Supertaça Masculina: SL Benfica derrota FC Porto e é o primeiro finalista

PUB

Em jogo de grandes emoções foram as águias a sorrir no final ao derrotarem a formação azul e branca, após prolongamento, por 37-36.

Serpa acolheu a Final Four da Supertaça Masculina, evento inaugural da época 2022/2023, que opôs na sua primeira meia final, SL Benfica e FC Porto, na qual a formação de Chema Rodriguez acabou por vencer.

7 Inicial SL Benfica: Sergey Hernandez, Jonas Kallman, Petra Djordjic, Alexis Borges, Adam Juhasz, Demis Grigoras e Ole Rahmel
7 Inicial FC Porto: Sebastian Frandsen, Diogo Branquinho, Nikolaj Laeso, Daymaro Salina, Rui Silva, Jakob Mikkelsen e António Areia

Na primeira meia final do dia, foi o recém chegado ao FC Porto, Nikolaj Laeso a inaugurar o marcador e, apesar dos encarnados terem tido oportunidade de igualar, acabaram por falhar na face de Sebastian Frandsen. Nova ocasião para os azuis e brancos parada por Sergey Hernandez e Ole Rahmel acaba por empatar a partida a um golo e, na sequência, Petar Djordjic acaba por fazer o 2-1. Foi altura do dinamarquês, Laeso, igualar novamente o encontro, com o jogo a seguir em parada e resposta e, aos 10 minutos, a liderança encontrava-se do lado encarnado, com 6-5 no placar com Ole Rahmel de mão quente durante os instantes iniciais do jogo. Após falha na tomada de decisão do lado azul e branco, o SL Benfica conseguiu ampliar a diferença para três (8-5), com Sergey Hernandez a ser figura incontornável na defesa das águias e Magnus Andersson acaba por se ver forçado a levar o cartão verde à mesa. A paragem de jogo acabou por não surtir um efeito imediato e a turma de Chema Rodriguez voltou a ampliar antes de Rui Silva reduzir, ao que se seguiram momentos frenéticos no Pavilhão dos Desportos Carlos Pinhão, com o FC Porto a tentar a recuperação, fazendo entrar Nikola Mitrevski para a baliza. Em poucos minutos, os portistas conseguiram aproximar e António Areia colocou o jogo por dois (11-9) mas o Benfica voltou a ser letal no ataque e aos 20 minutos vencia por 13-9. A cinco minutos do final, os comandados de Magnus Andersson faziam o tudo por tudo para relançar o encontro até ao intervalo, levando Chema Rodriguez a pedir time-out quando o jogo de encontrava pela margem mínima (13-12). Na reta final, o SL Benfica acabou por sair na liderança para o descanso.

Intervalo: 17-16

Na entrada para o segundo tempo, o SL Benfica conseguiu ampliar a diferença para dois golos mas Fábio Magalhães acabou por reduzir, novamente, para a margem mínima (19-18), Rui Silva selou o empate – o que não acontecia desde bem cedo na primeira parte – e Daymaro Salina acabou por dar a liderança aos azuis e brancos, levando Chema Rodriguez a pedir time-out. Os portistas superiorizaram-se, criando dois golos de vantagem (21-23), com Nikola Mitrevski a gorar as expectativas encarnadas de reduzir e lançando o FC Porto numa possível vantagem de três que acabou desperdiçada por Rui Silva. Miguel Alves por sua vez não falhou frente a Sergey Hernandez e levou os azuis e brancos a três de vantagem (21-24). O encontro seguiu em parada e resposta e aos 20 minutos Ole Rahmel reduziu para dois (24-26) e, posteriormente, Sergey Hernandez levou o encontro à margem mínima obrigando Magnus Andersson a parar o jogo. O empate foi estabelecido por Paulo Moreno, quando faltavam apenas quatro minutos para jogar e Sergey Hernandez ia-se mostrando intransponível na baliza, mas não para Pedro Cruz que colocou o FC Porto no comando, novamente. Quando faltava um minuto para o final, Nikola Mitrevski mostrou-se dono e senhor da baliza azul e branca, parando um remate de Alexis Borges e dando a oportunidade do FC Porto ampliar a vantagem. Na conversão de um livre de 7 metros, Ole Rahmel acabou por marcar e o empate ficou fixado a 29 golos no final do tempo regulamentar.

Resultado Tempo Regulamentar: 29-29

Na primeira parte do prolongamento, foram os encarnados a conquistar dois golos de vantagem (31-29) mas o FC Porto acabou por reduzir e com a ajuda de Nikola Mitrevski que travou o remate do adversário, Ignacio Plaza acabou por concretizar novo empate, em Serpa. O segundo tempo começou com a bola do lado das águias que falharam a concretização, dando oportunidade aos azuis e brancos de passarem para o comando e foi o que acabou por acontecer, pela mão de Laeso. O SL Benfica acabou por chamar a si o comando do marcador e com trinta segundos para jogar o FC Porto estabelece o empate pela mão de Leonel Fernandes, levando o encontro a segundo prolongamento (33-33).

Primeiro Prolongamento: 33-33

Na entrada para o segundo prolongamento, Fábio Magalhães, o mais internacional português em atividade, abriu o ativo, levando o jogo a 33-34 e, beneficiando de um livre de 7 metros, o Benfica empatou novamente por Ole Rahmel. Com um roubo de bola a Daymaro Salina, o húngaro Adam Juhasz levou os encarnados ao comando mas Miguel Alves deixou tudo em igualdade quando faltava pouco mais de um minuto para jogar. Nikola Mitrevski com uma defesa dupla acabou por para as aspirações das águias e deu a oportunidade ao FC Porto de passar para o comando mas Laeso acabou por falhar. Após intervalo, Ole Rahmel coloca o Benfica na frente e Pedro Cruz empata – ambos através da marcação de livre de 7 metros – e após diversas falhas parte a parte, Petar Djordjic acabou por ser o heróis da final com um golo ao cair do pano.

Resultado Final: 37-36
Top Scorer: Ole Rahmel – 12 golos

Calendário
Meias Finais
10.09.2022 – 15h00 – SL Benfica x FC Porto, 37-36 AP (33-33 1º P) (29-29) (17-16)
10.09.2022 – 17h30 – CF Os Belenenses x Sporting CP, 24-38 (16-16)
Final
11.09.2022 – 17h00 – SL Benfica x Sporting CP, RTP2

Patrocinadores Institucionais