EHF Euro 2024 Qualifiers: “O que conta é sempre a parte prática”

PUB

Paulo Pereira mostrou-se bastante pragmático no lançamento do embate entre Portugal e a Turquia, realçando a qualidade que os lusos têm para vencer este jogo.

Portugal irá disputar as duas primeiras rondas de qualificação para o Campeonato da Europa – contra Turquia e Luxemburgo – após a participação no EHF Euro 2022, onde saiu com registo negativo, agora é a vez do apuramento para a próxima competição europeia, que se disputa em janeiro de 2024, na Alemanha.

Neste primeiro grupo de qualificação para o EHF Euro 2024, figura a Turquia, seleção que Portugal não encontra desde o Play-Off para o Campeonato do Mundo de 2013 e, na altura, os dois jogos acabaram por sorrir aos lusos; também a Macedónia do Norte está no Grupo 1, adversário que a turma das Quinas não encontra em competições oficiais desde 2013; e o Luxemburgo, em que a memória já é mais recente, com Portugal e a formação luxemburguesa a terem um frente a frente no final do ano passado, num encontro amigável, com festa lusa.

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, lançou esta partida contra a Turquia, relembrando que o importante será a parte prática: “Tudo pode ter um enquadramento teórico mas, o que conta é sempre a parte prática. Portanto, não há ilusões, fazes bem, tens um bom resultado. Não fazes bem, tens um mau resultado, seja com quem for. Portanto, a Turquia é uma seleção que tem vindo sempre a evoluir, que está a trabalhar como nós trabalhámos durante muitos anos para chegar onde estamos agora. Portanto, estamos a preparar o jogo com a máxima seriedade possível para entrarmos bem na qualificação – não podemos ter outro tipo de postura – podemos enquadrar o que quisermos, teoricamente mas a prática é o que conta, então vamos à prática.”

O técnico dos Heróis do Mar abordou ainda o que é expectável da equipa turca, tendo por base a pouca informação disponível sobre esta equipa: “Realmente não temos muita informação atual, só temos uma informação dos jogos que eles fizeram em janeiro com o Chipre, que também é uma seleção média baixa a nível europeu, portanto, é difícil conseguimos ter uma informação eficiente para depois podermos tomar as melhores decisões. Mas de qualquer maneira, creio que que vai ser sempre, em termos ofensivos, uma equipa de finalização aos seis metros, tem bons pontas, partem muito bem também para o contra-ataque, fazem alguns golos de transição ofensiva, sobretudo em termos de contra ataque direto. Em termos defensivos, a não ser que queiram arriscar algo mas, normalmente, aquilo que têm vindo a defender é o sistema 6:0, por vezes ativo, mas não sei se eles vão tentar algo mais do que isto. Oxalá tudo corra normalmente, como estamos à espera, com a nossa vitória.”

Nestas duas primeiras rondas, os Heróis do Mar irão enfrentar a Turquia em casa, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, no dia 13 de outubro, pelas 19h30 e, posteriormente, jogará fora, no Luxemburgo, contra a formação da casa, no domingo, 16 de outubro, pelas 15h00 portuguesas.

Os bilhetes para o primeiro encontro dos Heróis do Mar, rumo ao EHF Euro 2024, frente à Turquia já estão à venda e poderão ser adquiridos através do website oficial da BOL, aqui: https://bit.ly/3E6sfrF . O palco deste embate entre portugueses e turcos será no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, pelas 19h30, do dia 13 de Outubro e tem o custo de 5€.

O EHF Euro 2024 tem início marcado para o dia 10 de janeiro de 2024, terminando no dia 28 do mesmo mês e decorrerá na Alemanha, com 24 seleções participantes.

EHF Euro 2024 Qualifiers
Grupo 1
13.10.2022 – 19h30 – Portugal x Turquia, RTP2
16.10.2022 – 15h00 – Luxemburgo x Portugal, RTP2
08.03.2023 – Macedónia do Norte x Portugal
11.03.2023 – Portugal x Macedónia do Norte
26.04.2023 – Turquia x Portugal
30.04.2023 – Portugal x Luxemburgo

Patrocinadores Institucionais