Supertaça Feminina: Águias erguem o troféu pela terceira vez

PUB

SL Benfica começou a época de feição ao garantir o primeiro título da temporada, após derrotar o Colégio de Gaia por 33-23.

7 inicial SL Benfica: Ana Ursu, Alina Molkova, Maria Unjanque, Viktoriya Borshchenko, Mihaela Minciuna, Denise Fernandes e Nádia Rodrigues
7 inicial Colégio de Gaia: Catarina Ferreira, Carolina Monteiro, Caroline Ladefoged, Filipa Costa, Mariana Rocha, Nair Pinho e Helena Soares

O Multiusos de Gondomar foi o grande palco da Final da Supertaça Feminina 2022/2023, o primeiro troféu da temporada disputado pelo atual Campeão Nacional e detentor da Taça de Portugal, SL Benfica, e o finalista vencido da Prova Rainha, Colégio de Gaia.

Foi preciso menos de um minuto para Mihaela Minciuna fazer mexer o marcador a levar as águias a assumir a primeira liderança do encontro. Carolina Monteiro igualou, mas as encarnadas voltaram rapidamente ao comando. Com cinco minutos volvidos e 2-1 no placard, o maior destaque pertencia às guardiãs, Ana Ursu pelo SL Benfica e Catarina Ferreira pelo Colégio de Gaia.

Mariana Rocha colocou, pela primeira vez, as gaienses na liderança, ao assinar o 3-4, mas uma resposta contundente das águias refletiu-se na maior vantagem até então (7-4) o que obrigou Paula Marisa Castro a levar o cartão verde à mesa, com doze minutos decorridos. A equipa reagiu ao tempo técnico com Caroline Ladefoged e Carolina Monteiro – duas das contratações do Colégio de Gaia para a nova época – a serem preponderantes na recuperação, com dois golos cada, e ainda Catarina Ferreira com um par de defesas, recolocaram tudo empatado a oito, quatro minutos após a paragem técnica.

João Florêncio também deu uso ao cartão verde, à entrada dos últimos dez minutos da primeira parte, com 10-9 no placard, mas o jogo seguiu com um ritmo de parada e resposta e, na reta final, ainda que em inferioridade numérica o SL Benfica conseguiu levar a vantagem para os balneários.

Intervalo: 15-14

No reatar do encontro Viktoriya Borshchenko, de mão quente, fez três golos consecutivos o que fez disparar o marcador para a maior diferença (18-14). Após o vigésimo golo encarnado e com apenas sete minutos decorridos da segunda parte, Paula Marisa Castro pediu um time-out para tentar orientar a sua formação, que ia demonstrando dificuldades ofensivas. A reação gaiense acabou por aparecer e, sensivelmente a meio do segundo tempo, Mariana Rocha reduziu a diferença – que havia sido de seis – para apenas três, com a equipa do Colégio de Gaia a ser impulsionada pela sua guardiã – Catarina Ferreira.

No entanto, o SL Benfica respondeu e retomou a maior vantagem até então, com o 26-20 e a técnica das gaienses não hesitou em parar novamente o encontro. Apesar das investidas nortenhas, foi o SL Benfica a reagir melhor e a disparar no marcador para números não antes vistos: 29-20 com oito minutos por jogar. As águias seguiram no domínio, com especial destaque para Isabela Ferrarin nas balizas encarnadas. A vitória encarnada ficou fixada na dezena de golos e assim, as águias somam a terceira Supertaça da sua história, igualando curiosamente o rival da cidade de Gaia.

Resultado Final: 33-23

Top Scorer: Viktoriya Borshchenko – 6 golos

A cerimónia de entrega de prémios ao vencedor e vencido contou com a presença de Miguel Laranjeiro – Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Augusto Silva – Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Paulo Martins – Presidente da Associação de Andebol do Porto e Filipa Godinho – Membro da Direção da Confederação de Desporto de Portugal.

Reunião das Associações Regionais

A par do momento alto do dia, decorreu uma reunião entre as diversas associações regionais, com o objetivo de preparar a próxima época desportiva, onde foi apresentado o sistema de streaming e discutidos aspetos relativos à formação. A União das Associações dos Açores assistiu à sessão via online.

Patrocinadores Institucionais