EHF Euro 2024 Qualifiers: Regressos que marcam a semana europeia

PUB

João Ferraz e Luís Frade juntam-se aos trabalhos da Seleção Nacional, após ausência prolongada de ambos devido a lesão e estão a 100% para os dois embates com Turquia e Luxemburgo.

Portugal irá disputar as duas primeiras rondas de qualificação para o Campeonato da Europa – contra Turquia e Luxemburgo – após a participação no EHF Euro 2022, onde saiu com registo negativo, agora é a vez do apuramento para a próxima competição europeia, que se disputa em janeiro de 2024, na Alemanha.

Neste primeiro grupo de qualificação para o EHF Euro 2024, figura a Turquia, seleção que Portugal não encontra desde o Play-Off para o Campeonato do Mundo de 2013 e, na altura, os dois jogos acabaram por sorrir aos lusos; também a Macedónia do Norte está no Grupo 1, adversário que a turma das Quinas não encontra em competições oficiais desde 2013; e o Luxemburgo, em que a memória já é mais recente, com Portugal e a formação luxemburguesa a terem um frente a frente no final do ano passado, num encontro amigável, com festa lusa.

João Ferraz, internacional português que joga na Suíça, abordou a lesão que o deixou afastado dos 40×20: “Foi um pouco difícil, com uma lesão que não pude controlar, tive uma trombose na perna quando vinha representar a seleção, infelizmente, tive que ficar quatro meses parado e agora está tudo bem. Estive a recuperar e estou muito contente por poder voltar a jogar e, neste momento, sinto-me muito bem fisicamente – estou aqui pronto para ajudar a seleção.”

Também Luís Frade, que representa o FC Barcelona, referiu a sua recuperação após lesão no joelho e afirma que tem boas sensações: “Este ano comecei a treinar e fiz a pré-época, mais ou menos tranquilo, estou a começar agora pouco a pouco e estou a ter boas sensações. A perna não está a ser um entrave no que está a ser o meu jogo, tenho que ter mais um tipo de precaução e preocupação, acima de tudo. Sinto que posso estar a jogar, se não ao meu melhor nível, sei que daqui para a frente vai ser cada vez melhor.”

O madeirense João Ferraz afirma que vestir as cores de Portugal é sempre um momento especial: “Não há muito a dizer. Esta é a minha profissão e é sempre um orgulho muito grande representar a seleção e poder ajudar, seja a ganhar pontos para estarmos nas grandes competições ou a esse alto nível para passarmos às próximas fases.” O lateral direito fez o balanço das suas 93 internacionalizações: “Ajudei sempre da melhor forma, infelizmente, por causa das lesões não pude ajudar sempre mas agora sinto-me muito bem fisicamente e estou aqui para ajudar no que for preciso. É com muito orgulho que agora jogamos sempre nas grandes competições, sejam europeias, mundiais ou mesmo Jogos Olímpicos e que eu faço parte disso:”

Luís Frade, pivô das Quinas, realça a dificuldade de ficar de fora: “Sentimos muito nervosismo na parte de fora, muito mais, seja na bancada, seja em casa, do que quando estamos em campo.” O – agora – recuperado internacional português destacou o trabalho da equipa médica da Seleção Nacional no apoio aos atletas durante este período: “Temos uma grande equipa médica que nos ajuda com tudo, o Paulo Catarino e o Dr. Mário Soares, estão sempre preocupados connosco e perguntam-nos como estamos, mesmo estando no clube, longe dos trabalhos da seleção, têm sempre a preocupação de nos enviar a mensagens e sabem o que nós precisamos, nós também relatamos o que precisamos, é a receita para o sucesso.”

Nestas duas primeiras rondas, os Heróis do Mar irão enfrentar a Turquia em casa, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, no dia 13 de outubro, pelas 19h30 e, posteriormente, jogará fora, no Luxemburgo, contra a formação da casa, no domingo, 16 de outubro, pelas 15h00 portuguesas.

Os bilhetes para o primeiro encontro dos Heróis do Mar, rumo ao EHF Euro 2024, frente à Turquia já estão à venda e poderão ser adquiridos através do website oficial da BOL, aqui: https://bit.ly/3E6sfrF . O palco deste embate entre portugueses e turcos será no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, pelas 19h30, do dia 13 de Outubro e tem o custo de 5€.

O EHF Euro 2024 tem início marcado para o dia 10 de janeiro de 2024, terminando no dia 28 do mesmo mês e decorrerá na Alemanha, com 24 seleções participantes.

EHF Euro 2024 Qualifiers
Grupo 1
13.10.2022 – 19h30 – Portugal x Turquia, RTP2
16.10.2022 – 15h00 – Luxemburgo x Portugal, RTP2
08.03.2023 – Macedónia do Norte x Portugal
11.03.2023 – Portugal x Macedónia do Norte
26.04.2023 – Turquia x Portugal
30.04.2023 – Portugal x Luxemburgo

Patrocinadores Institucionais