Campeonato 1ª Divisão Feminina: Jogo grande em Vila Nova de Gaia à 3.ª jornada

PUB

Invicto Colégio de Gaia Toyota recebe Alavarium Love Tiles que ainda procura a primeira vitória; Campeão Nacional vai até à Maia; ARC Alpendorada Heavy OJP mede forças com o SIR 1º de Maio ADA CJB.

Numa altura em que o andebol feminino português tem dado cartas nas competições europeias é tempo voltar a centrar atenções no plano interno, para a 3.ª jornada do Campeonato 1ª Divisão Feminina, que decorre este sábado. O jogo de cartaz acontece a Norte do país, com a receção do Colégio de Gaia Toyota ao Alavarium Love Tiles mas é na cidade de Braga que acontece o primeiro jogo do dia, com o duelo entre ABC UMinho e CS Madeira. O Campeão Nacional, SL Benfica, vai defrontar o Maiastars e há ainda um embate entre ARC Alpendorada Heavy OJP e SIR 1º de Maio ADA CJB. O jogo entre CDE Gil Eanes e ADA São Pedro do Sul já aconteceu, de forma antecipada e a deslocação do Madeira SAD a Leça da Palmeira foi adiada para o fim de novembro, uma vez que insulares e são-pedrenses vão disputar a segunda mão da Ronda 2 da EHF European Cup, no mesmo dia.

Colégio de Gaia Toyota x Alavarium Love Tiles

Duas vitórias em dois jogos dão força ao Colégio de Gaia Toyota para encarar um adversário historicamente difícil, o Alavarium Love Tiles, que, apesar de ter perdido o único duelo realizado, chega igualmente moralizado pela passagem à próxima fase da EHF European Cup, após derrotar por duas vezes as luxemburguesas do HB Käerjeng.

Catarina Ferreira, guarda-redes da equipa de Vila Nova de Gaia salienta o histórico de confrontos equilibrados entre os dois emblemas mas garante que a equipa tudo fará para alcançar a terceira vitória na prova: “Neste confronto contra o Alavarium Love Tiles prevejo um jogo intenso e bastante disputado, onde iremos encontrar uma equipa que nos coloca sempre imensas dificuldades. Estamos cientes da qualidade do adversário, mas queremos alcançar a terceira vitória do campeonato. Aproveito também para convidar os adeptos da modalidade a deslocarem-se até ao Pavilhão do Colégio de Gaia para assistir a um bom espetáculo de andebol.”

Do outro lado, Eugénio Bartolomeu, treinador do conjunto aveirense, fala em evolução da equipa e traça um perfil detalhado daquilo que caracteriza o adversário deste sábado, destacando três atletas influentes: “O jogo com o Colégio de Gaia, novamente na condição de visitante, afigura-se como tendo um elevado grau de dificuldade. Ofensivamente dispõe de duas das melhores pivôs do nosso campeonato e faz depender delas toda a sua ação. Raras são as movimentações ofensivas que não terminem nestas duas atletas, tendo contudo comportamentos diferentes quando estão em simultâneo em campo ou apenas uma só. Para além delas, do seu lado direito pontifica a Mariana [Neves], uma atleta muito eficaz nos duelos 1×1. Este ‘trio’ já tem rotinas muito desenvolvidas e, aliado à sua qualidade individual, torna cada ação de ataque numa missão de astúcia e capacidade física para as defensoras. Em termos defensivos, o seu 5:1 pouco profundo, mas muito compacto. A Helena [Soares] a defender ao meio à frente e a Bebiana [Sabino] na 3ª posição atrás, conseguem pautar os equilíbrios e comandar as restantes colegas para evitar penetrações. Isto obriga a que exista uma dinâmica de ataque muito grande, com rigor ao nível de trajetórias e uma capacidade de leitura de jogo consistente. A nós cabe dar continuidade à evolução que temos vindo a apresentar, sustentada no que de positivo realizámos na eliminatória das competições europeias. Será mais um momento de evolução para o nosso grupo de trabalho, mas sempre com o foco na vitória.”

O jogo tem início marcado para as 17h00 deste sábado e contará com transmissão em direto na andeboltv.

ARC Alpendorada Heavy OJP x SIR 1º de Maio ADA CJB

O início de temporada exigente da equipa de Alpendorada traduziu-se em vitória contra o Alavarium Love Tiles e em derrota diante do Colégio de Gaia Toyota. Do outro lado estará o SIR 1º de Maio ADA CJB, que realizou apenas uma partida até ao momento e falhou o objetivo dos três pontos. A temporada avizinha-se longa e, numa fase tão precoce, as distâncias entre as equipas é ainda curta, mas o objetivo desta partida é comum aos dois conjuntos: vencer.

Ana Carvalho, treinadora que cumpriu as primeiras duas semanas de trabalho ao leme do ARC Alpendorada, destaca o fator casa para que a equipa possa voltar aos triunfos: “Este será mais um teste ao trabalho recente que temos vindo a implementar na equipa. O SIR 1º de Maio é uma equipa muito experiente, com atletas possantes e com um estilo de jogo bastante diferente do nosso anterior adversário. Após duas semanas de trabalho, sinto que a equipa está dentro dos meus princípios de jogo e preparada para o desafio do fim de semana. O mais importante é que vamos jogar frente ao nosso público, na nossa casa e aquilo que espero é que a nossa massa adepta nos impulsione para um bom jogo e para um bom resultado.”

O técnico da equipa da Marinha Grande, Filipe Oliveira, realça a versatilidade do oponente e diz que a equipa ainda procura a melhor forma face a uma pré-temporada curta: “Jogar em Alpendorada é sempre uma deslocação difícil para qualquer equipa. Vamos ter pela frente uma equipa agressiva, com uma filosofia de jogo bem vincada e que se sente confortável a interpretar diferentes sistemas defensivos. A nossa equipa ainda está à procura do seu ritmo de jogo devido a uma pré-época curta e aos ajustes do calendário competitivo, mas vejo as atletas confiantes e determinadas em corrigir os erros cometidos na 1.ª jornada e trazer os três pontos para a Marinha Grande.”

ARC Alpendorada Heavy OJP e SIR 1º de Maio ADA CJB medem forças a partir das 18h00 deste sábado e poderá acompanhar o duelo em direto na andeboltv.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
3ª Jornada
09.10.2022 – 15h00 – CDE Gil Eanes x ADA São Pedro do Sul, 19-43 (8-22)
15.10.2022 – 15h00 – ABC UMinho x CS Madeira, andeboltv
15.10.2022 – 17h00 – Maiastars x SL Benfica, andeboltv
15.10.2022 – 17h00 – Colégio de Gaia Toyota x Alavarium Love Tiles, andeboltv
15.10.2022 – 18h00 – ARC Alpendorada Heavy OJP x SIR 1º de Maio ADA CJB, andeboltv
22.11.2022 – 21h15 – CA Leça x Madeira SAD, andeboltv

Patrocinadores Institucionais