SL Benfica conquista Supertaça 2022/2023

PUB

Águias conquista a prova inaugural da época ao vencer o Sporting CP num jogo com intensidade máxima e após prolongamento.

O Pavilhão dos Desportos Carlos Pinhão foi palco na final da edição de 2022/2023 da Supertaça Masculina, que opôs Sporting CP a SL Benfica, o eterno clássico.

7 Inicial Sporting CP: Leonel Maciel, Josep Folques, Salvador Salvador, Jonas Tidemand, Natán Suarez, Francisco Costa e Francisco Tavares
7 Inicial SL Benfica: Sergey Hernandez, Ole Rahmel, Demis Grigoras, Adam Juhasz, Alexis Borges, Petar Djordjic e Arnaud Bingo

Foram os leões a começar com bola neste clássico, que acabou por resultar na primeira defesa do jogo de Sergey Hernandez mas Leo Maciel, recente reforço do Sporting CP proveniente do FC Barcelona, acabou por replicar o adversário de posição e o jogo seguiu em branco. Com nova oportunidade, Francisco Costa acabou por desperdiçar frente ao guardião espanhol e com três minutos volvidos o destaque ia somente para os guarda-redes. Petar Djordjic foi o primeiro a desbloquear o ataque frente a Leo Maciel e já bem perto dos cinco minutos do encontro mas a resposta não tardou pela mão de Josep Folques. Demis Grigoras voltou a colocar o Benfica na frente e, com oportunidade desperdiçada de passar para dois golos, as águias acabaram por sofrer o golo da igualdade (2-2) pelo internacional português, Francisco Costa. À chegada dos dez minutos o Benfica chegou aos dois golos de vantagem pela primeira vez, mas os leões não tardaram em igualar o marcador, pela mão de Francisco Tavares. O encontro seguiu em parada e resposta até que à passagem dos 15 minutos, a formação de Chema Rodriguez voltou a alcançar dois golos de vantagem (5-7) ampliados para três com um roubo de bola de Demis Grigoras concretizado por Leandro Semedo. Por esta altura, Sergey Hernandez esteve igual a si próprio, com uma exibição de grande nível, à imagem do encontro anterior onde contou com mais de 30% de eficácia defensiva e, apesar de nova oportunidade, os encarnados falharam no ataque e deram possibilidade à turma de Ricardo Costa para reduzir. Nova ocasião desperdiçada pelos leões e o Benfica voltava a aumentar a contagem (5-9) levando o técnico verde e branco a parar o tempo de jogo para tentar retificar as movimentações ofensivas da sua equipa. O tempo técnico surtiu efeito no imediato mas Petar Djordjic através da marca de 7 metros acabou por aumentar a diferença para cinco golos (6-11), quando faltavam apenas 8 minutos para o intervalo, mais tarde ampliado por Bélone Moreira. O Sporting continuava sem conseguir transpôr a barreira “Hernandez”. Aos 25 minutos houve troca na baliza leonina, com Ricardo Costa a fazer entrar Manuel Gaspar e, por esta altura, acabou por se concretizar uma ligeira aproximação, o que levou Chema Rodriguez a pedir desconto de tempo mas, na reta final do primeiro tempo, o Sporting continuou a sentir dificuldades no ataque e saiu para o intervalo em desvantagem.

