EHF Beach Handball Champions Cup: Cumprido primeiro dia de competição em Porto Santo

GRD Leça SPAR e EFE Os Tigres qualificaram-se para o Main Round; Vegetas BHC falharam apuramento; No feminino, GRD Leça Love Tiles somou um triunfo e uma derrota e Nazaré BHT perdeu os dois duelos que realizou.

Esta quinta-feira marcou o arranque oficial da 8.ª edição da EHF Beach Handball Champions Cup, que se realiza pela primeira vez em solo português, mais concretamente em Porto Santo, na região autónoma da Madeira. No total, foram 32 jogos no primeiro dia de competição nas areias madeirenses e a sorte das cinco equipas portuguesas em prova revelou-se distinta. A presente edição da prova europeia traz até ao nosso país 32 equipas em busca do mesmo sonho, com 11 países representados na vertente masculina e dez nações, na vertente masculina.

As campeãs em título, GRD Leça Love Tiles, não começaram a defesa do título da forma desejada e acabaram por sofrer uma derrota na estreia frente às húngaras do OVB Beach Girls, por 2-0, apesar do forte equilíbrio verificado nos dois sets: 19-18 e 19-16. Mais tarde, no segundo jogo do dia, a equipa de Leça da Palmeira reagiu e somou a primeira vitória diante da equipa alemã do Brüder Ismaning, por 2-1. Depois de terem perdido o Set 1 por 14-17, venceram o Set 2 por uns expressivos 21-12 e, no desempate por shoot-out, levaram a melhor por 7-6. Apesar dos resultados, a qualificação para o Main Round é ainda uma possibilidade para o conjunto luso e, para isso, é necessário vencer o próximo jogo, agendado para esta sexta-feira, frente às Beachqueens, da Suíça.

Já o Nazaré BHT não conseguiu sorrir nesta histórica estreia europeia ao sofrer duas derrotas. No primeiro jogo, frente à equipa húngara do TT Sport Multichem Szentendrei NKE, o primeiro Set terminou 27-26 e o segundo, 23-15. Posteriormente, no confronto com o Beach Bazis/Schleißsheim, da Alemanha, voltou a verificar-se equilíbrio no Set 1, apesar de ter sido conquistado pelo adversário (15-17) e o Set 2 teve o mesmo desfecho, terminando em 16-22. Com este conjunto de resultados, a formação oriunda da Nazaré fica impossibilitada de seguir em frente e vai agora lutar pelo 9.º lugar.

Na que ao masculino diz respeito, o dia foi extremamente positivo para duas das três equipas portuguesas em prova. GRD Leça SPAR e EFE Os Tigres somaram um registo 100% vitorioso e garantiram presença no Main Round, ao passo que o Vegetas BHC, após perder os dois duelos, diz adeus à possibilidade de seguir em frente.

O conjunto de Leça da Palmeira começou a campanha europeia com um triunfo sobre o Salgótarjáni Strandépítök BHC, da Hungria, por 2-0. Apesar de ter sido um jogo intenso e, em alguns momentos, complicado para os portugueses, o primeiro set ficou fechado em 16-20 e o segundo, em 18-20. No duelo seguinte, nova vitória, desta feita contra o BHC Beaching Bad Minden, também por 2-0. Neste desafio diante dos germânicos, o primeiro set terminou em 20-19 e o segundo foi mais tranquilo: 30-16.

Quanto ao emblema de Espinho, a única das três equipas lusas que se mantém na EHF Champions Cup face à edição passada, carimbou a passagem ao Main Round por moldes idênticos. A primeira vitória do dia aconteceu frente ao Beach Stars BHC, da Hungria, por 2-0, com o primeiro set a terminar em 19-20 e o segundo em 14-25; e no segundo duelo, o triunfo por 2-0 deu-se contra os alemães do Die Otternasen, mas neste inverteram-se os papéis quanto ao equilíbrio nos sets: 21-16 foi o resultado do primeiro, mas no segundo a turma germânica deu mais luta, no entanto, o resultado final foi de 23-22. A ambição mantém-se em alta para ‘os Tigres’, que procuram melhorar o 4.º lugar alcançado na última competição.

Em sentido inverso, o Vegetas BHC não foi além de duas derrotas, ambas por 2-0, que colocaram um ponto final na esperança da equipa de atingir a próxima fase. Primeiro, foi o Hg Gokstad, da Noruega, a festejar frente aos portugueses após 18-17/26-16 nos dois sets e, mais tarde, o segundo desaire aconteceu frente ao CBMP Ciudad de Malaga, equipa espanhola que parte com o estatuto de campeão em título. No duelo ibérico o primeiro set fechou em 14-24 e o segundo, em 21-28.

Pode encontrar mais informações sobre resultados e classificações, AQUI.

© EHF/Kolektiff

Patrocinadores Institucionais