Alterações no sistema de classificação da EHF garantem mais equipas portuguesas nas Provas Europeias

PUB

Prestações em crescendo das equipas lusas colocam Portugal num patamar superior a nível europeu, garantindo cinco equipas masculinas e quatro femininas nas Competições Europeias de 2023/24.

O Comité Executivo da EHF decidiu, na reunião que decorreu no Luxemburgo na semana passada, alterar o sistema de classificação das competições de clubes masculinos e femininos, tornando-as mais específicas para cada competição. A nova mudança terá efeito já a partir da próxima época, 2023/24, e o novo sistema inclui rankings separados para a Machineseeker EHF Champions League e a EHF European League, dado que a EHF Cup já tinha a sua própria classificação independente.

Até então, as duas principais provas tinham um ranking combinado. A distinção das classificações surge devido a, por exemplo, Espanha não ter obtido grandes resultados na EHF European League mas, com os pontos que o FC Barcelona conquistou na Machineseeker EHF Champions League, o país seguia no segundo lugar do ranking.

No novo sistema adotado, são agora utilizadas classificações independentes para cada prova refletindo adequadamente o desempenho de cada federação na respetiva competição.

Além disso, a distribuição de lugares foi adaptada, na sequência de alterações no sistema de jogo da EHF European League a partir de 2023/24 – esta competição terá apenas uma Ronda de Qualificação, ao invés de duas, para a Fase de Grupos, que contará com um total de 32 equipas.

Posto isto, um número limitado de federações terá acesso direto à EHF European League, embora oito equipas classificadas para a EHF Cup possam entrar na segunda maior competição europeia, consoante pedido.

A classificação para a Machineseeker EHF Champions League não sofre qualquer alteração.

Os resultados obtidos nas últimas três épocas – 2019/20, 2020/21 e 2021/22 – pelas equipas portuguesas, deram a Portugal cinco lugares europeus na vertente masculina e quatro no género feminino. Pela antiga classificação Portugal teria direito a um lugar na Machineseeker EHF Champions League e três na EHF European League e agora, com o sétimo posto da tabela, mais uma equipa portuguesa disputará a EHF European League, nos masculinos. Já as equipas femininas que, até então, colocariam apenas três equipas na EHF European Cup, vão passar a contar com um lugar na EHF European League e três clubes participarão na EHF European Cup.

Pode consultar abaixo as alterações no sistema de classificações bem como os Rankings, masculino e feminino, para a época de 2023/24.

New Club Competition Ranking System
Ranking EHF Women – 2023/24
Ranking EHF Men – 2023/24

Patrocinadores Institucionais