Intervalo: 9-15

Na entrada para o segundo tempo, foi Jonas Kallman o primeiro a marcar e os leões continuavam a demonstrar dificuldades no ataque mas, a partir dos cinco minutos, o Sporting começou a apresentar mais soluções, recuperando muitas bolas com maior profundidade defensiva e, com isso, foi reduzindo o diferencial no marcador, que chegou a estar nos oito golos. No entanto, com pouco mais de 10 minutos volvidos, o Benfica voltou a dilatar as contas para nove (15-24) pela mão de Arnaud Bingo; por esta altura, os leões voltaram a reduzir e chegaram aos seis de desvantagem (19-25). Perto dos 20 minutos de jogo, a formação de Ricardo Costa conseguiu aproximar o resultado a três (23-26) levando Chema Rodriguez a pedir desconto de tempo. O técnico espanhol lançou, pela primeira vez na Final Four da prova, Gustavo Capdeville para defender as cores encarnadas com pouco mais de dez minutos por jogar; no ataque foi Bélone Moreira a assinar e a devolver os quatro golos à maior. Francisco Tavares reduziu para dois (26-28) quando faltavam apenas sete minutos para o final do encontro mas Ole Rahmel respondeu e voltou a ampliar. Francisco Costa acabou mesmo por aproximar o jogo pela margem mínima (28-29). O encontro seguiu em parada e resposta até que Martim Costa coloca o empate no placar a 32 golos, com pouco mais de um minuto por jogar e o jogo seguiu para prolongamento.

Tempo Regulamentar: 32-32

Os encarnados começaram com posse de bola no prolongamento e Petar Djordjic não desperdiçou a oportunidade de colocar o SL Benfica novamente na frente do marcador. Em superioridade numérica, Martim Costa devolveu a igualdade e a incerteza pairava no Pavilhão Municipal Carlos Pinhão. Salvador Salvador apontou o trigésimo quarto golo dos leões dando, pela primeira vez, a liderança ao clube verde e branco. A resposta das águias não tardou, com Petar Djordjic a marcar e Arnaud Bingo a recuperar para Bélone Moreira assinar o 34-35 antes da paragem para os últimos cinco minutos do primeiro prolongamento.

Martim Costa entrou a marcar, Manuel Gaspar a defender e o Sporting voltou a ter oportunidade para assumir a liderança do marcador que Francisco Costa, da marca de 7 metros, não desperdiçou, 36-35 com pouco mais de dois minutos por jogar. Ole Rahmel colocou tudo empatado a 38 em cima do apito final e levou o jogo para o segundo prolongamento.

Primeiro Prolongamento: 38-38

O encontro seguiu em parada e resposta nos últimos 10 minutos concedidos e Sergey Hernandez voltou a protagonizar uma defesa que poderia permitir ao Benfica chegar aos dois golos de vantagem mas as águias acabaram por desperdiçar a oportunidade e o ataque voltou a ser verde e branco. Com dois ataques falhados de parte a parte, os encarnados mantinham a vantagem de um golo (39-40) mas Francisco Costa, através da marca de 7 metros, voltou a deixar tudo em igualdade mas Petar Djordjic de mão quente voltou a dar o comando à turma de Chema Rodriguez (40-41). Com dois castigos máximos conquistados de parte a parte, o jogo seguia com vantagem para o Benfica e o guardião encarnado voltou a negar o golo ao adversário dando novas chances às águias para dilatar, o que acabou por acontecer pela mão de Adam Juhasz (41-43). O Sporting conseguiu reduzir, quando faltavam menos de dois minutos para jogar mas os encarnados voltaram a concretizar e acabaram por levar de vencida a formação de Alvalade e, conquistar a Supertaça, troféu que escapava ao SL Benfica desde 2018/2019, juntando assim mais um troféu aos seis que já têm no Museu Cosme Damião.

Resultado Final: 43-45
Top Scorer: Martim Costa – 11 golos

A cerimónia de entrega de prémios decorreu com a presença de Miguel Laranjeiro – Presidente da Federação de Andebol de Portugal, João Francisco Palma – Presidente da Câmara Municipal de Serpa, Carlos Alves – Vice-Presidente da Câmara Municipal de Serpa e João Estrela – Presidente da Associação de Andebol do Algarve, na entrega de medalhas e troféu ao vencido e vencedor.

Calendário
Meias Finais
10.09.2022 – 15h00 – SL Benfica x FC Porto, 37-36 AP (33-33 1º P) (29-29) (17-16)
10.09.2022 – 17h30 – CF Os Belenenses x Sporting CP, 24-38 (16-16)
Final
11.09.2022 – 17h00 – Sporting CP x SL Benfica, 43-45 AP (38-38 1º P) (32-32 TR) (9-15)

Patrocinadores Institucionais