Campeonato Placard Andebol 1: Segunda ronda joga-se este sábado na íntegra

PUB

ADA Maia Universidade da Maia e Vitória FC jogam entre si à procura do primeiro triunfo na prova; Académico de Viseu FC e GC Santo Tirso Retrotarget estreiam-se ao mais alto nível.

Este sábado será preenchido por todos os jogos da 2ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1, que começa às 15h00 em Santo Tirso, Maia e Lisboa e termina na cidade do Porto, com o último jogo a colocar frente a frente o Campeão Nacional, FC Porto e FC Gaia Empril. Após o jogo da primeira ronda entre Académico de Viseu FC e GC Santo Tirso Retrotarget ter sido adiado, as duas equipas vão – finalmente – estrear-se ao mais alto nível: os viseenses medem forças com o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, no terreno dos poveiros, enquanto que o conjunto tirsense tem a difícil tarefa de receber o SL Benfica. O Jogo da Semana será jogado a Norte do país, entre maiatos e sadinos.

ADA Maia Universidade da Maia x Vitória FC

Para as duas equipas, o arranque na presente edição do Campeonato Placard Andebol 1 não foi feliz, com o ADA Maia Universidade da Maia a sofrer uma derrota às mãos do SL Benfica, na capital, enquanto que o Vitória FC perdeu em casa com o Sporting CP. Os dois emblemas defrontam-se agora com um único objetivo em mente: alcançar a primeira vitória na prova.

Nuno Silva, treinador do emblema maiato, destaca o momento idêntico que as duas equipas atravessam e não antevê um duelo fácil: “Será um jogo com elevado grau de dificuldade, frente a um adversário que apresenta algumas mudanças em relação à época transata, mas que se reforçou muito bem. É uma equipa que, tal como a nossa, encontra-se num processo de desenvolvimento, com excelente orientação do seu técnico. Esperamos, com a nossa atitude e a nossa mentalidade positiva, jogando de forma organizada, criar dificuldades ao nosso adversário e lutar pelos três pontos.”

Do outro lado, Luís Monteiro, técnico do Vitória FC, revela que tem o adversário bem estudado, ao qual tece elogios, e diz que serão os detalhes a fazer a diferença: “O ADA Maia Universidade da Maia tem feito épocas extremamente consistentes na principal competição masculina do Andebol, tendo terminado a época passada num excelente 6° lugar. Para esta época perdeu alguns jogadores influentes, quer na defesa, quer no ataque, mas, pelo facto de ter mantido o treinador, os conteúdos do modelo de jogo mantêm-se praticamente inalteráveis. Na defesa, um 6:0 sem grande envergadura mas muito dinâmico e forte no contacto, que permite muitas recuperações de bola e transições muito rápidas. No ataque, as entradas do lateral esquerdo Rui Oliveira e do 1ª linha universal Mário Silva, entre outras, permitiram manter a dinâmica do jogo, forte no 1×1 e com mais remate exterior no lado esquerdo do ataque. Penso que vai ser um jogo muito equilibrado e decidido nos pormenores.”

O duelo entre maiatos e sadinos começa às 15h00 e contará com transmissão em direto na andeboltv.

Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x Académico de Viseu FC

A estreia no topo está finalmente à vista para os viseenses, que terão uma tarefa difícil – em teoria – contra um conjunto poveiro que entrou a vencer no Campeonato Placard Andebol 1, fora de portas, frente à Artística de Avanca Bioria. O emblema da Póvoa de Varzim vai tentar dar seguimento ao caminho vitorioso e, do outro lado, estará um resiliente e motivado emblema que, recentemente, destronou a concorrência na II Divisão e mereceu um lugar entre os grandes.

Em antevisão ao duelo, João Caracóis, Treinador-adjunto do Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, apela a um forte apoio dos adeptos poveiros para o primeiro jogo em casa e diz que o jogo será tudo menos fácil: “Após uma vitória na primeira jornada, queremos levar de vencida a equipa do Académico de Viseu FC. Será o nosso primeiro jogo em casa, esta época, pelo que queremos demonstrar diante dos nossos adeptos, o nosso valor. Sabemos que não será um jogo nada fácil. O Académico de Viseu, apesar de ser uma equipa que chegou esta época à primeira divisão, irá fazer de tudo para começar bem a sua estreia no campeonato. Podemos esperar várias dificuldades diante este adversário, não só pelo fato de ser uma equipa ‘nova’ na 1ª Divisão, mas também por não termos uma amostra de jogos que gostaríamos de ter de forma a estudar a mesma. Independentemente disto, resta-nos fazer o nosso papel bem e cumprirmos os nossos princípios de jogo para podermos ter mais probabilidades de sucesso neste confronto, e assim, podermos arrecadar mais uma vitória. Apelamos a todos os Poveiros que apareçam neste nosso primeiro jogo em casa. E que nos apoiem neste e nos restantes jogos do campeonato. Contamos com todos.”

Já Rafael Ribeiro, treinador do Académico de Viseu FC, diz que este primeiro jogo será uma imagem de toda a temporada, com a equipa de Viseu a perspetivar muitas dificuldades em todos os jogos do principal escalão. No entanto, a motivação é alta para os estreantes: “É a nossa estreia na 1ª Divisão, uma estreia adiada durante uma semana e nós sabemos qual é o nosso papel e qual é a tarefa que temos ao longo desta temporada. Sabemos que grande parte das equipas contra quem vamos jogar, neste caso, o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, tem outros argumentos, outro passado, outro histórico, outra qualidade e a possibilidade de ganhar estará sempre mais perto da equipa adversária. Nós vamos tentar, acima de tudo, contrariar aquilo que pudermos, preparar as coisas de forma a que possamos estar sempre dentro do jogo e eu acredito que podemos surpreender e ganhar, sabendo das dificuldades que é o jogo, sobretudo a fora de casa. O Póvoa AC Bodegão Grupo CCR vem de uma boa vitória contra a Artística de Avanca Bioria. Perspetivamos muitas dificuldades, sobretudo porque muitos dos nossos jogadores vão competir na 1ª Divisão pela primeira vez e isso, em certos momentos, pode pagar-se caro, mas vamos tentar que esses momentos, se acontecerem, sejam em menor número possível. Tivemos a possibilidade de defrontar este adversário na pré-época e o jogo foi bom e interessante, e perspetivo um bom jogo a partir daí.”

O jogo conta com transmissão em direto na andeboltv, a partir das 16h30.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
2ª Jornada
24.09.2022 – 15h00 – GC Santo Tirso Retrotarget x SL Benfica, A Bola TV / andeboltv (diferido)
24.09.2022 – 15h00 – CF Os Belenenses x Águas Santas Milaneza, andeboltv
24.09.2022 – 15h00 – ADA Maia Universidade da Maia x Vitória FC, andeboltv
24.09.2022 – 16h30 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x Académico de Viseu FC, andeboltv
24.09.2022 – 17h00 – ABC UMinho x Artística de Avanca Bioria, andeboltv
24.09.2022 – 17h00 – Sporting CP x Marítimo Madeira Andebol SAD, Sporting TV / andeboltv (diferido)
24.09.2022 – 18h00 – FC Porto x FC Gaia Empril, Porto Canal / andebol tv (diferido)

Patrocinadores Institucionais