EHF EURO 2024 Qualifiers: Goleada histórica coloca Portugal na liderança do Grupo 1

PUB

Portugal disputou a primeira ronda de Qualificação para o EHF Euro 2024, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, onde carimbou a maior vitória de sempre em jogos oficiais europeus.

7 inicial: Miguel Espinha, Leonel Fernandes, Alexandre Cavalcanti, Miguel Martins, Francisco Costa, Pedro Portela e Alexis Borges

Foi Francisco Costa, o mais jovem atleta português, a marcar o primeiro golo no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos – que foi palco do primeiro embate luso a contar para a Qualificação para o Campeonato da Europa de 2024. Os primeiros instantes do encontro reservaram momentos de equilíbrio até ao 3-3 de Durmos Ali Tinkir, no entanto os Heróis Do Mar aceleraram e impuseram um parcial de 6-0, com dez minutos decorridos. O poderio luso obrigou o técnico turco a utilizar o seu primeiro time-out para tentar alinhar a sua equipa mas Miguel Espinha negou o golo a Samet Kanberoglu e João Ferraz respondeu na transição.

Os golos turcos acabaram por surgir, com Gokay Bilim a não dar hipótese a Miguel Espinha com um golo de nota artística e Dogukan Keser reduziu para 10-5, sensivelmente a meio do primeiro tempo. À passagem dos 20 minutos, os lusos já venciam por 10 golos de diferença (16-6) não dando hipótese à Turquia para recuperar e acabaram por sair para o descanso numa liderança dilatada, com os melhores marcadores até então a serem Diogo Branquinho e Francisco Costa, com 5 golos cada.

Intervalo: 24-12

Nos primeiros cinco minutos do segundo tempo, o encontro seguiu mais equilibrado, com parada e resposta e Paulo Pereira acabou por levar time-out à mesa com cinco minutos decorridos. O pedido de desconto acabou por surtir efeito e os lusos já levavam 14 golos de vantagem a perto dos 45 minutos de jogo (34-20). Os lusos acabaram mesmo por chegar à marca dos 40 golos, quando faltavam 10 minutos para o final do encontro naquela que foi a maior vitória portuguesa em jogos oficiais europeus.

Resultado Final: 44-27

MVP: Victor Iturriza – 6 golos e 3 assistências
Top Scorer: Francisco Costa – 7 golos (100% de eficácia)

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, mostrou-se muito satisfeito com o resultado obtido mas não quer que Portugal fique por aqui: “Teoricamente nós sabíamos que este jogo tínhamos que o ganhar mas a teoria é sempre teoria e é na prática que as coisas têm que ser feitas e têm que ser resolvidas. Aquilo que nós estamos a tentar fazer neste momento é pensar que nós já fizemos nos últimos anos coisas muito difíceis de fazer, todos sabemos isso. Ao mesmo tempo, temos que pensar e temos que ser um bocado cruéis connosco e pensar que quando uma história não está terminada por nós – que acreditamos que podemos fazer mais coisas – não temos história nenhuma.” – afirmou.

No próximo domingo, Portugal jogará fora, no Luxemburgo, em jogo a contar para a segunda ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa, após ter garantido os primeiros pontos na Qualificação. O EHF Euro 2024 tem início marcado para o dia 10 de janeiro de 2024, terminando no dia 28 do mesmo mês e decorrerá na Alemanha, com 24 seleções participantes.

EHF Euro 2024 Qualifiers
Grupo 1
13.10.2022 – 19h30 – Portugal x Turquia, 44-27 (24-12)
16.10.2022 – 15h00 – Luxemburgo x Portugal, RTP2
08.03.2023 – Macedónia do Norte x Portugal
11.03.2023 – Portugal x Macedónia do Norte
26.04.2023 – Turquia x Portugal
30.04.2023 – Portugal x Luxemburgo

Patrocinadores Institucionais