EHF European League: Águas Santas Milaneza parte em vantagem

PUB

Após vencer a formação do CF Os Belenenses, maiatos seguem com três golos de vantagem para a segunda mão da Ronda 2 de Qualificação com vista à Fase de Grupos.

7 inicial CF Os Belenenses: Miguel Moreira, Nelson Pina, Edvaldo Ferreira, Rui Barreto, Christopher Selles, Gonçalo Nogueira e Bruno Moreira
7 inicial Águas Santas Milaneza: Diogo Ribeiro, Fábio Teixeira, Gustavo Oliveira, Afonso Lima, João Gomes, Miguel Pinto e Francisco Fontes

Três dias depois do primeiro embate da época entre CF Os Belenenses e Águas Santas Milaneza – em jogo relativo à segunda jornada do Campeonato Placard Andebol 1 – as duas formações voltaram a medir forças em Belém e foram os maiatos a sorrir, pela segunda vez.

O início de jogo foi frenético no Pavilhão Acácio Rosa com três golos concretizados em apenas cinquenta segundos, que faziam prever uma partida emocionante entre equipas portuguesas nos palcos Europeus. A formação do Restelo entrou mais forte e alcançou dois golos de vantagem (3-1), mas Miguel Pinto colocou o Águas Santas Milaneza na frente, pela primeira vez, ao converter um livre de 7 metros. Em superioridade numérica, os maiatos não conseguiram garantir a vantagem – parte da culpa pertenceu a Miguel Moreira, com várias defesas importantes – e viram Pedro Santana devolver a igualdade ao marcador.

Apesar da boa exibição até ao momento do guardião do CF Os Belenenses, a coesão defensiva dos comandados de Ricardo Moreira foi determinante para Miguel Pinto fazer o 8-11, assinando a maior diferença até então, com cerca de 20 minutos jogados. Ao contrário do que havia acontecido nos instantes iniciais, o público presente no Pavilhão Acácio Rosa passou a assistir a ataques mais pausados devido a um maior sucesso defensivo de parte a parte. Ricardo Moreira deu uso ao seu primeiro time-out, à passagem do minuto 26, e daí saiu a maior vantagem, com Gustavo Oliveira a bisar, concluindo com o 10-15 – que obrigou Carlos Nunes a dar uso ao seu primeiro tempo técnico. Até à saída para os balneários, o marcador não voltou a mexer.

Intervalo: 10-15

A formação maiata entrou no segundo tempo a ampliar o marcador mas, após o 11-17, eis que surgiu a reação dos homens da casa que, impulsionados pelo seu público, impuseram um parcial de 5-0, colocando novamente tudo por decidir. Mário Lourenço quebrou o jejum de nove minutos sem marcar por parte da formação maiata e abriu o ativo para nova investida dos alvinegros, concluída por João Furtado (16-20). Numa segunda parte bastante diferente da primeira, a formação de Carlos Nunes voltou a crescer e a impor novo parcial de 3-0, encostando o resultado (19-20) com vinte minutos decorridos.

Para os dez minutos finais o técnico dos homens da Cruz de Cristo decidiu apostar no 7×6 e Ricardo Moreira levou o cartão verde à mesa para preparar a sua equipa para os últimos instantes da partida. Apesar das investidas por parte da equipa de Belém, os maiatos não perderam a liderança e conseguiram, ainda, preservar uma vantagem de três golos para o jogo da 2.ª mão.

Resultado Final: 20-23

Top Scorer: Edvaldo Ferreira (CFB) e Gustavo Oliveira (AAAS) – 6 golos
Top Player: Miguel Moreira – 11 defesas (33% eficácia)

Com esta vitória, o Águas Santas Milaneza parte em vantagem para o duelo da segunda mão, agendado para o próximo dia 4 de outubro, no norte do país.

Ronda 2 de Qualificação – EHF European League
1.ª Mão
27.10.2022 – CF Os Belenenses x Águas Santas Milaneza20-23 (10-15)
2.ª Mão
04.10.2022 – 19h45 – Águas Santas Milaneza x CF Os Belenenses

Patrocinadores Institucionais