Campeonato Placard Andebol 1: SL Benfica testa invencibilidade de ABC UMinho

PUB

Minhotos e encarnados são dois dos três emblemas ainda invictos e o duelo acontece este sábado, às 15h00, com transmissão em direto n’A Bola TV; Sporting CP recebe Académico de Viseu FC; Águas Santas Milaneza na Madeira.

A 6.ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1 promete fazer mexer a tabela classificava e há jogos imperdíveis. Desde logo, a receção do ABC UMinho ao SL Benfica, equipas que – a par do Sporting CP que recebe o Académico de Viseu FC – constituem o lote reduzido de invictos, com cinco vitórias em outros tantos jogos realizados até ao momento. O Campeão Nacional e atual 5.º classificado, FC Porto, procura reagir a mais uma derrota europeia e tem pela frente o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, que ocupa a posição imediatamente a seguir, com menos dois pontos. O CF Os Belenenses, parte em busca do terceiro triunfo consecutivo e vai medir forças com o GC Santo Tirso Retrotarget, atual último colocado; o Águas Santas Milaneza tem em vista um jogo difícil em perspetiva, na Madeira, diante do Marítimo Madeira Andebol SAD e há ainda para ver o confronto entre Vitória FC e FC Gaia Empril e o ADA Maia Universidade da Maia x Artística de Avanca Bioria, equipas que ainda procuram a primeira vitória na prova.

ABC UMinho x SL Benfica

O verdadeiro teste de fogo para o emblema bracarense está prestes a chegar. Após um arranque de campeonato perfeito, com cinco vitórias consecutivas, o ABC UMinho defronta – pela primeira vez – um dos candidatos ao título, que chega a este duelo igualmente moralizado, não só pelo desempenho no plano interno, mas também pela recente vitória na estreia da EHF European League 2022/2023. ABC UMinho e SL Benfica irão protagonizar o duelo mais aguardado da ronda 6.

Filipe Magalhães, técnico do emblema minhoto, diz que é possível sonhar com mais uma vitória, mas atribui o favoritismo aos encarnados: “O SL Benfica é uma excelente equipa, com um jogo coletivo bem estruturado e bons jogadores. Estamos conscientes de que é o favorito à vitória. No entanto, também temos os nossos argumentos e acreditamos que temos uma palavra a dizer neste jogo e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para conquistarmos a vitória. Contamos com os nossos adeptos para encherem o pavilhão e empurrarem a equipa para uma boa exibição. A jogar em casa e com a ajuda do nosso público é possível sonhar.”

Bélone Moreira, lateral internacional português do clube da Luz, garante que não há margem para relaxar e que as dificuldades estarão bem presentes, no entanto, o objetivo está bem definido e vencer este sábado – garante – seria um passo importante: “Voltamos ao Campeonato Nacional, depois de muitas viagens e muitos jogos em poucos dias. Mas a vida de atleta, de desportista, é isto, saber adaptar-se rapidamente, saber recuperar e ser ambicioso, apontando para os próximos objetivos. É um jogo muito difícil com o ABC UMinho, com um grande treinador, uma equipa de grande qualidade, jovem, irreverente. Sabemos que vai ser um jogo muito difícil e vamo-nos preparar muito bem para conquistar a vitória. Temos de ter o melhor Benfica. Hoje em dia todas as equipas sabem jogar andebol, o nível do Campeonato subiu bastante, não podemos, nem queremos relaxar. Queremos vencer e dar indicações para os próximos jogos. Este jogo é muito difícil, de alto nível, que pede o melhor de nós. Não queremos facilitar, o nosso objetivo está apontado a junho, mas para o alcançar temos de dar um passo de cada vez e este é muito importante.”

A Bola TV transmite o jogo entre minhotos e águias, a partir das 15h00 deste sábado.

ADA Maia Universidade da Maia x Artística de Avanca Bioria

Há uma urgência mútua em encontrar o caminho das vitórias, quer para maiatos, quer para avancanenses. Ao fim de cinco jornadas, o registo continua no vermelho e o duelo que se segue surge como uma oportunidade de ouro para que uma das equipas possa, finalmente, somar o primeiro triunfo, apesar dos desempenhos competentes nos últimos jogos que ambas as equipas tiveram. Em meia dezena de jogos realizados, a Artística de Avanca Bioria marcou mais golos nove golos que o ADA Maia Universidade da Maia e sofreu mais seis.

Nuno Silva, treinador do conjunto maiato salientou a necessidade de haver organização nos processos de ataque para fazer frente a uma defesa com uma estatura acima da média, do adversário: “[É um] Adversário difícil, que se reforçou muito bem para esta época, estando assim mais forte. Esperamos fazer um jogo competitivo, temos vindo a melhorar o nível apresentado de jogo para jogo. Para podermos conquistar os três pontos devemos ser uma equipa unida defensivamente e organizada no ataque, por forma a ultrapassar uma defesa que apresenta elementos na zona central de dimensão significativa.”

Ljubomir Obradovic, líder dos avancanenses, realçou os desempenhos competentes mas insuficientes frente a dois candidatos ao título e promete total dedicação dos seus jogadores para que os três pontos viagem até Avanca: “Jogo muito importante para ambas as equipas, sendo que as duas não têm qualquer vitória no campeonato. A Artística de Avanca, apesar de ainda não ter conseguido vencer, tem feito bons jogos, nomeadamente, contra o FC Porto e Sporting, mas sabemos que vitórias morais não dão pontos. Esperamos um jogo difícil e equilibrado mas vamos dar tudo por tudo para ganhar o jogo.”

O referido duelo começa às 15h00 deste sábado e conta com transmissão em direto na andebotv.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
6ª Jornada
29.10.2022 – 14h30 – Sporting CP x Académico de Viseu FC, Sporting TV / andeboltv (diferido)
29.10.2022 – 15h00 – ABC UMinho x SL Benfica, A Bola TV / andeboltv (diferido)
29.10.2022 – 15h00 – CF Os Belenenses x GC Santo Tirso Retrotarget, andeboltv
29.10.2022 – 15h00 – ADA Maia Universidade da Maia x Artística de Avanca Bioria, andeboltv
29.10.2022 – 17h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Águas Santas Milaneza, andeboltv
29.10.2022 – 18h00 – Vitória FC x FC Gaia Empril, andeboltv
30.10.2022 – 18h00 – FC Porto x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, Porto Canal / andeboltv (diferido)

Patrocinadores Institucionais