Complexo Desportivo de Lamego recebe estágio da Seleção Nacional A Feminina

PUB

José António Silva anunciou convocatória alargada para a primeira semana de trabalho da nova temporada, com vista à Fase 1 da Qualificação Europeia para o Mundial 2023, contra o Azerbaijão.

Novembro não está assim tão distante e há dois jogos contra a seleção do Azerbaijão para vencer, na caminhada rumo ao Campeonato do Mundo do próximo ano. Com esse momento competitivo em vista, a Seleção Nacional A Feminina prepara-se para iniciar o primeiro estágio da nova época 2022/2023, que decorrerá no Complexo Desportivo de Lamego, de 26 de setembro até 2 de outubro e a convocatória foi divulgada, esta quinta-feira, por José António Silva, com algumas novidades a destacar. O lote alargado de 21 atletas conta, por exemplo, com o regresso de Mariana Lopes, lateral do Bayer Leverkusen, da Alemanha, que esteve ausente por um longo período devido a uma lesão grave, bem como Leonor Gonçalves, inserida num contexto idêntico. Nota ainda para a primeira chamada da pivô do SL Benfica, Nádia Rodrigues.

O Selecionador Nacional destaca os principais objetivos para este estágio e admite que o duplo confronto com o Azerbaijão está já bem presente no pensamento: “O primeiro estágio da época desportiva 2022/2023, que tem como principais objetivos a avaliação das nossas atletas e a consolidação do modelo de jogo que está a ser implementado na equipa, é realizado durante a semana internacional destinada ao trabalho das seleções, sendo, por isso, uma das poucas possibilidades que temos para treinar com todas as atletas. Temos nesta convocatória um número alargado de jogadoras, visto que estamos no início do período competitivo e há a necessidade de analisarmos a sua condição física e técnica, recolhendo indicadores para que possamos definir os próximos passos do nosso trabalho. No nosso pensamento estão já os dois jogos com o Azerbaijão, que se disputam no início de Novembro e que se assumem como decisivos para o futuro da equipa, pelo que o trabalho que agora realizarmos será determinante.”

O líder da equipa lusa, reforça ainda aquilo que significa representar a Seleção Nacional e em que é que isso deve influenciar o compromisso e trabalho das atletas: “Esperamos, como sempre tem acontecido, contar com o empenhamento máximo e a disponibilidade das atletas para o trabalho a realizar e aproveitaremos também para reforçar a mensagem acerca do compromisso exigido às atletas que querem representar a Seleção Nacional, que tem que ser a aspiração máxima de qualquer andebolista. Este compromisso vai muito para além da atividade realizada durante os estágios e implica dedicação diária ao treino, naturalmente em consonância com o trabalho desenvolvido nos respetivos clubes.”

O estágio arranca no dia 26 de setembro, no Complexo Desportivo de Lamego e estende-se até ao próximo dia 2 de outubro. Após cerca de três semanas de paragem, a Seleção Nacional voltará a retomar os trabalhos, já com o lote final de atletas escolhidas para defrontar a congénere do Azerbaijão, a contar para a Fase 1 da Qualificação Europeia para o Mundial do próximo ano.

Convocatória da Seleção Nacional A Feminina – Estágio em Lamego (26/09 a 02/10)

Patrocinadores Institucionais