Campeonato Placard Andebol 1: Primeira jornada arranca este sábado com transmissão integral da prova

PUB

Ronda inaugural da principal competição masculina de clubes conta com seis jogos agendados para este fim-de-semana; Todos os jogos serão transmitidos na andeboltv, num novo projeto levado a cabo pela Federação de Andebol de Portugal.

A espera chegou ao fim e este sábado marca o regresso do Campeonato Placard Andebol 1, edição 2022/2023, em que o Campeão Nacional, FC Porto, parte em busca de mais uma revalidação do título, com SL Benfica e Sporting CP como principais perseguidores diretos pela glória e com os restantes 11 emblemas a lutarem pela melhor classificação possível, jornada após jornada. O espetáculo começa agora!

A primeira jornada da principal prova masculina de clubes de Portugal arranca no Funchal e em Lisboa, com o ‘novo’ Marítimo Madeira Andebol SAD a realizar a estreia oficial diante do CF Os Belenenses (17h00) e com o campeão da EHF European League, SL Benfica, a receber o ADA Maia Universidade da Maia (17h00), respetivamente. Outro dos jogos que merece especial atenção é a receção do FC Gaia Empril ao ABC UMinho, que tem início marcado para as 18h00, tal como o Artística de Avanca Bioria – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR e o Vitória FC – Sporting CP. O FC Porto começa a defesa do título este domingo, dia 18 de setembro (18h00) com uma visita ao terreno do Águas Santas Milaneza, ao passo que o duelo entre os dois emblemas que chegaram ao topo provenientes da II Divisão, Académico de Viseu FC e GC Santo Tirso Retrotarget, foi adiado para o dia 1 de novembro.

FC Gaia Empril x ABC UMinho

Em antevisão à primeira partida da nova época, o treinador do FC Gaia Empril, Carlos Resende, acredita que o apoio dos gaienses pode ser fundamental para que a sua equipa entre a vencer na prova: “Iremos iniciar o campeonato em nossa casa, frente aos nossos adeptos, e acreditamos que irão ser muito importantes para nos catapultar para uma boa vitória, frente à excelente equipa do ABC UMinho.”

Uma ambição partilhada pelo treinador bracarense, Filipe Magalhães, que fala em duelo de cariz especial: “O primeiro jogo da época é sempre especial e logo em casa de um adversário que lutará pelos mesmos objetivos que nós. Queremos entrar focados e determinados para conquistarmos o nosso grande objetivo que é vencer o jogo.”

Vitória FC x Sporting CP

O Vitória FC, de Luís Monteiro, estreia-se no Campeonato Placard Andebol 1 2022/2023 com uma das receções mais complicadas, frente ao Sporting CP, que luta por objetivos diferentes. O técnico do emblema de Setúbal espera, no entanto, que os seus jogadores dificultem a tarefa do adversário, salientando, no entanto, o poderio leonino: “[Será] Um jogo de grau de dificuldade máxima, contra uma equipa que raramente perde um jogo para o campeonato, e que manteve a estrutura da época passada. O Sporting CP apresenta soluções diversificadas para todas as fases do jogo, sendo de destacar a plasticidade de sistemas defensivos e uma capacidade de transição ofensiva praticamente imparável. O Vitória FC está numa fase de construção dos conteúdos do modelo de jogo e, apesar de algumas limitações na utilização jogadores para esta partida, penso que estamos preparados para criar algumas dificuldades ao nosso adversário.”

Do lado do vice-Campeão Nacional, Ricardo Costa assumiu a confiança do clube em agarrar o título e garante que a equipa está pronta para entrar em cena: “Temos a certeza que estamos preparados para competir. As sensações são boas, contamos com todos e ansiosos por começar uma competição onde temos as máximas ambições. Temos as expectativas altas e com a máxima ambição de chegarmos ao fim e sermos campeões. Mas sabemos que todos os jogos são importantes e o primeiro jogo é sempre difícil em qualquer competição e o jogo em Setúbal não será excepção.” – afirmou o técnico leonino, deixando ainda um alerta sobre o adversário.

“É um jogo difícil só pelo facto de ser em casa do adversário. Sabemos que aquele pavilhão é complicado e o ano passado estávamos empatados ao intervalo. Foi um jogo difícil, se todos nos recordarmos o Vitória FC foi capaz de vencer um dos grandes. Nós sabemos da dificuldade que é lá jogar. Conhecemos os atletas, tivemos oportunidade de os conhecer melhor no Troféu Stromp, por exemplo. Acreditamos que é uma equipa que em casa vai sempre causar dificuldades a todas as equipas” – referiu.

Transmissão integral do Campeonato Placard Andebol 1

Através de um novo projeto, a Federação de Andebol de Portugal irá levar até si todos os jogos de uma das maiores competições nacionais de clubes e todos os amantes e simpatizantes da modalidade terão a oportunidade de assistir em direto ou em diferido, a todos os 182 jogos que compõe as 26 jornadas do Campeonato Placard Andebol 1.

A Federação de Andebol de Portugal procedeu à instalação de câmaras automáticas em todos os pavilhões utilizados na competição (e também do Campeonato 1ª Divisão Feminina), o que constitui um passo abrangente em termos de divulgação e visibilidade da modalidade, e todos poderão assistir em direto, ou à posteriori.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
1ª Jornada
17.09.2022 – 17h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x CF Os Belenenses, andeboltv
17.09.2022 – 17h00 – SL Benfica x ADA Maia Universidade da Maia, BTV / andeboltv (diferido)
17.09.2022 – 18h00 – Artística de Avanca Bioria x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, andeboltv
17.09.2022 – 18h00 – FC Gaia Empril x ABC UMinho, andeboltv
17.09.2022 – 18h00 – Vitória FC x Sporting CP, A Bola TV / andeboltv (diferido)
18.09.2022 – 18h00 – Águas Santas Milaneza x FC Porto, Porto Canal / andeboltv (diferido)
01.11.2022 – 17h00 – Académico de Viseu FC x GC Santo Tirso Retrotarget, andeboltv

Patrocinadores Institucionais