico das atletas femininas de andebol, algo que é de extrema importância para fazer uma ponte entre a ciência e o treino. Torna-se cada vez mais importante a monitorização e a realização de testes físicos nos nossos atletas para percebermos qual a sua evolução e qual o efeito que está a ter o treino. Havendo uma lacuna de valores de referência suportados e validados com os quais possamos comparar, torna-se imperioso que tentemos realizar investigação nesta área.” – referiu Ana Carvalho.

A antiga treinadora do ND Santa Joana Maia, de 36 anos, diz que a oportunidade de apresentar estes resultados neste tipo de conferências “coloca-nos no mapa da investigação científica, dando-nos também mais responsabilidade para continuarmos com este trabalho” e revela ainda que, ao longo do último ano foram também realizadas avaliações nas Seleções Nacionais noutros momentos de estágio, tanto no género feminino como no género masculino, e refere que “mais resultados interessantes irão sair desta recolha de dados.”

Para além de Ana Carvalho, investigadora principal, o referido trabalho teve como segundos investigadores a Professora Doutora Carla Correia de Sá, co-investigadora no processo de construção e realização das avaliações, e o Professor Doutor Paulo Sá, Diretor Técnico Nacional, como investigador sénior.

Este evento assume o estatuto de Congresso Mundial mais importante de ciências do desporto que, este ano, contou com duas sessões plenárias, 38 simpósios com preletores convidados, 138 apresentações orais com trabalhos submetidos a candidatura, 50 apresentações em posters e 214 e-posters; e um total de cerca de 2000 participantes.

+ info: “Anthropometric and performance characterization of U16 and U18 Female Handball Portuguese National teams”

Patrocinadores Institucionais